Africa

Necessidade de repouso atrasa a ida de Iñaki Williams à seleção de Gana para Copa Africana de Nações

O Athletic de Bilbao, por meio de um comunicado oficial, revelou que Iñaki Williams não poderá se apresentar à seleção de Gana

No próximo dia 13 terá início da Copa Africana de Nações de 2024. que será disputada na Costa do Marfim. E Gana, uma das principais candidatas ao título desta edição, anunciou, nesta segunda-feira (1º), por meio do técnico Chris Hughton, a sua lista de convocados. O problema é que um dos principais jogadores da seleção, o atacante Iñaki Williams, do Athletic Bilbao, desfalcará o grupo por alguns dias. Em razão de uma enfermidade que afeta o seu “estado geral”, de acordo com o clube do atleta, ele precisa permanecer em repouso por um período. Isso, porém, não tira o jogador da competição, que está repleta de estrelas mundiais.

Ainda de acordo com a nota do Athletic Bilbao, Iñaki Williams será reavaliado pelos médicos no clube nesta terça-feira (2) e liberado para defender a sua seleção o quanto antes.

– O jogador do Athletic Club, Iñaki Williams, foi avaliado pelos serviços médicos do clube no início desta segunda-feira (1º), em Lezama, e apresenta um estado geral que exige repouso. O jogador recebeu tratamento e será avaliado nesta terça-feira (2) na expectativa de poder viajar e integrar a concentração da seleção de Gana o mais rápido possível. O Departamento Médico da Federação Ganesa de Futebol foi informado do estado do nosso jogador – informa a nota oficial do clube basco.

Os 27 convocados para defender Gana

  • Goleiros: Richard Ofori, Joseph Wollacott e Lawrence Ati-Zigi
  • Defensores: Alidu Seidu, Denis Odoi, Kingsley Schindler, Gideon Mensah, Abdul Fatawu Hamid, Nicholas Opoku, Daniel Amartey, Salisu Mohammed, Alexander Djiku
  • Meias: Baba Iddrisu, Elisha Owusu, Abdul Samed Salis, Richmond Lamptey, Majed Ashimeru, Mohammed Kudus, Andrew Ayew, Ransford-Yeboah Königsdörffer
  • Atacantes: Osmani Bukari, Joseph Painstil, Jordan Ayew, Ernest Nuamah, Iñaki Williams, Antoine Semenyo, Jonathan Sowah

Gana no Grupo B da competição

A boa seleção de Gana está no Grupo B da Copa Africana de Nações. Na primeira fase da competição, os duelos serão diante do Egito, cabeça de chave, Cabo Verde e Moçambique.

Nos gramados da Costa do Marfim, a seleção ganesa tentará o pentacampeonato da Copa das Nações Africanas para colocar fim em jejum de 42 anos sem levantar o título do continental. A última vez que Gana levou o troféu da competição foi em 1982, na Líbia, ao vencer a seleção anfitriã, nos pênaltis.

As conquistas anteriores vieram em 1963, 1965 e 1978, em casa, derrotando Uganda, na final, por 2 a 0.

Mais experiente após a Copa de 2022

Nesta edição da Copa das Nações Africanas, Gana quer mostrar que a precoce eliminação na fase de grupos da Copa do Mundo do Catar, em 2022, tornou a seleção mais experiente. Na oportunidade, os ganeses terminaram na última colocação do Grupo H, que teve com Portugal, na liderança, com seis pontos conquistados, Coreia do Sul, com quatro, Uruguai e Gana empatados com três.

O desempenho terminou de maneira frustrante, pois os africanos chegaram na última partida da chave na segunda colocação. Para se classificar, bastava vencer a seleção uruguaia. Porém, aconteceu justamente o oposto. O Uruguai venceu Gana por 2 a 0 e viu a Coreia do Sul, com uma surpreendente vitória sobre Portugal, por 2 a 1, ir às oitavas de final encarar o Brasil.

Foto de Bruno Lima

Bruno Lima

Bruno Lima nasceu em Santos (SP) e se formou em Jornalismo na Universidade Católica de Santos (UniSantos) em 2010. Antes de escrever para Trivela, passou por A Tribuna.
Botão Voltar ao topo