Sem categoria

Três equipes de Gotemburgo planejam fusão

Três dos quatro clubes profissionais de Gotemburgo discutem uma polêmica maneira de se fortalecerem e diminuírem seus custos. GAIS, Örgryte IS e BK Häcken planejam uma fusão, nos mesmos moldes do Kobenhavn, da Dinamarca.

A baixa média de público no campeonato sueco e o aumento de custos para a disputa do torneio motivaram as três equipes a encontrar uma saída para seus problemas financeiros. O IFK, o quarto clube da cidade e o de maior torcida entre eles, nem pensou nesta hipótese e rejeitou a idéia.

Em 1992, AB Kobenhavn e B1903 Kobenhavn se fundiram e criaram o Kobenhavn. De lá para cá, o novo clube sagrou-se seis vezes campeão dinamarquês e até esteve na fase de grupos da Liga dos Campeões.

“Essa é uma possibilidade que devemos considerar. Não há dúvida que existe um grande lado sentimental entre os torcedores, mas há também os balanços dos clubes. Hoje, quatro equipes brigam pelo mesmo dinheiro, os mesmos patrocinadores e a cidade não é grande o suficiente para que todos alcancem o topo”, explicou Christer Wallin, presidente do GAIS.

No entanto, a proposta não caiu muito bem para os torcedores. “Em um primeiro momento, achei que fosse uma piada. Quando percebi que não era, doeu. A direção deveria saber que uma atitude dessas mata o coração e a alma destes clubes. Não podemos deixar isso acontecer, é ridículo”, protestou David Landerin, chefe da torcida do GAIS.

Caso a proposta seja levada para frente, o novo clube se chamaria FC Gothia. “Se a torcida não quiser, a fusão não acontecerá, mas devemos pelo menos considerá-la”, concluiu Wallin.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo