A Confederação de Futebol da Ásia (AFC) sorteou nesta quarta-feira os grupos da segunda fase das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. O sorteio foi realizado em Kuala Lumpur, na Malásia. As principais potências do continente conheceram seus adversários para começarem a caminhada rumo à Copa do Mundo do Catar. Como as Eliminatórias da AFC valem vaga também para a Copa da Ásia, o Catar entra na disputa, mesmo já classificado à Copa do Mundo como país-sede, para tentar a classificação para o torneio continental.

Na Ásia, as Eliminatórias da Copa possuem quatro fases. Na primeira, funciona como uma preliminar, com os times piores colocados asiáticos no ranking da Fifa. São confrontos eliminatórios, em jogos de ida e volta, que foram realizados em junho. Mongólia superou Brunei; Sri Lanka venceu Macau; Bangladesh passou por Laos; a Malásia massacrou Timor Leste; Camboja superou o Paquistão; e, por fim, Guam eliminou o Butão. Essas seis seleções se juntam aos 34 times melhores colocados da Ásia no ranking da Fifa.

São oito grupos de cinco times, com os cabeças de chave definidos também pelos times melhores colocados no ranking da Fifa. Os times são distribuídos em cinco potes diferentes, com as seleções do primeiro deles, melhores colocadas, sendo cabeças de chave, e um time de cada pote em cada um dos grupos, de forma a tentar equilibrar a disputa.

As seleções do pote 1 foram: Irã (20º), Japão (28º), Coreia do Sul (37º), Austrália (43º), Catar (55º), Emirados Árabes Unidos (67º), Arábia Saudita (69º) e China (73º). Irã e Iraque, rivais históricos, caíram no mesmo grupo. A Austrália tem a Jordânia como principal desafio no seu grupo. Já a Arábia Saudita terá um jogo duro: enfrenta o Uzbequistão, que sempre está próximo de conseguir a classificação à Copa. O Catar não tem adversários de muita força no seu grupo, assim como o Japão.

A China tem a perigosa Síria para enfrentar. Emirados Árabes parece no grupo mais equilibrado, com Tailândia, Malásia e Indonésia, além do Vietnã, que parece a seleção mais fraca. A Coreia do Sul tem um grupo fraco no geral, mas com um adversário complicado: a Coreia do Norte, que foi à Copa de 2010 e pode complicar.

Os grupos ficaram assim:

Resultado do sorteio da 2ª fase:

Grupo A: China, Síria, Filipinas, Maldivas, Guam

Grupo B: Austrália, Jordânia, Taipei, Kuwait, Nepal

Grupo C: Irã, Iraque, Bahrain, Hong Kong, Camboja

Grupo D: Arábia Saudita, Uzbequistão, Palestina, Iêmen, Cingapura

Grupo E: Bangladesh, Omã, Índia, Afeganistão, Catar

Grupo F: Japão, Quirguistão, Tajiquistão, Myanmar, Mongólia

Grupo G: Emirados Árabes Unidos, Vietnã, Tailândia, Malásia, Indonésia

Grupo H: Coreia do Sul, Líbano, Coreia do Norte, Turcomenistão, Sri Lanka

Todos jogam contra todos no grupo, totalizando assim oito jogos para cada time. Esta fase começa no dia 5 de setembro de 2019 e vai até 9 de junho de 2020. Apenas o vencedor de cada grupo tem passagem assegurada à terceira fase, que é o momento decisivo de classificação à Copa.

Os quatro melhores segundos colocados também avançam, totalizando 12 times, que serão divididos em três grupos de quatro times. Os times que avançarem a essa fase também se classificam para a Copa da Ásia – que ainda terá os segundos colocados que também não avançarem, chegando ao total de 16 seleções. A próxima edição da Copa da Ásia será em 2023, na China. está marcada para janeiro de 2023, o que será será curioso, já que a Copa do Mundo de 2022 será disputada de 21 de novembro a 18 de dezembro.