Sem categoria

Shakhtar inicia defesa do título na Europa

A Liga Europa, que substituiu a extinta Copa Uefa, dará seu pontapé inicial nesta quinta-feira, com confrontos entre grandes equipes. O Lille recebe o Valencia, enquanto o Genoa encara o Slavia Praga em casa, assim como o Fulham visita o CSKA Sofia, e o grego Panathinaikos tem difícil confronto com o turco Galatasaray.

Último campeão do torneio europeu, o Shakhtar Donetsk visita o Club Bruggre, visando defender o posto no continente. A equipe belga não deve ser adversário muito difícil para os ucranianos, após ter passado com aperto pelos play-offs, chegando na disputa de pênaltis contra o Lech Poznan, da Polônia. O clube comandado por Adrie Koster precisa de um desempenho muito mais convincente se quiser superar o detentor do título da Copa Uefa, pelo Grupo J, que também conta com Partizan e Toulouse.

O destaque para o Grupo A são Ajax, que recebe o Timisoara da Romênia, e Anderlecht, que visita o Dínamo Zagreb. No Grupo B, o Lille, que derrotou o Racing Genk da Bélgica nos play-offs, não começou bem no Campeonato Francês, com apenas uma vitória em cinco partidas, na décima sexta posição. Já o Valencia tem dois triunfos em dois jogos no Espanhol, figurando atualmente na terceira colocação.

Nas classificatórias, o time espanhol passou com tranquilidade pelo Stabaek da Noruega, com goleada no Mestalla. Completando a chave, o Genoa enfrenta o Slavia Praga, depois de eliminar o Odense da Dinamarca.O clube tcheco superou no aperto o Estrela Vermelha da Sérvia nos play-offs, enquanto o time italiano está no topo da tabela da Serie A, com três vitórias em três jogos, e é certamente favorito para o duelo.

No Grupo C, o Hamburg, que conquistou a sua vaga com toda a tranquilidade possível, com placar final agregado de 8 a 2 contra o Guingamp francês, visita o Rapid Viena na estreia, e é favorito para o duelo. O Celtic, eliminado dos play-offs da Liga dos Campeões, visita o Hapoel Tel Aviv, no confronto que completa a chave.

O Heerenveen encara o Sporting pelo Grupo D, enquanto o Hertha Berlim tem o Ventspils como rival na estreia. No E, o Fulham, que derrotou o Amkar Perm da Rússia nos play-offs, visita o CSKA Sofia, que também deixou para trás uma equipe russa, ao eliminar o Dynamo Moscou. A equipe inglesa não tem tido desempenho regular na Premier League, com duas vitórias e duas derrotas nos quatro primeiros jogos do Campeonato Inglês.

Já o Basel recebe a Roma, que vai mal no Campeonato Italiano, com apenas três pontos em três jogos, com uma vitória e duas derrotas, mas que passou pelos play-offs com incrível goleada de 7 a 1, fechando placar agregado de 10 a 4 contra o Kosice, da Eslováquia.

Panathinaikos e Galatasaray prometem ser o destaque do Grupo F, enquanto o G conta com a Lazio, que enfrenta o Red Bull Salzburg, e o Villarreal, que recebe o Levski Sofia. Para o confronto, a equipe espanhola não conta com marcos Senna, que se machucou no último compromisso da seleção da Espanha contra a Estônia, mas terá de volta Nilmar e Iván Marcano.

O outro representante inglês é o Everton, que recebe o AEK pelo Grupo I, que também conta com Benfica e BATE Borisov. O clube de Goodison Park não vem em boa fase, com apenas uma vitória e três derrotas na Premier League, mas é favorito para o confronto contra a equipe grega, que venceu os romenos do Vaslui na etapa classificatória. O time da Belarus superou o Litex Lovech da Bulgária, com placar agregado de 5 a 0 nos play-offs, enquanto o clube português deixou para trás o ucraniano Vorskla Poltava.

Para encerrar as chaves, o Nacional, com apenas dois pontos em quatro jogos no Campeonato Português, recebe o Werder Bremen, em sexto na Bundesliga, e o Athletic Bilbao volta a disputar torneios europeus depois de cinco anos, com o conhecido adversário: o Austria Viena. Fran Yeste é dúvida para os austríacos, com dores musculares.

Confira os confrontos da Liga Europa de quinta-feira

Grupo A
Dínamo Zagreb x Anderlecht
Ajax x Timisoara

Grupo B
Lille x Valencia
Genoa x Slavia Praga

Grupo C
Rapid Viena x Hamburg
Hapoel Tel Aviv x Celtic

Grupo D
Heerenveen x Sporting
Hertha Berlim x Ventspils

Grupo E
CSKA Sofia x Fulham
Basel x Roma

Grupo F
Panathinaikos x Galatasaray
Sturm Graz x Dinamo Bucareste

Grupo G
Lazio x Red Bull Salzburg
Villarreal x Levski Sofia

Grupo H
Fenerbahçe x Twente
Steaua Bucareste x Sheriff Tiraspol

Grupo I
Everton x AEK
Benfica x BATE Borisov

Grupo J
Partizan x Toulouse
Club Brugge x Shakhtar Donetsk

Grupo K
Sparta Praga x PSV
Cluj x Kobenhavn

Grupo L
Nacional x Werder Bremen
Athletic Bilbao x Austria Viena

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo