Bundesliga

A avó de Boniface foi o destaque de Leverkusen x Dortmund — mesmo com o neto tendo balançado as redes

Autor do gol do empate que manteve o Bayer Leverkusen invicto na temporada, Victor Boniface levou a avó para a partida e ela deu um show nas arquibancadas

O atacante nigeriano Victor Boniface foi o responsável direto pela manutenção da invencibilidade do Bayer Leverkusen na Bundesliga (e na temporada) ao marcar o gol do empate contra o Borussia Dortmund no último domingo (3), em momento no qual o relógio já passava dos 30 minutos do segundo tempo. O gol marcado com passe de Florian Wirtz foi o oitavo no Campeonato Alemão, o 13º somando todas as competições. Ele poderia ser o destaque do dia se sua avó não tivesse roubado todos os holofotes nas arquibancadas da BayArena.

Foi divulgado um vídeo nas redes sociais onde a vovó de Boniface comemora, completamente orgulhosa, o gol do netinho. “Gol do número 22″, gritava o locutor do estádio e depois completava a avó: “Victor Boniface, Victor Boniface”.

Além de levar a avó para o jogo, Boniface a apresentou ao elenco do Bayer, com direito a foto ao lado do meio-campista suíço Granit Xhaka. Nos dias que antecederam o duelo contra o Dormund, o neto também a levou para conhecer alguns pontos turísticos de Leverkusen.

– Um dos meus momentos de maior orgulho na minha carreira. Do quartel 323 do exército Akure para o cenário mundial. Eu me sinto abençoado, vovó. Continue a descansar mãe – escreveu Boniface, em sua conta no Instagram.

A legenda de Boniface no perfil do Instagram traz referências a sua criação na cidade de Akure, no estado de Ondo, na Nigéria. O “quartel 323” citado pelo jogador é o local onde ficavam porque seu avô era um soldado do exército nigeriano, segundo informações do portal Soccer Biography. O jogador ainda homenageou a mãe, falecida ainda na adolescência do jogador nigeriano em um trágico acidente.

Nascido em 2000, o atacante nigeriano foi “subindo as escadas” do futebol europeu até chegar em um dos melhores times da temporada 2023/24. Dando seus primeiros chutes no campinhos da Nigéria, começou a trajetória no futebol no Real Sapphire, de Lagos, há mais de 300km de Akure. O brilho do jogador, mesmo em uma equipe modesta do país africano, o levou ao Bodø/Glimt, da Noruega, em 2019.

No país escandinavo, viveu grandes momentos e já dava indícios do grande artilheiro que seria, marcando oito gols em uma temporada (23 no total pelo clube norueguês). Mas sofreu com a depressão por duas graves lesões sofridas no ligamento do joelho. Os problemas físicos quase o tiraram a vontade de jogar futebol, conforme revelou ao jornalista nigeriano Ojora Babatunde. Foram 534 dias de inatividade, mais de uma temporada.

– Perdi o interesse pelo futebol, esqueci da dieta, comecei a comer de tudo, comecei a levar uma vida normal, só queria ser feliz, comecei a festejar e a beber. Não bebia normalmente, mas comecei porque estava deprimido – revelou Boniface.

Ele se recuperou da última lesão em novembro de 2021 e, poucos meses depois, já partiu ao Union Saint-Gilloise, da Bélgica, onde definitivamente ganhou os holofotes da Europa ao marcar cinco vezes na fase prévia à Champions League e mais seis gols e duas assistências na Liga Europa, incluindo no duelo contra o Leverkusen, quando foram eliminados para os alemães nas quartas de final.

Foram 22 gols e 12 assistências logo na primeira temporada pelo clube belga, que não conseguiu segurar Boniface por mais de um ano: em julho desse ano, o Bayer Leverkusen abriu os cofres e pagou 20 milhões de euros pelo jogador.

Hoje, o valor parece uma pechincha: em 19 partidas, são 13 gols e seis assistências por Bundesliga, Liga Europa e Copa da Alemanha. O nível do nigeriano é impressionante, tem velocidade, força, sabe chutar com as duas pernas e, além disso, mostra técnica com a bola nos pés e não é um centroavante de pouca mobilidade. Tudo isso é potencializado pelo técnico espanhol Xabi Alonso, que faz um grande trabalho no Leverkusen, já classificado às oitavas de final da Liga Europa e líder do Campeonato Alemão.

A evolução dos números de Boniface nos clubes europeus

  • Bayer Leverkusen 2023/24: 19 jogos, 13 gols e seis assistências;
  • Union Saint-Gilloise 2022/23: 55 jogos, 22 gols e 12 assistências;
  • Bodø/Glimt 2021/22: 23 jogos, oito gols e três assistências;
  • Bodø/Glimt 2020/21: sete jogos, três gols e duas assistências;
  • Bodø/Glimt 2019/20: 24 jogos, seis gols e três assistências;
  • Bodø/Glimt 2018/19: oito jogos e um gol.
Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.
Botão Voltar ao topo