Sem categoria

Uefa aprova plano de “fair play financeiro”

O comitê executivo da Uefa aprovou nesta terça-feira o plano que obrigará os clubes a evitar gastos exorbitantes no futuro.

A princípio, a regra que ficou conhecida como “fair play financeiro” impedirá que os times gastem mais do que a receita que são capazes de gerar, acabando com a tendência de donos bilionários investindo fortunas.

“Não queremos matar ou machucar os clubes. Pelo contrário, queremos ajudá-los no mercado”, disse o presidente Michel Platini aos jornalistas nesta terça. “Os times que disputam as nossas competições concordaram de forma unânime com nossos princípios”.

Platini afirmou que as novas regras serão implementadas a partir da temporada 2012/13, e que os clubes incapazes de se adaptar podem ser impedidos de disputar os torneios continentais. A mudança não afetará os campeonatos nacionais.

O apoio da Associação Europeia de Clubes (ECA) e do Conselho Estratégico de Futebol Profissional (PFSC), integrado pelas ligas europeias e pela federação internacional dos jogadores, foi decisivo para o sucesso do projeto.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo