Camarões suspende 62 jogadores por mentir idade – um deles esteve na Copa Africana de Nações
Entre os 62 "gatos" identificados pela federação, um deles representou Camarões na última Copa Africana de Nações

Tema recorrente no futebol africano, os “gatos” voltaram a miar. Desta vez, Camarões identificou e suspendeu 62 jogadores por mentirem suas idades, incluindo um atleta que representou a seleção na última Copa Africana de Nações. A lista dos fraudulentos foi divulgada pela Federação Camaronesa de Futebol (FECAFOOT) no último final de semana, às vésperas dos playoffs da MTN Elite One (principal divisão do país).
O nome que mais chamou a atenção foi o de Wilfried Nathan Douala, que foi chamado por Rigobert Song para representar Camarões na CAN realizada na Costa do Marfim entre janeiro e fevereiro deste ano. À época, a convocação do meia foi uma surpresa. Segundo a FECAFOOT, o jogador do Victoria United mentiu sobre sua idade e, como punição, foi impedido de disputar a próxima fase do campeonato local.
Douala, por sua vez, alegava ter 17 anos, mas a federação não confirmou a verdadeira idade do atleta. Fato é que o meia se junta a outros 61 “gatos” desmascarados por Camarões. Essa postura da federação pretende diminuir os problemas administrativos enfrentados anteriormente durante e após o término da última temporada do futebol do país.
Mais do que isso, esse é o terceiro ano seguido que Camarões pune jogadores por mentirem suas idades. Em meados de 2022, a FECAFOOT convocou 44 atletas de oito clubes diferentes para uma audiência sobre supostas fraudes de idade ou identidade. Seis meses depois, em janeiro de 2023, um escândalo abalou a federação quando 21 integrantes da seleção sub-17 foram suspensos pelo mesmo problema.
ESCÂNDALO EM CAMARÕES! ??
A Federação Camaronesa excluiu 62 jogadores da liga nacional por falsificação de idade.
Entre eles, Wilfried Nathan Douala, convocado por Camarões à Copa Africana. Ele dizia ter 17 ANOS. pic.twitter.com/y1QcsL2FMi
— Ponta de Lança (@pontalancapdl) March 11, 2024
Por conta dos antigos casos de “gatos” na África, os sucessos dos países do continente nas competições internacionais de base foram acompanhados de alegações de jogadores mais velhos atuando entre os mais novos. O presidente da FECAFOOT, Samuel Eto'o, quer erradicar a polêmica em Camarões.
Douala e sua convocação por Camarões
Considerado um dos grandes talentos de Camarões, Wilfried Nathan Douala apareceu na lista Song para a disputa da Copa Africana de Nações. O problema é que sua imagem viralizou nas redes sociais antes do início da competição por não aparentar ter 17 anos. Na teoria, o meia do Victoria United era o jogador mais jovem a ser chamado pelos Leões Indomáveis para jogar o torneio.
Em meio a polêmica, Douala sequer entrou em campo pela seleção camaronesa, eliminada nas oitavas de final para a Nigéria, que foi finalista da Copa Africana e perdeu o título para os anfitriões. Com isso, o meia sequer fez sua estreia pelo time principal dos Leões Indomáveis, voltando para casa sob muita suspeita de mentir a idade perante à comunidade mundial do futebol.
Após um início de carreira meteórico, Wilfried Nathan Douala agora pode sofrer punições ainda mais severas em Camarões. Isso porque a fraude etária levanta vários problemas para a FECAFOOT e a Confederação Africana de Futebol (CAF), cuja integridade dos órgãos é colocada em xeque. Portanto, o meia do Victoria United provavelmente vai enfrentar uma suspensão ainda maior para competir em torneios internacionais
Escândalo no futebol de Camarões: lista publicada pela federação aponta 62 jogadores acusados de forjar identidades falsas, entre eles Wilfried Douala, convocado para a última CAN e registrado como nascido em junho de 2006 (seria o mais jovem do torneio). pic.twitter.com/uQrZwjmfN1
— Leonardo Bertozzi (@lbertozzi) March 11, 2024
Camarões também demonstra preocupação referente ao quanto a prática de mentir idade está difundida nas categorias de base dos clubes do país. A ação da federação indica que a recente punição aos 62 jogadores pode ser apenas a ponta do iceberg. Agora, resta aguardar novas investigações da FECAFOOT para localizar novos “gatos”.