Sem categoria

Rodada das eliminatórias da Euro tem duelos de líderes

Nesta quarta-feira, a rodada das eliminatórias da Eurocopa-08 terá uma série de confrontos diretos entre seleções que ocupam as primeiras colocações de suas chaves. O destaque vai para o grupo B, com duas partidas de extrema importância. França e Escócia, líder e vice, duelam em Paris; Ucrânia e Itália, em quarto e terceiro, respectivamente, medem forças em Kiev.

No Parc des Princes, os Bleus (19 pontos) recebem a Escócia (18). Uma vitória permitiria aos franceses abrir uma boa diferença para os rivais. Caso a Ucrânia derrote a Itália, a equipe comandada por Raymond Domenech daria um grande passo rumo à classificação para o torneio continental.

O treinador não terá Thierry Henry, suspenso. Com isso, aumentam as chances para David Trezeguet ser escalado ao lado de Nicolas Anelka no ataque, mas há a possibilidade de Karim Benzema ficar com a vaga. Embora William Gallas tenha sido declarado apto para o jogo após se recuperar de uma lesão muscular na coxa, Julien Escudé pode ocupar seu lugar na defesa.

Do lado escocês, Barry Ferguson apimentou o duelo ao afirmar que os franceses eram ‘arrogantes’ por um suposto menosprezo a sua seleção. A Escócia, única equipe que derrotou os Bleus no torneio, terão os desfalques de Gary Teale, Kenny Miller, Russell Anderson e Gary Naismith. Gary Caldwell e Paul Hartley brigam por um lugar no meio-campo.

Em Kiev, a Ucrânia (13 pontos) tenta se manter viva diante da Itália (17). Uma derrota deixaria os donos da casa praticamente fora da disputa. Roberto Donadoni parece tentado a fazer mudanças na equipe que empatou sem gols com a França em San Siro no sábado. No meio-campo, a dúvida está entre escalar Pirlo e Ambrosini ou De Rossi e Aquilani. No ataque, Lucarelli desponta como o favorito para ser titular. Oddo e Panucci disputam a lateral-direita.

Duelos de líderes

No grupo A, a líder Polônia (20 pontos) visita a vice Finlândia (18). Portugal (3°, 16) torce por um empate para se aproximar de ambos. Os Tugas jogam em casa contra a Sérvia (4°, 15), que também está no páreo. Luiz Felipe Scolari não conta com Marco Caneira e Hélder Postiga, machucados. Para o ataque, o treinador ainda não se decidiu entre Quaresma e Simão.

Grécia (1°, 18 pontos) e Noruega (2°, 16) batalham pela ponta do grupo C. A Turquia (3°, 14) recebe a Hungria (5°, nove) para se recuperar do tropeço contra Malta, quando empatou por 2 a 2 no sábado. Uma vitória pode fazer a seleção de Fatih Terim subir para a segunda posição.

Pelo grupo E, a Inglaterra (3°, 17 pontos) enfrenta a Rússia (2°, 18) em Wembley com diversos problemas. Em seu segundo jogo contra um rival direto (ganhou por 3 a 0 de Israel no sábado), o English Team não terá Lampard e Hargreaves, contundidos. Em compensação, Crouch retorna de suspensão e concorre com Heskey para ser o parceiro de Owen no ataque. No meio, Gerrard, que se diz recuperado de uma fissura em um dedo do pé, deve formar dupla com Barry.

Se ganhar da Irlanda (3°, 14 pontos) fora de casa, a República Tcheca (2°, 17) abrirá uma confortável vantagem para os demais concorrentes no grupo D. A líder Alemanha (22) folga e aproveita a pausa para disputar um amistoso contra a Romênia, em Colônia.

A Espanha (3°, 16 pontos) procura se recuperar do fiasco contra a Islândia (1×1) para, enfim, assumir o segundo lugar do grupo F. A Fúria recebe a Letônia (5°, seis) e, caso vença, pode se igualar à líder Suécia 19, com um jogo a menos). Albelda deve ocupar o lugar de Xabi Alonso, expulso em Reikjavik. Capdevilla poderia tomar o lugar de Pernía na lateral-esquerda. A Irlanda do Norte (2°, 16) visita a Islândia (6°, cinco) e terá a volta de David Healy. O artilheiro do torneio, com onze gols, estava com uma contusão na panturrilha.

No grupo G, a Holanda (2°, 17 pontos) tem a chance de se igualar à Romênia (20) na liderança. A Oranje visita a Albânia (4°, nove), mas não deve ter Sneijder em campo. O meia do Real Madrid torceu o tornozelo durante um treino da equipe.

Veja os jogos desta quarta-feira pelas eliminatórias da Eurocopa-08:

Grupo A
Finlândia x Polônia
Cazaquistão x Bélgica
Portugal x Sérvia

Grupo B
Lituânia x Ilhas Faroe
França x Escócia
Ucrânia x Itália

Grupo C
Noruega x Grécia
Bósnia x Moldávia
Turquia x Hungria

Grupo D
Eslováquia x País de Gales
Chipre x San Marino
República Tcheca x Irlanda

Grupo E
Andorra x Croácia
Inglaterra x Rússia
Macedônia x Estônia

Grupo F
Islândia x Irlanda do Norte
Dinamarca x Liechtenstein
Espanha x Letônia

Grupo G
Eslovênia x Bielorrússia
Bulgária x Luxemburgo
Albânia x Holanda

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo