Liga EuropaSem categoria

Sem dar brechas, Sporting supera Man City em Lisboa

O Sporting deixou para trás a má fase no Campeonato Português e conquistou um resultado louvável diante do Manchester City, pelas oitavas de final na Liga Europa. Com um gol de calcanhar do zagueiro Xandão, os leões seguraram os Citizens no José Alvalade, alcançando vitória por 1 a 0. Agora o empate será suficiente para os portugueses no jogo de volta, que acontece na próxima quinta-feira, no Etihad Stadium.

Os Citizens começaram a partida com maior posse de bola no ataque, mas foi o Sporting quem teve as melhores chances nos primeiros lances. Aos quatro minutos, Stijn Schaars tentou surpreender Joe Hart da intermediária, mas errou o alvo. Pouco depois, João Pereira invadiu a área pela direita e chutou forte, exigindo boa defesa de Hart. Do outro lado, a resposta veio em cabeçada de Kolo Touré que Rui Patrício fez intervenção fantástica à queima-roupa.

A partida seguiu equilibrada nos momentos seguintes. O Man City esteve perto de abrir o marcador aos 23 minutos, em chute de Gareth Barry da entrada da área que passou a centímetros da meta portuguesa. Os leões cresceram nos minutos anteriores ao intervalo, chegando com um pouco mais de perigo ao gol de Hart. Aos 34, Matías Fernández arriscou de longe, mas seu chute saiu sem direção.

O Manchester City tentou retomar o controle da partida no segundo tempo. Aos seis minutos, porém, sofreu o revés. Joe Hart rebateu falta cobrada por Matías Fernández e espalmou chute de Xandão, mas nada pôde fazer na segunda tentativa do zagueiro, que, de calcanhar, completou para as redes. No minuto seguinte, Sergio Agüero tentou reduzir o prejuízo, exigindo boa defesa de Rui Patrício.

Roberto Mancini tentava melhorar as ações ofensivas de seu time e tirou Gareth Barry, colocando em campo Samir Nasri. Logo no primeiro lance após a entrada do francês, Alexander Kolarov arrematou da entrada da área, levando muito perigo à meta leonina. Do outro lado, Ricky van Wolfswinkel quase ampliou em jogada rápida, batendo para boa defesa de Hart.

Tentando pressionar durante o final do jogo, os Citizens acertaram a trave aos 24 minutos. Kolarov cruzou da esquerda e, sem que ninguém tocasse na bola, ela tocou no travessão antes de sair pela linha de fundo. Dois minutos depois, o apagado Edin Dzeko deu lugar a Mario Balotelli. Pouco depois da entrada do italiano, David Silva teria boa oportunidade, mas finalizou mal.

O domínio dos ingleses se manteve até nos minutos finais, mas o Sporting conseguiu manter sua defesa invicta até o apito final. Aos 41 minutos, o melhor lance aconteceu depois que David Silva cobrou escanteio. Balotelli subiu mais que a defesa e, mais uma vez, o travessão salvou Rui Patrício do empate. Três minutos depois, Agüero finalizaria com o goleiro já no chão, mas Xandão evitou a igualdade mais uma vez.

 

Confira os jogos de ida das oitavas de final da Liga Europa:

Quinta, 8/mar
Sporting 1×0 Manchester City
Twente 1×0 Schalke 04
Atlético de Madrid 3×1 Besiktas
Metalist Kharkiv 0x1 Olympiacos
Manchester United x Athletic Bilbao
Standard Liège x Hannover 96
Valencia x PSV
AZ x Udinese

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo