Sem categoria

Uefa aceita Gibraltar como membro-provisório

A Uefa admitiu nesta sexta-feira a inclusão de Gibraltar como membro-provisório da entidade. A decisão foi tomada com base na notificação do Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), em julho, com parecer favorável à colônia britânica, que tenta há vários anos obter a filiação definitiva.

“O comitê executivo da Uefa não teve outra escolha a não ser admitir Gibraltar como membro-provisório. Além disso, a entidade também observou a decisão do comitê-executivo da Fifa. Nela, foi apontado que Gibraltar não obedece às condições estatutárias para se tornar um membro”, explicou a Uefa por meio de um comunicado oficial.

Pelo regulamento da Uefa, apenas países reconhecidos pelas Nações Unidas como estados independentes poderiam se tornar membros filiados à entidade. No entanto, o TAS avaliou que a regra, introduzida em 2001, não se aplica ao caso de Gibraltar, que havia entrado com pedido de filiação em 1999.

Em janeiro, em seu congresso anual, a Uefa planeja barrar a entrada da colônia, quando será realizada uma votação. O TAS estabeleceu o encontro, em 25 e 26 de janeiro em Düsseldorf, como data-limite para que a Uefa conceda o status de “membro com plenos direitos” à Associação de Futebol de Gibraltar. Ou seja, teria direito a voto, disputar torneios e filiar-se à Fifa.

No entanto, na reunião do comitê executivo da Fifa, realizada na última quarta-feira, a Fifa anunciou que não admitirá a inclusão de Gibraltar como um de seus membros. A entidade alega que a colônia britânica “não atende os requisitos estatutários para atingir tal condição”.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo