Listamos os 10 craques para ficar de olho na Copa Africana de Nações de 2024
Copa Africana de Nações começa no dia 13 de janeiro com confronto entre Costa do Marfim e Guiné-Bissau
No próximo dia 13 de janeiro, as 24 principais seleções do continente africano começarão a sua caminhada em busca do título mais importante do continente, o da Copa Africana de Nações. Em 2024 o país-sede será a Costa do Marfim, que vai estrear na competição diante de Guiné-Bissau. Para você ficar por dentro dos principais destaques do torneio, separamos dez jogadores das equipes mais fortes a serem observados nesta edição. Por conta do crescimento do futebol africanos nos últimos 30 anos, temos diversos nomes muito interessantes disputando as mais diversas ligas pelo mundo inteiro.
Simon Adingra – Atacante – Costa do Marfim
A anfitriã da Copa Africana de Nações tem uma boa geração, com jogadores que atuam na Inglaterra, na Alemanha e em outros grandes centros da Europa. Apesar de contar com outros bons nomes como Serge Aurier, do Nottingham Forest e Franck Kessié, do Al-Ahli da Arábia Saudita, vamos destacar Simon Adingra, jogador rápido e insinuante do Brighton, que vem surpreendendo na Premier League. O marfinense vem se destacando muito ao lado do brasileiro João Pedro e do japonês Mitoma.
Em 23 jogos nesta temporada, o ponteiro já marcou cinco gols e deu três assistências, ajudando seu time a manter a 8ª colocação na Premier League com 30 pontos ganhos, a seis de distância do Tottenham, 5º colocado e primeiro time dentro da zona de classificação para as próximas competições europeias.
Victor Boniface – Atacante – Nigéria
Um dos principais, senão o nome mais importante do ataque da Nigéria nos últimos anos, ao lado de Osimhen, do Napoli, Victor Boniface atravessa fase iluminada no Bayer Leverkusen, líder da Bundesliga. Em 26 jogos disputados até o momento, o centroavante já marcou 13 gols, além de ter dado oito assistências. Forte, ágil, ótimo pelo alto e também com a bola no chão, o jogador é o típico atacante que não se limita a ficar parado dentro da área, apesar de seu porte físico.
Boniface sai bastante da área para dar opções de passe aos seus companheiros e assim ajudar na construção das jogadas de sua equipe, o qual é o 2º melhor ataque da Bundesliga com 46 gols marcados, atrás somente do Bayern de Munique que marcou 49.
Mohamed Salah – Atacante – Egito
Seja pelo Liverpool ou pela seleção do Egito, Mohamed Salah tem de ser lembrado como destaque de qualquer competição que vai disputar. O egípcio já marcou 16 gols e deu oito assistências em 26 jogos disputados nesta temporada e é também um dos craques para observarmos na edição de 2024 da Copa Africana de Nações. O grupo do Egito não é dos mais complicados, tendo a seleção de Gana talvez como a maior ameaça a hegemonia egípcia na primeira fase.
Mesmo assim, não deve ser nada tão trabalhoso que Salah e seus companheiros de seleção não possam suplantar para ajudar o Egito a chegar longe na competição. Pelo Egito, o atacante disputou oito jogos e marcou seis gols, sendo quatro em uma única partida, na goleada egípcia por 6 x 0 em jogo válido pelas Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo de 2026.
Mohammed Kudus – Meia – Gana
Jogador versátil que atua tanto como meia, mas também como atacante, Kudus é um dos nomes mais importantes do West Ham, 6º colocado da Premier League com 33 pontos, a três de distância para o Tottenham, 5º colocado da competição. O jogador já disputou 27 jogos nesta temporada e tem demonstrado ótimo aproveitamento, marcando 13 gols e dando duas assistências. Pela seleção de Gana, o atleta disputou nove partidas em 2023, marcando dois gols e tendo participação importante na campanha nas Eliminatórias para a Copa Africana de Nações.
Gana será adversária do Egito na primeira fase da competição, o que cria uma expectativa em cima do confronto entre Salah pelo lado egípcio e Kudus pelo lado ganês.
Andre Onana – Goleiro – Camarões
Muito menos badalada do que outrora, a seleção de Camarões tem em seu goleiro Andre Onana a esperança de conseguir ao menos passar da primeira fase da Copa Africana de Nações. No Grupo C, ao lado de Guiné, Senegal, atual campeã e Gâmbia, o time do técnico Rigobert Song deve disputar com os senegaleses pela liderança da chave.
Onana terá um papel importante a cumprir na meta camaronesa e terá de estar em sua melhor forma para ajudar sua seleção a conseguir se classificar para a fase eliminatória do torneio continental. Após um período de instabilidade quando chegou ao United, o arqueiro tem demonstrado cada vez mais confiança e aparece como grande nome para liderar Camarões nesta caminhada rumo ao 6º título.
Kalidou Koulibaly – Zagueiro – Senegal
Senegal tem um dos melhores, se não o melhor plantel entre todas as 24 seleções que vão disputar a Copa Africana de Nações. Desde o goleiro Mendy, ao atacante Sadio Mané a equipe treinada por Aliou Cissé tem jogadores de boa qualidade em todos os setores do campo, caso de Kalidou Koulibaly, zagueiro do Al-Hilal, companheiro de Malcom e Neymar e que se destacou com a camisa do Napoli.
Koulibaly disputou 23 jogos até o momento na temporada, marcou um gol e deu uma assistência pelo time árabe. Jogador alto, técnico e com ótimo tempo de bola, o zagueiro já foi considerado um dos melhores defensores do mundo e é sem dúvida um dos principais nomes da posição no continente africano.
Riyad Mahrez – Atacante – Argélia
A convocação da seleção argelina foi confirmada neste sábado (30) e após uma grande decepção em 2021, quando foi eliminada ainda na primeira fase, a equipe treinada por Djamel Belmadi quer se redimir e conta com um time que mescla a experiência a bons valores individuais para tentar chegar mais longe dentro da competição.
Entre os nomes indispensáveis da Argélia aparece o de Mahrez, craque do Al-Ahli, e que apesar de não viver a melhor de suas fases, é o grande expoente técnico da seleção argelina, que na fase de grupos terá Angola, Burkina-Faso e Mauritânia como adversários. Em 2023, o atacante disputou 20 partidas, marcou nove gols e deu sete assistências.
Hamari Traoré – Lateral-direito – Mali
Defensor da Real Sociedad da Espanha, Hamari Traoré é um dos nomes mais importantes do time de Mali, que está no grupo da Tunísia e que vai tentar buscar uma das duas vagas do grupo que ainda tem a África do Sul e a Namíbia como adversários. Jogador de muita qualidade e capacidade física, Traoré disputou 23 partidas nesta temporada, dando duas assistências.
A campanha sólida do time Basco na Champions League parte também das boas participações de Traoré no time principal, já que é um jogador que vai bem à linha de fundo e ajuda muito na marcação também.
Ellyes Skhiri – Volante – Tunísia
Jogador técnico, de muito poder de marcação e de ótima chegada ao ataque, Skhiri é um dos pilares do meio-campo do Eintracht Frankfurt, time que ocupa atualmente a 6ª colocação da Bundesliga com 24 pontos ganhos. O tunisiano já disputou 23 jogos nesta temporada, marcando cinco gols e dando duas assistências. A Tunísia corre por fora entre os favoritos a conquista da Copa Africana de Nações, mas é um time renovado e com bons nomes, podendo surpreender se encaixar na competição.
Achraf Hakimi – Lateral-direito – Marrocos
Fechando a nossa lista de craques da Copa Africana de Nações temos Hakimi, do Marrocos, seleção que terminou a Copa do Mundo de 2022 na 4ª colocação, melhor resultado de uma seleção africana na história dos Mundiais e que ao lado de Senegal é também uma das grandes favoritas ao título continental em 2024.
Hakimi é um lateral extremamente habilidoso, com ótimo nível defensivo, mas que também chega com muita facilidade à linha de fundo, sendo sem dúvidas um dos melhores jogadores da posição no futebol mundial. Na atual temporada, o jogador disputou 20 jogos, marcando quatro gols e dando quatro assistências.