Alemanha

Desespero de Bayern de Munique com técnicos quase levou a trazer velho conhecido

Van Gaal revela que recebeu convite dos Bávaros antes mesmo de Kompany, atual técnico do time

O Bayern de Munique viveu uma situação no mínimo inusitada do meio para o fim da última temporada. Em fevereiro, já desacreditado do título da Bundesliga, anunciou que Thomas Tuchel sairia do clube ao término de 2023/24.

Mesmo em meio ainda com chances na Champions League passada, começaram os boatos para o sucessor do técnico alemão. O primeiro a recusar foi Xabi Alonso, confirmando que ficaria no Bayer Leverkusen.

Depois, Julian Nagelsmann, Oliver Glasner, Roger Schmidt e Ralf Rangnick recusaram os Bávaros. Eles cogitaram até manter Tuchel, que não entrou em acordo com a gestão.

Ao fim da primeira temporada sem títulos em 11 anos, o clube alemão anunciou que Vincent Kompany será o comandante para temporada 2024/25, mas essa realidade poderia ser diferente.

Van Gaal revela convite do Bayern de Munique

Mesmo sem trabalhar por clubes há oito anos, desde a saída do Manchester United em 2016, o técnico holandês Louis van Gaal, de 72 anos, foi convidado para assumir o Bayern de Munique, conforme revelou ao talkshow Humberto à Paris.

Ele afirmou estar melhor após o tratamento de um câncer de próstata, mas que só assumiria outro desafio à beira do campo se fosse no futebol de seleções, de menor exigência em questão de número de jogos.

— Agora estou razoavelmente saudável novamente. Eu poderia fazer isso [treinar], mas não como treinador de clube. Fui convidado pelo Bayern de Munique, antes mesmo do Kompany. Como técnico de uma seleção, você está ocupado por oito períodos e durante o ano você faz olheiros com sua equipe. Isso ainda pode ser possível. — confidenciou.

No entanto, em entrevista coletiva, o diretor-esportivo dos Bávaros, Max Eberl, rebatou e disse que não houve o contato com Van Gaal sobre o cargo.

 

O técnico holandês já trabalhou na Alemanha, entre 2009 e 2011, quando conquistou um Campeonato Alemão e uma Copa da Alemanha, também sendo vice-campeão da Champions em 2010 para Internazionale.

A última experiência geral no futebol de Van Gaal foi na seleção da Holanda, pegando no ciclo para Copa do Mundo de 2022 e ficando até o término da competição, eliminado para Argentina nas quartas de final.

Ele renunciou do selecionado justamente para tratar da doença. No momento, ele se define como bem após o tratamento com radioterapia.

— Estou bem. Depois de três anos de radioterapia, infecções renais, cirurgia à próstata, posso finalmente urinar, o que é importante. Mas já não posso fazer amor e isso é um problema. — disse, brincando, à emissora RTL.

Desde outubro de 2023, o holandês atua como consultor no Ajax, clube que treinou no passado e hoje passa por uma crise de identidade.

— Quero ajudar o Ajax, gostaria de trazer meu conhecimento de futebol. Precisamos encontrar o caminho para cima novamente. — disse à época.

A trajetória de Van Gaal

Van Gaal durante consola Weghorst após eliminação da Holanda para Argentina na Copa do Mundo de 2022
Van Gaal durante consola Weghorst após eliminação da Holanda para Argentina na Copa do Mundo de 2022 (Foto: Icon Sport)

Jogador de relativo sucesso, Van Gaal começou a carreira como técnico no início dos anos 90, assumindo o Ajax. Por lá, foi o responsável por fazer os holandeses vencerem a primeira Champions desde o time que jogava Johan Cruyff.

Com um 4-3-3 bem da filosofia local, conquistou a Europa em 1995 com uma geração sensacional e foi um dos responsáveis pelo jogo moderno que vemos hoje, pautado na intensidade.

Como Cruyff e depois Pep Guardiola, ajudou a popularizar o jogo posicional. Porém, o mesmo sucesso no Ajax não foi replicado no Barcelona, clube que teria duas passagens, e em outros centros que passou.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo