Desespero de Bayern de Munique com técnicos quase levou a trazer velho conhecido
Van Gaal revela que recebeu convite dos Bávaros antes mesmo de Kompany, atual técnico do time
O Bayern de Munique viveu uma situação no mínimo inusitada do meio para o fim da última temporada. Em fevereiro, já desacreditado do título da Bundesliga, anunciou que Thomas Tuchel sairia do clube ao término de 2023/24.
Mesmo em meio ainda com chances na Champions League passada, começaram os boatos para o sucessor do técnico alemão. O primeiro a recusar foi Xabi Alonso, confirmando que ficaria no Bayer Leverkusen.
Depois, Julian Nagelsmann, Oliver Glasner, Roger Schmidt e Ralf Rangnick recusaram os Bávaros. Eles cogitaram até manter Tuchel, que não entrou em acordo com a gestão.
Ao fim da primeira temporada sem títulos em 11 anos, o clube alemão anunciou que Vincent Kompany será o comandante para temporada 2024/25, mas essa realidade poderia ser diferente.
➡️ Problemas de gestão
➡️ Declarações questionáveis
➡️ Falta de competitividadeO @_lucasdsouza aponta os motivos para a queda de Thomas Tuchel no Bayernhttps://t.co/AMRZAyIF8P
— Trivela (@trivela) February 21, 2024
Van Gaal revela convite do Bayern de Munique
Mesmo sem trabalhar por clubes há oito anos, desde a saída do Manchester United em 2016, o técnico holandês Louis van Gaal, de 72 anos, foi convidado para assumir o Bayern de Munique, conforme revelou ao talkshow Humberto à Paris.
Ele afirmou estar melhor após o tratamento de um câncer de próstata, mas que só assumiria outro desafio à beira do campo se fosse no futebol de seleções, de menor exigência em questão de número de jogos.
— Agora estou razoavelmente saudável novamente. Eu poderia fazer isso [treinar], mas não como treinador de clube. Fui convidado pelo Bayern de Munique, antes mesmo do Kompany. Como técnico de uma seleção, você está ocupado por oito períodos e durante o ano você faz olheiros com sua equipe. Isso ainda pode ser possível. — confidenciou.
No entanto, em entrevista coletiva, o diretor-esportivo dos Bávaros, Max Eberl, rebatou e disse que não houve o contato com Van Gaal sobre o cargo.
🇩🇪 -Diretor Max Eberl sobre a declaração de Louis van Gaal de que o Bayern o contatou antes de Kompany via @kerry_hau: #FCBayern
🗣️ "Bem, eu não perguntei a ele". pic.twitter.com/EVnDxcxDNn
— 🇧🇷🇩🇪 Bávaros Brasil 🇩🇪🇧🇷 (@bavaros_brasil) August 4, 2024
O técnico holandês já trabalhou na Alemanha, entre 2009 e 2011, quando conquistou um Campeonato Alemão e uma Copa da Alemanha, também sendo vice-campeão da Champions em 2010 para Internazionale.
A última experiência geral no futebol de Van Gaal foi na seleção da Holanda, pegando no ciclo para Copa do Mundo de 2022 e ficando até o término da competição, eliminado para Argentina nas quartas de final.
Ele renunciou do selecionado justamente para tratar da doença. No momento, ele se define como bem após o tratamento com radioterapia.
— Estou bem. Depois de três anos de radioterapia, infecções renais, cirurgia à próstata, posso finalmente urinar, o que é importante. Mas já não posso fazer amor e isso é um problema. — disse, brincando, à emissora RTL.
Desde outubro de 2023, o holandês atua como consultor no Ajax, clube que treinou no passado e hoje passa por uma crise de identidade.
— Quero ajudar o Ajax, gostaria de trazer meu conhecimento de futebol. Precisamos encontrar o caminho para cima novamente. — disse à época.
A trajetória de Van Gaal
Jogador de relativo sucesso, Van Gaal começou a carreira como técnico no início dos anos 90, assumindo o Ajax. Por lá, foi o responsável por fazer os holandeses vencerem a primeira Champions desde o time que jogava Johan Cruyff.
Com um 4-3-3 bem da filosofia local, conquistou a Europa em 1995 com uma geração sensacional e foi um dos responsáveis pelo jogo moderno que vemos hoje, pautado na intensidade.
Como Cruyff e depois Pep Guardiola, ajudou a popularizar o jogo posicional. Porém, o mesmo sucesso no Ajax não foi replicado no Barcelona, clube que teria duas passagens, e em outros centros que passou.