Uefa anuncia os trios de arbitragem para a Eurocopa

A Uefa divulgou nesta quarta-feira os 12 trios de arbitragem escolhidos para a Eurocopa-2008, em junho, na Áustria e na Suíça. A entidade escolheu trios com árbitros e assistentes do mesmo país, com experiência em competições internacionais – especialmente a Liga dos Campeões.
“Nunca é fácil definir a lista final de nomes para um torneio de tanto prestígio”, comentou o presidente do comitê de arbitragem da Uefa, Angel María Villar Llona. “De qualquer forma, estes são os melhores e merecem a chance. A idéia de trabalhar com trios pré-definidos começou na Euro 2004, e permite que eles trabalhem juntos nas competições domésticas e da Uefa por um longo período”.
O sistema de comunicação de voz entre a equipe de arbitragem será usado nas 31 partidas da competição. Os 12 árbitros, 24 assistentes e oito quartos árbitros participarão de um seminário entre os dias 14 e 17 de abril, em Regensdorf, na Suíça. Eles farão testes físicos e receberão instruções para o torneio.
A equipe ficará concentrada a partir de 3 de junho, também em Regensdorf. No dia 26, os árbitros selecionados para os jogos finais se deslocam para Viena. Ficarão à disposição do grupo um fisioterapeuta, um médico e um preparador físico.
A Uefa ainda determinou que nenhum dos árbitros escolhidos para a Eurocopa poderá apitar amistosos de preparação das 16 seleções classificadas.
Confira a lista de árbitros, assistentes e quartos árbitros:
1 Konrad Plautz (Áustria)
Assistentes: Egon Bereuter, Markus Mayr
2 Frank De Bleeckere (Bélgica)
Assistentes: Peter Hermans, Alex Verstraeten
3 Howard Webb (Inglaterra)
Assistentes: Darren Cann, Mike Mullarkey
4 Herbert Fandel (Alemanha)
Assistentes: Carsten Kadach, Volker Wezel
5 Kyros Vassaras (Grécia)
Assistentes: Dimitris Bozatzidis, Dimitris Saraidaris
6 Roberto Rosetti (Itália)
Assistentes: Alessandro Griselli, Paolo Calcagno
7 Pieter Vink (Holanda)
Assistentes: Adriaan Inia, Hans ten Hoove
8 Tom Henning Ovrebo (Noruega)
Assistentes: Geir Age Holen, Erik Raestad
9 Lubos Michel (Eslováquia)
Assistentes: Roman Slysko, Martin Balko
10 Manuel Enrique Mejuto González (Espanha)
Assistentes: Juan Carlos Yuste Jiménez, Jesús Calvo Guadamuro
11 Peter Fröjdfeldt (Suécia)
Assistentes: Stefan Wittberg, Henrik Andrén
12 Massimo Busacca (Suíça)
Assistentes: Matthias Arnet, Stéphane Cuhat
Quartos árbitros: Ivan Bebek (Croácia), Stéphane Lannoy (França), Viktor Kassai (Hungria), Kristinn Jakobsson (Islândia), Grzegorz Gilewski (Polônia), Olegário Benquerença (Portugal), Craig Thomson (Escócia), Damir Skomina (Eslovênia).