Sem categoria

Ronaldinho está na lista da Fifa

A Fifa divulgou nesta quinta-feira uma lista com os 30 candidatos ao prêmio de melhor jogador do mundo em 2006. Entre os indicados, estão três brasileiros: Ronaldinho, ganhador do prêmio nos últimos dois anos, Kaká e Adriano. O número caiu em relação a 2005, quando sete jogadores da seleção haviam sido indicados.

O fraco desempenho na equipe na Copa contribuiu para esta queda. Aliás, as duas seleções com maior número de indicados são justamente as duas finalistas do Mundial, cada uma com cinco representantes: França (Thierry Henry, Franck Ribéry, Lilian Thuram, Patrick Vieira e Zinedine Zidane) e Itália (Gianluigi Buffon, Fabio Cannavaro, Gennaro Gattuso, Alessandro Nesta e Andrea Pirlo).

A Alemanha, terceira colocada na competição, está logo atrás com quatro indicados: Michael Ballack, Miroslav Klose, Philipp Lahm e Jens Lehmann. Da relação de 30 nomes, apenas Figo, Ronaldinho e Zidane já conquistaram o troféu. Em 2006, o meia do Barcelona chega com menos força, por conta de suas atuações sem muito brilho tanto na Copa como no início da temporada.

Por clubes, o Chelsea aparece no topo da lista: os Blues têm seis representantes. Barcelona e Milan vêm logo atrás, cada um com quatro atletas. Participam da votação os capitães e treinadores de todas as seleções filiadas à Fifa.

Vinte mulheres também foram previamente selecionadas para o prêmio de melhor jogadora do ano. A alemã Birgit Prinz, ganhadora do prêmio em 2005, não está entre as finalistas. Marta é a única brasileira na relação. 

Em uma cerimônia marcada para 18 de dezembro, em Zurique, serão conhecidos os vencedores.

Veja a relação completa dos indicados:

Itália
Gianluigi Buffon
Fabio Cannavaro
Gennaro Gattuso
Alessandro Nesta
Andrea Pirlo

França
Thierry Henry
Franck Ribéry
Lilian Thuram
Patrick Vieira
Zinedine Zidane

Alemanha
Michael Ballack
Miroslav Klose
Philipp Lahm
Jens Lehmann

Brasil
Ronaldinho
Kaká
Adriano

Inglaterra
Wayne Rooney
Steven Gerrard
Frank Lampard

Portugal
Cristiano Ronaldo
Luís Figo
Deco

República Tcheca
Petr Cech
Thomas Rosicky

Ucrânia
Andriy Shevchenko

Costa do Marfim
Didier Drogba

Camarões
Samuel Eto’o

Gana
Michael Essien

Argentina
Juan Román Riquelme

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo