Africa

Copa Africana de Nações 2025 vai realizar desejo antigo de clubes europeus

Após a edição de 2023 ser disputada entre janeiro e fevereiro deste ano, a Copa de Africana de Nações 2025 vai atender a um pedido europeu

Janeiro e fevereiro de 2024 ficaram marcados pela disputa da Copa Africana de Nações, que foi disputada na Costa do Marfim e terminou com os anfitriões levantando a taça em uma recuperação histórica. Agora, os olhos já se voltam para a próxima edição do torneio, que será realizada no Marrocos em 2025. Em meio a esse cenário, os clubes europeus só tinham um desejo: que a data da competição não interferisse em seu calendário.

Isso porque a última CAN era referente a 2023, mas precisou ser adiada para os últimos meses devido às condições climáticas da Costa do Marfim, já que o país sofre com as fortes chuvas no meio do ano. Isso foi motivo suficiente para os europeus reclamarem que a Confederação Africana de Futebol (CAF) estava prejudicando seus times com a convocação dos principais jogadores para o torneio de seleções.

Contudo, isso não deve se repetir na próxima edição da Copa Africana de Nações. Segundo a agência AFP, a CAF deu seu aval ao princípio de acordo para que a competição seja realizada entre as temporadas do futebol europeu. Ou seja, a Copa de Nações Africanas 2025 deve ser realizada entre julho e agosto, após a realização do reformulado Mundial de Clubes da Fifa.

Vale lembrar que o presidente da Confederação Africana de Futebol, Patrice Motsepe, preferiu não declarar qual seria a data da próxima CAN em entrevista no início de fevereiro. Só que um dirigente da entidade, que preferiu não se identificar, confirmou que a ideia da CAF é que a Copa Africana de Nações volte a ser disputada no meio do ano, o que pode ser considerado um alívio para os clubes europeus.

Copa Africana de Nações 2025 atende pedido dos europeus

A primeira (e última) vez que a Copa de Nações Africanas aconteceu entre temporadas do futebol europeu foi em 2019, no Egito. Em 2021, o torneio precisou ser adiado de junho e julho do mesmo ano para o início de 2022 devido à pandemia da Covid-19. O roteiro se repetiu com a edição de 2023, o que irritou os times do Velho Continente, que ficaram sem algumas de suas estrelas com a competição realizada na Costa do Marfim.

Para evitar atritos com a Europa, a CAF se reuniu com a Federação Marroquina de Futebol para definir o verão do hemisfério norte como período a ser realizada a Copa Africana de Nações 2025. Como o Supermundial de Clubes, que contará com 32 equipes, acontecerá entre os dias 15 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos, a CAN se adaptou à realidade da Fifa.

Com isso, a ideia é que a Copa de Nações Africanas seja disputada entre 20 de julho e 16 ou 17 de agosto de 2025. Oficialmente, a Confederação Africana de Futebol ainda não cravou essa data para a próxima edição da competição, mas a expectativa é que isso seja mera questão de tempo. Após o torneio realizado no Marrocos, a edição de 2027 terá como sede três países – Quênia, Tanzânia e Uganda -, que receberão o evento em conjunto.

Se as reclamações dos europeus foram sanadas, agora resta saber como os jogadores vão lidar com o calendário cada vez mais apertado. Não só a Copa Africana de Nações, mas outros torneios de seleções e de clubes prometem acarretar uma quantidade exagerada de partidas por temporada. A ver cenas dos próximos capítulos.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus Cristianini

Formado em Jornalismo pela Unesp, é apaixonado por esportes, acima de tudo futebol. Ama escrever sobre o que acontece dentro e fora de campo. Após passar por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia, se juntou à equipe da Trivela com muita vontade de continuar crescendo.
Botão Voltar ao topo