A festa pode começar: Bayern campeão alemão

Agora, a festa está garantida. Se já estava em ótimas condições de assegurar o título do Campeonato Alemão, o Bayern de Munique confirmou, neste sábado, pela 22º vez, a conquista da Bundesliga, ao vencer o Hertha Berlim, por 3 a 1, fora de casa, na última rodada da competição. A conquista foi a primeira de uma eventual Tríplice Coroa, dependente da atuação do Bayern nas finais da Liga dos Campeões e da Copa da Alemanha.
No jogo, o Bayern impôs ritmo forte no ataque, durante o primeiro tempo. Aos cinco minutos, Franck Ribéry veio pela direita, na grande área, e cruzou para Arjen Robben, que cabeceou para fora.
A pressão continuou aos 11, quando, do meio-campo, a bola foi lançada para a área, e Ribéry, livre, tocou a bola para Ivica Olic, que bateu para a defesa de Jaroslav Drobny. E, aos 17, Ribéry chegou à direita da grande área e cruzou para o centro. Porém, Olic não conseguiu completar.
Até que, aos 19 minutos, o Bayern enfim conseguiu marcar o seu gol. Após lançamento do meio, a bola sobrou com Robben, na entrada da área. E o holandês tocou para a esquerda, onde estava Olic, que mandou chute cruzado, de pé direito, para as redes de Drobny, fazendo 1 a 0.
Depois, o Hertha, aos poucos, começou a pressionar. Aos 32 minutos, Levan Kobiashvili cobrou falta com perfeição, mas Hans-Jörg Butt fez ótima defesa, espalmando a bola pela linha de fundo. Já no segundo tempo, aos quatro minutos, Raffael mandou arremate de média distância, e Butt mais uma vez espalmou para fora.
E, finalmente, aos 15 minutos, chegou o empate. Cícero dominou a bola pela esquerda, passou por Philipp Lahm e chegou à linha de fundo, cruzando para trás. Na área, estava Adrián Ramos, que apenas escorou para as redes de Butt, empatando o jogo.
Mas o jogo não terminaria com igualdade no placar. Aos 28 minutos, o Hertha Berlim quase marcou, em novo chute de Raffael que Butt defendeu. Na sobra, o Bayern de Munique iniciou rápido contra-ataque. Robben passou a bola a Thomas Muller, que correu pela meia-direita. Nas proximidades da área, Muller devolveu ao holandês, que bateu forte e recolocou o Bayern na frente.
Mas ainda faltava algo. E, para coroar a campanha, veio mais um gol. Na entrada da área, Diego Contento bateu forte, e a bola desviou em Arne Friedrich. A bola, então, bateu no travessão de Drobny e sobrou com Robben, que tocou para as redes. Era seu terceiro gol no jogo. Era o título do Bayern de Munique.
Schalke também fica no empate; Werder Bremen chega à LC
Se a tarefa de conquistar o título já era próxima do impossível, o Schalke 04 sequer conseguiu se despedir com vitória. E foi o Mainz que esteve mais próximo da vitória. Aos 41 minutos, em cobrança de falta, a bola foi mandada para a área, e Heinz Muller cabeceou para grande defesa de Manuel Neuer.
E o goleiro, presente na pré-lista feita pelo técnico da Alemanha, Joachim Löw, para a Copa do Mundo, apareceu novamente aos 29 minutos do segundo tempo. Andreas Ivanschitz passou a bola a Chadli Amri, que foi derrubado na área por Neuer. O árbitro apitou pênalti, e Miroslav Karhan foi para a cobrança. Porém, o eslovaco bateu e Neuer defendeu.
Em outro jogo importante da tabela, o Werder Bremen conseguiu a classificação para os play-offs da Liga dos Campeões. A equipe de Thomas Schaaf apenas empatou em 1 a 1 com o Hamburg, mas foi ajudada por outro empate, entre Bayer Leverkusen e Borussia Monchengladbach.
Os gols da partida no Weserstadion surgiram apenas no segundo tempo. Aos 12 minutos, o time da casa fez 1 a 0. Torsten Frings passou a bola a Clemens Fritz. Pela direita, o lateral alcançou a linha de fundo e cruzou para o meio da área, onde estava Claudio Pizarro. Na primeira trave, o peruano completou, de letra, para as redes de Frank Rost, abrindo o placar para os Papagaios.
No fim do jogo, porém, veio o empate dos Rothosen. Aos 37 minutos, Jonathan Pitroipa mandou a bola a Zé Roberto. Pela esquerda, o brasileiro chegou à linha de fundo e cruzou para a área. Lá, Ruud van Nistelrooy mandou chute forte no meio do gol, igualando o jogo.
O Bayer Leverkusen, por sua vez, vai à Liga Europa, após o empate contra o Mönchengladbach. O placar foi aberto aos 34 minutos do primeiro tempo, com Patrick Helmes. Porém, no segundo tempo, logo aos dez minutos, o defensor holandês Roel Brouwers conseguiu a igualdade.
Confira os jogos da 34ª rodada da Bundesliga
Sábado, 8/maio
Hertha Berlim 1×3 Bayern de Munique
Werder Bremen 1×1 Hamburg
Mainz 0x0 Schalke 04
Wolfsburg 3×1 Eintracht Frankfurt
Bochum 0x3 Hannover 96
Mönchengladbach 1×1 Bayer Leverkusen
Hoffenheim 1×1 Stuttgart
Freiburg 3×1 Borussia Dortmund
Nürnberg 1×0 Colônia
Clique aqui para conferir a classificação final da Bundesliga