Times mais populares… da Rússia

O Sports.ru divulgou nesta quinta-feira uma pesquisa encomendada pelo Zenit São Petersburgo à empresa de pesquisas Nielsen sobre os times mais populares da Rússia. O resultado foi surpreendente.

Na primeira posição aparece justamente o Zenit, time mais vitorioso do país nos últimos anos, com 27% da preferência popular. Na sequência vem o Spartak Moscou, com 16%, CSKA Moscou, 13%, Rubin Kazan, 5%, e Lokomotiv Moscou e Dynamo Moscou, ambos com 4%.

Os dados derrubam a tese quase oficial de que o Spartak é o time mais popular do país. Historicamente sempre foi, mas a seca de títulos parece surtir efeito (são dez anos sem conquistar o Campeonato Russo), enquanto o vigor econômico da Gazprom impulsionou o Zenit para o topo da lista.

As informações, de qualquer modo, precisam ser bem analisadas para entender essa possível inversão. São Petersburgo é a segunda maior cidade do país, com 4,8 milhões de habitantes, bem atrás de Moscou, com 11,5 milhões. E a maior parte dessa “nova” torcida do Zenit não está na cidade do clube, e sim nas que não possuem times na primeira divisão – como Ecaterimburgo, quarta no ranking das maiores. Ou seja, uma boa parcela desses novos torcedores vem da empolgação dos títulos, e o Zenit soube aproveitar isso, enquanto os moscovitas ficaram parados no tempo.

Em números totais, o clube da Gazprom soma 12,6 milhões de torcedores, o Spartak 8,2 milhões e o CSKA 6,7 milhões.

Por fim, a pesquisa, que entrevisou 19 mil pessoas em 38 cidades, também mostra situações curiosas e outras louváveis. Empatados com Lokomotiv e Dynamo aparecem Barcelona, Chelsea e Manchester United – fruto da globalização do esporte, que invadiu a Rússia pós-URSS. E como dado histórico valiosíssimo, a permanência do Rotor, atualmente na terceira divisão, na liderança da preferência em Volvogrado, cidade com mais de 1 milhão de habitantes e com papel decisivo na história da nação.

Adendo: por mais que a pesquisa seja encomendada pelo Zenit, a empresa que a relizou é confiável. Tanto que o Sports.ru, que é um ótimo site, publicou.

Mostrar mais

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo