Bayern, “de uma estrela só”, abre a Bundesliga

A Premier League ainda leva o título de campeonato mais rico do mundo. Entretanto, nas últimas temporadas, o crescimento de uma liga importante da Europa tem sido notado. É a Bundesliga, que mostra cada vez mais equilíbrio na disputa do título, e consegue ter times de bom nível, que já fizeram com que o coeficiente do país aumentasse na Uefa e que os contratos de televisionamento tivessem o valor aumentado. E novo estágio dessa notável ascensão começa a partir desta sexta, com a primeira partida da 48ª edição do Campeonato Alemão.
E o jogo de abertura da Bundesliga já coloca, em campo, o campeão da temporada passada. O Bayern de Munique teve, como principal mérito para 2010/11, a manutenção do time que conseguiu a conquista de campeonato e copa alemães, além do vice-campeonato da Liga dos Campeões. Além disso, o técnico holandês Louis van Gaal conseguiu um importante reforço: destaque da última temporada, no Bayer Leverkusen, o meio-campista Toni Kroos retornou ao Rekordmeister, após empréstimo.
Entretanto, a equipe irá a campo contra o Wolfsburg com dois desfalques consideráveis. Talvez o principal jogador da Bundesliga passada, o atacante Arjen Robben voltou da Copa do Mundo com o agravamento de uma lesão na coxa, e ficará de fora dos dois primeiros meses da temporada. E, nesta quinta, uma má notícia surpreendeu os bávaros: com uma lesão no joelho, outro atacante, o croata Ivica Olic, também não poderá ser escalado.
Sendo assim, Louis van Gaal somente poderá escalar em campo uma estrela: o atacante Franck Ribéry. Vindo de tempos turbulentos na carreira, sendo acusado de abusar sexualmente de uma menor de idade e um dos principais protagonistas da crise que acometeu a seleção da França na Copa, Ribéry já ouviu do presidente do clube, Uli Hoeness, que terá uma obrigação. Hoeness afirmou: “De certo modo, ele está obrigado a nos retribuir agora. Ele sabe disso.”
E o próprio camisa 7 do Bayern reconheceu os tempos difíceis, e prometeu dedicação ao clube. Falando sobre a suspensão imposta pela federação francesa, pela qual ficará sem defender os Bleus por três jogos, Ribéry disse: “A suspensão é desapontadora, mas não importa agora. Quero me focar no meu clube. A última temporada foi difícil, mas as pessoas no Bayern falaram comigo. Foi importante para mim o senso de confiança no meu futebol. O clube é uma grande família.”
Outro jogador que é dúvida para a partida contra o Wolfsburg – tem uma lesão muscular -, o capitão da equipe preferiu falar sobre o desafio da equipe para a temporada. De acordo com o meio-campista Mark van Bommel, o Bayern de Munique tem a missão de conquistar a Liga dos Campeões, além de conseguir o bicampeonato: “Este é o grande desafio para esta temporada.”
Já o Wolfsburg, por sua vez, também tem motivos para comemorar. Até agora, os Lobos conseguiram manter a maioria dos principais jogadores do elenco, como os atacantes Grafite e Edin Dzeko, o meio-campista Zvjezdan Misimovic e o goleiro Diego Benaglio – que não jogará nesta sexta, para acompanhar sua mulher, que está às vésperas de dar à luz.
Além disso, o time se reforçou para a temporada atual. A principal contratação foi a do defensor Arne Friedrich, vindo do Hertha Berlim. E a equipe ainda tem novo técnico, com a contratação de Steve McClaren, campeão holandês com o Twente. O treinador inglês, primeiro do país a treinar um time na Bundesliga, também falou sobre a estreia: “O Bayern tem um grande elenco, com muitos jogadores que são os melhores do mundo. O que poderia ser melhor do que enfrentar os campeões no primeiro jogo? Será uma grande noite.”
Outro jogo bastante falado ocorrerá no próximo sábado. Vice-campeão da última temporada, o Schalke 04 enfrentará o Hamburg, fora de casa. A principal esperança dos Azuis Reais para o título reside num importante reforço: o atacante Raúl, que deixou o Real Madrid para acertar com o clube. De Chamartín também saiu mais uma contratação, o defensor Christoph Metzelder. No entanto, o lateral Rafinha deixou o clube rumo ao Genoa.
Na partida na HSH Nordbank Arena, Felix Magath pode não escalar Raúl, que ainda está em preparação física. Do lado do Hamburg, o técnico Armin Veh pode não contar com o defensor Dennis Aogo, que se recupera de lesão no nervo ciático. Porém, Veh poderá escalar outros jogadores, como o atacante Ruud van Nistelrooy, e novos reforços, como Gojko Kacar, vindo do Hertha Berlim.
Terceiro lugar na temporada passada, o Werder Bremen perdeu seu principal jogador, com a saída do meio-campista Mesut Özil rumo ao Real Madrid. Apostando em Marko Marin e Aaron Hunt como substitutos, o time de Thomas Schaaf enfrentará o Hoffenheim, E, finalmente, o Bayer Leverkusen – que tem seu principal reforço na volta de Michael Ballack, após oito anos fora do clube – visitará o Borussia Dortmund.
Confira os jogos da primeira rodada do Campeonato Alemão
Sexta, 20/agosto
Bayern de Munique x Wolfsburg
Sábado, 21/agosto
Hoffenheim x Werder Bremen
Borussia Mönchengladbach x Nürnberg
Colônia x Kaiserslautern
Freiburg x St. Pauli
Hannover 96 x Eintracht Frankfurt
Hamburg x Schalke 04
Domingo, 22/agosto
Mainz x Stuttgart
Borussia Dortmund x Bayer Leverkusen
Clique aqui para conferir a tabela e a classificação do Campeonato Alemão