Bayer Leverkusen, um ataque absurdo, pega o Borussia Mönchengladbach, uma defesa péssima: vai dar goleada?
Enquanto o Bayer Leverkusen é dono do segundo melhor ataque da Bundesliga, o rival Borussia Mönchengladbach tem a segunda pior defesa do torneio
Bayer Leverkusen e Borussia Mönchengladbach se enfrentam neste sábado (27) em partida válida pela Bundesliga. E o momento não podia ser melhor para os donos da casa, que são, no momento, o único time que depende apenas de si mesmo para ganhar o Campeonato Alemão. Tudo por conta dos resultados da última rodada, que foram completamente favoráveis ao Leverkusen: venceu de virada o RB Leipzig e viu o Bayern de Munique ser derrotado pelo Werder Bremen.
O Leverkusen segue como único time invicto da Bundesliga e, mais do que isso, voltou a mostrar o futebol que encanta a todos na Alemanha e na Europa, com postura ofensiva e incisiva, não apenas fazendo muitos gols — já são 50 no Campeonato Alemão –, mas também conseguindo ter a melhor defesa do torneio, com, apenas 14 gols sofridos em 18 jogos disputados.
Já o Borussia Mönchengladbach vive fase complicada em, em seus últimos cinco jogos na Bundesliga, perdeu três, incluindo a última partida, diante do Augsburg e jogando em casa. Apesar da má fase e da impossibilidade de disputar as vagas para copas europeias, o Gladbach, ao menos, no momento, se vê livre da hipótese de lutar contra o rebaixamento, uma vez que se encontra com nove pontos e um jogo a mais do que o Mainz, primeiro time na zona da degola do Campeonato Alemão.
Como o Bayer Leverkusen chega para o jogo contra o Borussia Mönchengladbach
É muito tranquilo dizer que poucos times no mundo hoje vivem uma fase tão boa quanto o Bayer Leverkusen. Após 18 jogos disputados na Bundesliga, o que significa mais de um turno, o time comandado por Xabi Alonso segue sem ter perdido nenhuma partida e, mais do que isso, mal desperdiça pontos: foram 15 vitórias e apenas três empates até agora. Mas a última partida deu um gás a mais ao Leverkusen.
O jogo diante do RB Leipzig foi um dos que mais testou o Bayer Leverkusen até este momento na temporada. Fora de casa, o time esteve duas vezes atrás no placar e chegou à vitória com um gol aos 46 minutos do segundo tempo. Destaque na partida, o ala-esquerdo Alejandro Grimaldo segue sendo um dos ótimos jogadores de Xabi Alonso e, com duas assistências, foi crucial para a vitória diante dos Touros, que não só manteve a invencibilidade do Leverkusen como permitiu ao time sonhar ainda mais alto, já que o Bayern de Munique tropeçou e perdeu para o Werder Bremen.
Sem nunca ter sido campeão alemão em toda a sua história, o Bayer Leverkusen sente cada vez mais próximo o gosto da taça da Bundesliga. A classificação para a Champions League já está praticamente assegurada, uma vez que são nada menos do que 14 pontos de distância para o Stuttgart, o atual terceiro colocado do Campeonato Alemão. Com os pés no chão, o Leverkusen sabe que ainda tem um longo e árduo caminho pela frente, mas literalmente depende só dele para ser feliz no final.
Como o Borussia Mönchengladbach chega para o jogo contra o Bayer Leverkusen
Se o Bayer Leverkusen chega à partida em uma fase incrível e invicta, o mesmo não podemos dizer do Borussia Mönchengladbach. O time comandado por Gerardo Seoane faz uma Bundesliga bem abaixo do esperado e, mesmo não lutando contra o rebaixamento por ter certa distância da zona da degola, decepciona seus fãs, acostumados nos últimos anos a uma luta mais no alto, pelo menos pelas ligas europeias secundárias como Liga Europa e Conference League.
Na última partida, em casa, diante do Augsburg, o Borussia Mönchengladbach saiu vencendo e levou a virada relâmpago com dois gols sofridos em quatro minutos logo no comecinho do segundo tempo. A derrota expôs o que vem sendo um dos problemas cruciais do Gladbach nesta temporada: sua defesa. Já são 38 gols sofridos em 18 partidas disputadas, o que dá ao clube o posto de segunda pior defesa da Bundesliga, na frente apenas do Darmstadt, lanterninha do Campeonato Alemão, que já foi vazado 46 vezes.
A situação da defesa do Borussia Mönchengladbach preocupa e muito para o jogo contra o Bayer Leverkusen, afinal, estará do outro lado o segundo melhor ataque da Bundesliga, responsável por 50 gols até aqui. Para piorar a situação, o Gladbach, além da defesa frágil, é pior ainda quando joga fora de casa. Como visitante, apenas uma vitória até o momento em oito jogos e 23 gols sofridos, uma média que beira quase três por partida disputada. Diante de um ataque poderoso e sedento por vitória, é uma situação a se preocupar.