Sem categoria

VAI, ITÁLIA! Azzurra sofre, vence Irlanda e se classifica

Itália, tradição e sufoco. Foi assim a definição do Grupo C da Eurocopa, que teve vitória magra da Itália, com muito sofrimento. O gol de Cassano, ainda no primeiro tempo, fez a Azzurra vencer o jogo por 2 a 0, com gol no final do jogo, garantindo a vantagem e a classificação – apenas porque a Espanha venceu a Croácia, o que garantiu a passagem.

Prandelli mudou o esquema, voltando ao 4-3-1-2 das eliminatórias. Balzaretti e Abate entraram nas laterais, dando mais força na linha defensiva. No atacante, Di Natale ganhou a vaga de Balotelli. Se no primeiro jogo o primeiro substituiu o segundo e fez o gol, desta vez foi o inverso. O polêmico Balotelli entrou em campo e marcou um golaço, que definiu a vitória por 2 a 0 já aos 44 minutos do segundo tempo.

A Itália foi melhor do que em outros jogos, mas sofreu até o final, como é tradicional à seleção nas grandes competições. A Espanha avançou às quartas de final como primeira colocada com sete pontos, com a Itália em segunda com cinco e a Croácia, eliminada, com quatro. A Irlanda terminou sem pontos.

Destaque do jogo

Postura da Irlanda. Eliminada, foi para cima dos italianos no final do jogo, dando um sufoco na Azzurra. Buffon precisou intervir para evitar o gol. Não se conformou com a derrota, ainda que não valesse a classificação. E quase complicou.

Momento-chave

O lance do gol italiano. Di Natale recebeu livre, driblou o goleiro e chutou quase sem ângulo. O zagueiro St Ledger tirou quase em cima da linha, a bola ainda ficou com a Itália e Cassano chutou de longe e Given soltou de forma estranha para escanteio. Foi deste escanteio que saiu o gol.

Os gols

35’/1T: Após cobrança de escanteio, Cassano tocou de cabeça no meio da área, Given ainda tocou na bola e Duff tirou, mas a bola já estava dentro.

45’/2T: Escanteio cobrado por Diamanti e Balotelli finalizou de voleio para marcar um golaço, no meio da área.

Curiosidade

É a primeira vez na história da Euro que os times titulares tem uma média de idade superior a 30 anos. Times envelhecidos.

Ficha técnica

Itália 2×0 Croácia

Local: Estádio Municipal de Poznan, em Poznan (POL)
Data: 18/jun, segunda-feira
Árbitro: Cuneyt Çakir (TUR)
Gols: Antonio Cassano aos 35’/1T, Mario Balotelli aos 45’/2T (Itália)
Cartões Amarelos: Federico Balzaretti, Daniele De Rossi (Itália), John O’Shea, Sean St Ledger, Keith Andrews (Irlanda)
Cartão vermelho: Keith Andrews (Irlanda)

Itália
Gianluigi Buffon; Ignazio Abate, Andrea Barzagli, Giorgio Chiellini (Leonardo Bonucci aos 11/2T) e Federico Balzaretti; Andrea Pirlo, Claudio Marchisio, Daniele De Rossi e Thiago Motta; Antonio Cassano (Alessandro Diamanti aos 18’/2T) e Antonio Di Natale (Mario Balotelli aos 29’/2T). Técnico: Cesare Prandelli

Irlanda
Shay Given; John O’Shea, Richard Dunne, Sean St Ledger e Stephen Ward; Aiden McGeady (Shane Long aos 20’/2T), Glenn Whelan, Keith Andrews e Damien Duff; Robbie Keane (Simon Cox 40’/2T) e Kevin Doyle (Jon Walters aos 31’/2T). Técnico: Giovanni Trapattoni

Mostrar mais

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo