Africa

Por que Anderson Daronco vai apitar a final da Copa do Egito?

Zamalek x Al-Ahly disputam a decisão da Copa do Egito, que contará com Anderson Daronco e demais brasileiros na arbitragem

Nesta sexta-feira (8), às 14h30 (horário de Brasília), Al-Ahly x Zamalek se enfrentam pela final da Copa do Egito, em Riad, na Arábia Saudita, no Estádio Universitário Rei Saud. Os rivais protagonizam o Dérbi do Cairo, que costuma ser pegado em campo. Agora, com um título em disputa, a expectativa é de um jogão. E, acredite ou não, a decisão terá um toque brasileiro. Isso porque Anderson Daronco será o árbitro do clássico.

Na última segunda-feira (4), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) indicou Daronco para apitar a finalíssima da Copa do Egito. A decisão foi baseada no convite da Associação Egípcia de Futebol. O presidente da Comissão de Arbitragem da entidade, Wilson Seneme, então apontou Anderson para ser o homem do apito no duelo entre Ruins x Cavaleiros Brancos. E o restante da arbitragem também será tupiniquim.

Anderson Daronco contará com os assistentes Neuza Back e Fabrini Bevilacqua, além do quarto árbitro Rodrigo Pereira. Já o VAR contará com Charly Wendy e Thayslane Costa, essa como árbitra assistente de vídeo. A equipe brasileira espera não ter problemas na Copa do Egito, necessitando controlar o jogo entre Al-Ahly x Zamalek, que tem um franco favorito historicamente.

Em 247 clássicos oficiais, os Ruins venceram 107 e marcaram 347 gols. Por outro lado, os Cavaleiros Brancos triunfaram em 59 oportunidades e balançaram as redes 250 vezes. Por fim, o Dérbi do Cairo terminou empatado por 80 partidas. O domínio do Al-Alhy também se estende à Copa do Egito, ao ganhar do Zamalek em 16 confrontos diretos, empatando cinco e perdendo 11.

Anderson Daronco já apitou na Arábia Saudita

Essa não é a primeira vez que Anderson Daronco apitará na Arábia Saudita. Em setembro de 2023, o árbitro brasileiro foi o homem do apito no jogo entre Al Nassr x Al Ahli, pela 7ª rodada da Saudi Pro League. À época, o time de Cristiano Ronaldo venceu a equipe de Riyad Mahrez por 4 a 3, no Al-Awwal Park.

Antes de Daronco, outro árbitro brasileiro apitou uma partida do Campeonato Saudita. Em agosto, Ramon Abatti Abel trabalhou na partida entre Al-Hilal x Al-Ettifaq, pela 4ª rodada da competição. Na ocasião, o time de Neymar ganhou da equipe de Wijnaldum por 2 a 0, no King Fahd Stadium. Mais recentemente, um quarteto feminino tupiniquim foi responsável por Al Hilal x Inter Miami.

Em janeiro, Edina Alves foi a árbitra principal, acompanhada pelas assistentes Neuza Back e Fabrini Bevilacqua, além da árbitra de vídeo Daiane Muniz. As brasileiras trabalharam no amistoso que terminou com a derrota do time de Lionel Messi por 4 a 3, na Kindon Arena. Agora, cabe a Anderson Daronco e seu trupe (que possuem o escudo Fifa) arbitrarem a final da Copa do Egito em Riad.

Como estão Al-Ahly x Zamalek?

O Al-Ahly é o 9º colocado do Campeonato Egípcio com 17 pontos, mas tem oito partidas a menos (sim) que o líder ENPPI, com 26 pontos. Já na Champions League Africana, os Ruins se classificaram ao mata-mata na liderança do Grupo D com 12 pontos em seis rodadas. A última derrota da equipe aconteceu no dia 18 de dezembro do ano passado, para o Fluminense, na semifinal do Mundial de Clubes.

Já o Zamalek é o 12º colocado da competição nacional com 15 pontos em 10 partidas (três a mais que o rival). Ao nível continental, os Cavaleiros Brancos já estão garantidos na liderança da Copa das Confederações da CAF com um jogo ainda a ser disputado. O Dérbi do Cairo na Copa do Egito tem tudo para ser marcante. E Anderson Daronco será o responsável por proporcionar uma final tranquila e sem polêmicas de arbitragem.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo