Bundesliga

Acabou a dinastia? Bayern perde em casa para o Werder Bremen e vê Leverkusen ficar ainda mais líder

Campeão da Bundesliga nas últimas 11 temporadas, o Bayern de Munique foi derrotado pelo Werder Bremen pela primeira vez em mais de 15 anos e ficou mais distante da liderança

O sonho do Bayern de Munique de conquistar a Bundesliga pela 12ª vez seguida nesta temporada parece cada vez mais inalcançável. Neste domingo (21), o time comandado por Thomas Tuchel foi derrotado por 1 a 0 pelo Werder Bremen, na Allianz Arena, pela 18ª rodada da competição e ficou ainda mais distante do líder Bayer Leverkusen, que no sábado (20) venceu de virada um jogo dramático contra o RB Leipzig.

O único gol da partida foi Mitchell Weiser, mas não foi um gol qualquer. Além de ter sido outra aplicação da “Lei do Ex”, já que o meio-campista pertenceu ao clube bávaro de 2012 a 2015, o tento foi um golaço, com o camisa 8 passando por Alphonso Davies já dentro da área e batendo de pé esquerdo com força no ângulo de Manuel Neuer aos 13 minutos do segundo tempo.

Antes de abrir o placar, os visitantes já haviam levado perigo em contra-ataques e tiveram um gol anulado na primeira etapa. Já depois, o Bayern martelou insistentemente em busca do empate e criou grandes chances, mas no máximo acertaram a trave do goleiro Michael Zetterer.

Com o resultado, o Bayern de Munique continua na segunda colocação da Bundesliga com 41 pontos, mas a distância para o líder Bayer Leverkusen aumentou para sete pontos. Os bávaros, no entanto, disputaram um jogo a menos. Além disso, a derrota foi a primeira para o Werder Bremen desde uma goleada sofrida em setembro de 2008, também na Allianz Arena. De lá para cá, eram 28 vitórias e quatro empates até este domingo.

O Werder Bremen, por sua vez, ainda encerrou outro jejum. O time treinado por Ole Werner vinha de três empates seguidos na Bundesliga e ainda não tinha vencido como visitante nesta temporada, com seis derrotas e três empates somando todas as competições. Agora, os Werderaner tem 20 pontos conquistados após 18 rodadas e figuram em 12º lugar no Campeonato Alemão.

Como foi o jogo

O Bayern de Munique dominou as ações da partida e se postou no campo de ataque por boa parte dos 90 minutos, mas encontrou muita dificuldade para abrir espaços na compacta defesa do Werder Bremen, sobretudo no primeiro tempo. Os visitantes, por outro lado, conseguiam levar perigo em contra-ataques rápidos e chegaram a balançar a rede de Manuel Neuer antes do intervalo.

Aos 24 minutos, Justin Njinmah saiu de trás do meio-campo, recebeu um grande lançamento sozinho no campo de ataque e foi até a área para finalizar na saída de Neuer. O gol, no entanto, foi invalidado após chamada do VAR por causa de uma falta cometida por Jens Stage em Jamal Musiala na origem do lance.

O Bayern respondeu rapidamente e teve sua melhor oportunidade na primeira etapa aos 27 minutos. Leroy Sané conduziu da esquerda até a entrada da área e deixou a bola com o zagueiro Dayot Upamecano, que apareceu na área como atacante e finalizou de canhota em cima do goleiro Michael Zetterer.

No segundo tempo, os donos da casa levaram perigo primeiro com um chute de Harry Kane da entrada da área que subiu demais e tirou tinta do travessão. Foi o Werder Bremen, entretanto, quem abriu o placar. Aos 13, Mitchell Weiser foi até a linha de fundo pelo lado direito, superou a marcação de Alphonso Davies ao invadir a área e bateu de canhota com força no alto do canto esquerdo de Neuer.

Em desvantagem, o Bayern de Munique aumentou o ritmo e passou a reta final do jogo martelando a defesa visitante na busca pelo empate. Apesar das muitas finalizações e bolas alçadas na área, a melhor tentativa bávara parou na trave. Já aos 41 minutos, Mathys Tel recebeu cruzamento de Eric Maxim Choupo-Moting e cabeceou no poste direito de Michael Zetterer, que também tocou na bola.

O próprio Tel ainda protagonizaria outros dois lances de muito perigo. Primeiro, arriscou da entrada da área um chute colocado, mas mandou à esquerda da meta do Werder Bremen. Depois, faltando menos de 30 segundos para o fim dos acréscimos, ele passou por dois marcadores pelo lado esquerdo da área e finalizou da mesma forma, mas novamente a bola foi pela linha de fundo

Foto de Felipe Novis

Felipe NovisRedator

Felipe Novis nasceu em São Paulo (SP) e cursa jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Antes de escrever para a Trivela, passou pela Gazeta Esportiva.
Botão Voltar ao topo