Turquia – Cinco perguntas

Que colocação no torneio seria considerada um sucesso?
Passar de fase em um grupo com adversários fortes como Suíça, Portugal e República Tcheca, em tese, já seria um grande resultado. Chegar à Euro, aliás, já é um sucesso para a Turquia, ausente da edição de 2004.
Um sucesso na Euro pode impulsionar o futebol no país?
O futebol turco, especialmente nos últimos dez anos, já vem crescendo muito e fazendo campanhas dignas em competições européias, além do terceiro lugar na Copa de 2002. Ainda assim, voltar a obter bons resultados com a seleção é uma pretensão real e pode, sim, impulsionar ainda mais o esporte no país.
Quem, entre os 23, que está no seu primeiro grande torneio e pode arrebentar?
Arda Turan. Com 21 anos, o meia-externo do Galatasaray foi destaque no último título nacional e está cotado para ser titular na Eurocopa.
Esse grupo tem qualidades para chegar em 2010?
Um dos trunfos do futebol turco vem sendo, indiscutivelmente, a renovação. A safra que fez grande campanha na Copa 2002 praticamente já foi substituída. O bom desempenho do país, sobretudo em torneios sub-17, ratifica a boa formação de jogadores jovens.
Qual a média de público do campeonato nacional?
Cerca de 14 mil pessoas por jogo.
Campanha
12 J, 7V, 3E, 2D, 25GP, 11GC
TÉCNICO
Fatih Terim
04/09/1953, Adana
Terim foi um dos principais zagueiros da história do Galatasaray, onde atuou por 11 anos e atingiu carreira internacional com a Seleção. Como treinador, esteve à frente do país pela primeira vez de 1993 a 1996. Dirigindo os Leões de Istambul, ganhou a Copa Uefa e foi tetracampeão nacional. Voltou ao clube sem grande alarde após passar rapidamente por Fiorentina e Milan e não colheu também grandes resultados. Está há três anos novamente no comando da Turquia, e após não ir à Copa do Mundo, conseguiu pôr o país na Eurocopa de 2008.