Brincadeira ou desrespeito? Polêmica que tomou conta da Copa Africana ganha novo capítulo
Comemoração de gol da classificação argelina sobre o Congo extrapolou as quatro linhas do gramado
É possível afirmar que a edição atual da Copa Africana de Nações tem um símbolo: o torcedor da República Democrática Congo Michel Kuka Mboladinga. Se você acompanhou a CAN 2025 nem que seja minimamente, certamente ouviu falar dele.
Foi justamente Michel Kuka que acabou sendo alvo de deboche após a eliminação dos Leopardos para a Argélia (0-1 na prorrogação, na última terça-feira (06), em duelo válido pelas oitavas de final da CAN 2025. A Federação Argelina de Futebol (FAF), porém, decidiu consertar a situação constrangedor.
Jogador da Argélia provoca Michel Kuka
Torcedor icônico dos Leopardos durante esta CAN, Michel Kuka Mboladinga viralizou ao redor do mundo ao permanecer imóvel nas arquibancadas durante os jogos da seleção da RD Congo.
Penteado e óculos à imagem de Patrice Lumumba, figura histórica da independência congolesa, calças vermelhas sobrepostas por um paletó azul (cores emblemáticas da bandeira), Michel Kuka estava novamente com o braço direito levantado nesta terça-feira durante toda a partida no Estádio Moulay Hassan, em Rabat, no Marrocos.
Após o gol na prorrogação, Mohamed Amoura, jogador do Wolfsburg, se apresentou diante do torcedor-estátua para imitá-lo. Uma sequência que não escapou às câmeras e também viralizou nas redes sociais.
AMOURA QUI IMITE LA STATUE CONGOLAISE 😂😂😂👋🏽👋🏽👋🏽 pic.twitter.com/RIGd99TwQy
— La Vague Verte ⭐️🇩🇿⭐️ (@la_vagueverte) January 6, 2026
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Michel Kuka zombado por torcedores argelinos
Paralelamente, Michel Kuka se tornou o alvo preferido das provocações dos torcedores argelinos. Em Argel, capital do país, um indivíduo foi visto reproduzindo sua postura, enquanto nas redes sociais ele foi caricaturado como um avião transportando os Leopardos de volta para casa. Uma brincadeira normal para alguns, um desrespeito para outros que acham que as zombarias foram longe demais e que lembram que a Argélia apoiou Lumumba, que até possui uma rua com seu nome na capital.
NANNNNNN INTERNET C’EST TROP MÉCHANT MDDRRRE pic.twitter.com/OSwFFksl2N
— La Vague Verte ⭐️🇩🇿⭐️ (@la_vagueverte) January 6, 2026
Após a partida, Michel Kuka foi visto chorando, enxugando suas lágrimas, e até mesmo carregado por seus compatriotas presentes no estádio.
PTDRRRRRRRRRR LA STATUE DE LA RDC APRÈS LE BUT DE L’ALGÉRIE JE PLEURE DE RIRE 🤣 pic.twitter.com/P5rETzIs7y
— 17•🇨🇮 (@sergetrevorr) January 6, 2026
O homem-estátua Michel Kuka vai posar com os jogadores da Argélia
Enquanto essas zombarias geraram reações mistas, a Federação Argelina de Futebol (FAF) decidiu consertar a situação.
O jornalista Lassana Camara revela que a entidade quer enviar um comboio para buscar Michel Kuka e levá-lo até o hotel Marriott de Rabat, onde os Fennecs estão hospedados. “Todos os jogadores argelinos querem conhecê-lo, agradecê-lo e confraternizar com ele”, explica o colega.
🚨| Geste fort et hautement symbolique de la Fédération algérienne ⚽️🇩🇿.
— Lassana Camara | #CAN2025 ⚽️🥇 (@mauritaniefoot) January 7, 2026
Un convoi officiel a été dépêché pour aller chercher le célèbre supporter congolais Lubumba.
Actuellement en route entre Casablanca et Rabat, il rejoindra l’hôtel Marriott, où tous les joueurs algériens… pic.twitter.com/8XnsM8p63k
Uma maneira de a Argélia demonstrar que respeita o legado de Lumumba. Isso pode resultar em uma das mais belas imagens desta CAN.
Mohamed Amoura se desculpa após sua provocação
Paralelamente, Mohamed Amoura fez questão de apresentar suas desculpas nas redes sociais:
“Quero esclarecer uma coisa: naquele momento, eu não sabia o que a pessoa ou o símbolo presente na arquibancada representava. Simplesmente quis fazer uma brincadeira, em um espírito de boa-fé, sem nenhuma má intenção nem vontade de provocar quem quer que seja. Respeito o Congo e sua seleção. Sinceramente, desejo a eles o melhor e espero que se classifiquem para a Copa do Mundo. Se minha atitude pôde ser mal compreendida, lamento sinceramente, pois não era absolutamente minha intenção”, declarou o ponta do Wolfsburg, que terá a oportunidade de explicar tudo isso diretamente ao principal envolvido.
Este artigo é uma adaptação de um artigo publicado por nosso site parceiro Afrik Foot.



