Revés em casa: clubes franceses discordam de Platini

As propostas de Michel Platini para mudar a Liga dos Campeões se mostra cada vez menos popular nos centros mais tradicionais do futebol europeus. A lógica vale mesmo para seus conterrâneos. Nesta sexta, a liga francesa votou uma moção contra as idéias do presidente da Uefa para a principal competição de clubes da Europa.
De acordo com a liga, o projeto “penaliza o futebol francês, como também o dos mais importantes campeonatos da Europa, por desvalorizar os campeonatos e sobrecarregar o calendário a ponto de colocar em risco a Copa da Liga”.
O projeto de Platini, divulgado desde quando o francês era apenas candidato à presidência da Uefa, é de dar mais espaço aos países pequenos na Liga dos Campeões e recuperar o valor das copas nacionais, que perderam peso desde a extinção da Recopa européia.
O dirigente propôs, primeiro, o fim da quarta vaga na LC para os três primeiros colocados no ranking de países da Uefa (hoje, são Espanha, Inglaterra e Itália). Agora, a idéia é fazer que os vencedores das copas nacionais dos 16 países com melhor ranqueamento se enfrentem para ganhar quatro vagas na fase de grupos da Liga dos Campeões. A idéia será examinada e votada em novembro. Se aprovada, entraria em vigor a partir de 2009.