Sem categoria

Uefa abre candidaturas para Euro 2016

A corrida para sediar a Euro 2016 começa na próxima segunda-feira. O comitê executivo da Uefa, reunido nesta quinta em Lyon, aprovou o processo de análise das candidaturas a receber o torneio, que terá pela primeira vez a participação de 24 seleções.

Na primeira fase do processo, as federações interessadas terão até o dia 9 de março de 2009 para enviar uma carta de intenções à Uefa. A entidade, então, se reservará o direito de limitar a disputa a três ou quatro candidaturas. A seguir, virá a etapa do caderno de encargos, que terá de ser preenchido e devolvido à Uefa até 15 de fevereiro de 2010. A última etapa será de visitas aos países candidatos, começando em março de 2010. A decisão sobre a sede deve ser tomada em maio do mesmo ano.

Serão permitidas candidaturas conjuntas de dois ou, em circunstâncias excepcionais, até três países. De acordo com o secretário-geral da Uefa, David Taylor, a recomendação é de que as candidaturas tenham nove estádios para os jogos, podendo sugerir outros três como suplentes.

O comitê executivo ainda aprovou a Dinamarca como sede da fase final do Europeu sub-21, em 2011, que definirá os representantes europeus para os Jogos Olímpicos de Londres, no ano seguinte. Outra decisão tomada foi a de compensar as emissoras de televisão que transmitiram a Euro 2008 pela queda de sinal durante a semifinal entre Alemanha e Turquia.

Sobre a experiência com quintetos de arbitragem em jogos do Europeu sub-19, realizada este ano, a Uefa informou que a International Board, responsável pelas regras do futebol, receberá um relatório antes de sua próxima reunião anual.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo