Sem categoria

Reta final do acesso na Europa

A reta final da temporada define quem passará mais um ano amargando a segundona e quem dará o salto para a elite. Alguns retornam, outros chegam lá pela primeira vez. Enquanto isso, para muitos, evitar a queda para a terceira divisão já é um grande feito.

Veja um panorama das principais segundonas e terceironas da Europa:

ITÁLIA – 2ª divisão

Na Série B, o Chievo lidera o caminho para um retorno imediato à primeira divisão. A cinco rodadas do fim, o time de Verona ocupa o topo da tabela com 77 pontos, três acima do modesto Albinoleffe, que ocupa um surpreendente segundo lugar.

Os dois primeiros colocados sobem diretamente para a Série A, e os quatro logo abaixo jogam play-offs pela última vaga – desde que o terceiro não abra dez ou mais pontos de vantagem sobre o quarto, hipótese na qual ele sobe automaticamente. Foi o que aconteceu ano passado, com o Genoa, mas não deve se repetir desta vez.

Lecce, terceiro colocado com 73 pontos, e Bologna, quarto com 72, estão firmes na briga pelo acesso direto. Para o Brescia, quinto com 67, e o Pisa, sexto com 65, as chances são bem menores. De qualquer forma, eles estão praticamente certos nos play-offs, já que o Rimini, sétimo, está bem atrás, com 54 pontos.

Quatro times caem para a Série C1 – três diretamente e o perdedor de um play-off entre 18º e 19º colocados. Os times em situação mais difícil são Cesena, com 27 pontos, e Ravenna, com 28. Spezia e Avellino têm 31 pontos, e o Treviso 32. Com Modena e Vicenza, 16º e 17º, somando 39 pontos, o objetivo para os cinco últimos deve ser pelo menos disputar o play-off.

ITÁLIA – 3ª divisão

A Série C1 se disputa em dois grupos. Os campeões sobem diretamente, e os times colocados entre 2º e 5º disputam play-offs pela segunda vaga de cada grupo para a Série B.

No grupo A, faltando uma rodada, o Sassuolo já garantiu o primeiro acesso de sua história à segunda divisão. O time verde e preto, onde joga o atacante Andy Selva, da seleção de San Marino, soma 63 pontos, quatro acima da vice-líder Cremonese. Cittadella, com 58 pontos, e Foligno, com 56, já estão nos play-offs. Foggia, com 55 pontos, e Padova, com 52, disputam a última vaga na rodada final.

O Verona, campeão italiano em 1985 e rebaixado da Série B no ano passado, chega ao último jogo contra o Manfredonia precisando de um empate para não correr risco de cair diretamente para a quarta divisão. Na melhor das hipóteses, os 'gialloblú' disputarão os play-offs de permanência.

O grupo B também definiu seu promovido direto: a Salernitana, que tem 61 pontos, seis de vantagem sobre o Taranto, segundo colocado. O ex-time de Gennaro Gattuso, Marco Di Vaio e David Di Michele estava fora da Série B desde 2005, quando sofreu rebaixamento administrativo por problemas financeiros que levaram à fundação de um novo clube.

Além do Taranto, já garantiu um lugar nos play-offs o Ancona, com 54 pontos. Quatro times disputam as outras duas vagas: Crotone (52), Lucchese (51), Arezzo (50) e Perugia (50).

ESPANHA – 2ª divisão

A segundona espanhola não tem play-offs: sobem diretamente os três primeiros. Ainda faltam sete rodadas, mas o Numancia, com 68 pontos, está bem colocado para conquistar o acesso, já que a Real Sociedad, quarta colocada, está 12 pontos atrás. Málaga, com 61 pontos, e Sporting Gijón, com 58, fecham a zona de promoção.

Castellón, com 53, e Elche, com 50 pontos, correm por fora. O Celta de Vigo, presença freqüente na primeira divisão, é apenas o décimo na classificação, com 47.

O Gimnàstic de Tarragona, rebaixado na temporada passada, corre risco de cair para a terceira divisão. O time catalão tem 39 pontos, apenas um acima de Albacete e Xerez, que estão na zona de rebaixamento. Os dois últimos são Córdoba (37) e Poli Ejido (33).

ESPANHA – 3ª divisão

Quatro grupos regionalizados definem os 16 times que disputam os play-offs de acesso. A três rodadas do fim, estão garantidos Girona, pelo grupo 3, e Écija, pelo grupo 4. O Rayo Vallecano, ausente da primeira divisão desde 2003, lidera o grupo 1.

INGLATERRA – 2ª divisão

Dois times sobem diretamente para a Premier League, e outros quatro disputam os play-offs de acesso, cuja final se disputa em Wembley. Faltando uma rodada, o West Bromwich, rebaixado em 2006, já está praticamente promovido.

O WBA lidera com 78 pontos, três acima do Hull, mas tem 12 gols de vantagem no saldo e deve confirmar matematicamente o acesso diante do Queens Park Rangers. O Stoke, segundo colocado, tem os mesmos 78, com saldo inferior ao do Hull.

Na última rodada, o Stoke precisará de um empate em casa contra o Leicester, que luta contra o rebaixamento, para obter o acesso. O Hull sobe para a Premier League se vencer no campo do Ipswich e o Stoke for derrotado.

Três times caem para a League One (terceira divisão). Colchester, com 37 pontos, e Scunthorpe, com 45, já estão condenados. O Southampton, com 51, abre a zona de rebaixamento, ficando atrás do Leicester pelo saldo. Sheffield Wednesday (52), Coventry (53) e Blackpool (53) também vão para a última rodada tentando manter o lugar na segundona.

INGLATERRA – 3ª divisão

O time galês do Swansea já garantiu um lugar na segunda divisão, com 89 pontos. Na última rodada, três times disputam a segunda vaga: Doncaster (80), Nottingham Forest (79) e Carlisle (79).

Doncaster e Carlisle pegam os ameaçados Cheltenham e Bournemouth, respectivamente. O Forest, bicampeão europeu em 1979 e 1980, enfrenta o já salvo Yeovil, para quem perdeu nos play-offs no ano passado.

Southend, com 75 pontos, e Leeds, com 73, estão garantidos nos play-offs. O Leeds, se não tivesse sofrido uma penalização de 15 pontos por questões administrativas, teria conquistado o acesso automático.

ALEMANHA – 2ª divisão

Três times sobem para a Bundesliga. O tradicional Borussia Mönchengladbach é o principal favorito ao acesso. Lidera com 57 pontos, a quatro rodadas do fim. São seis pontos de vantagem sobre o Colônia, quarto colocado.

O Hoffenheim, que conta com um grande investimento e tem o brasileiro Carlos Eduardo, ex-Grêmio, no elenco, aparece na vice-liderança, com 53 pontos. O Mainz, com 52, fecha a zona de promoção. O Freiburg, quinto colocado com 49, corre por fora.

Na parte oposta da tabela, o Kaiserslautern corre perigo. Se terminasse hoje, o time seria um dos quatro rebaixados para a terceirona. O campeão nacional de 1998 tem 32 pontos, dois a menos que Osnabrück e Kickers Offenbach, os últimos fora da zona de descenso.

FRANÇA – 2ª divisão

A Ligue 2 já definiu dois dos três promovidos: Le Havre, com 74 pontos, e Nantes, com 68. O Grenoble é o terceiro colocado com 59 pontos, dois a mais que o Troyes, quarto. O Clermont Foot, quinto com 53, mantém chances matemáticas a três rodadas do fim.

O lanterna Gueugnon, com 23 pontos, já caiu para a terceira divisão. Outros dois times serão rebaixados – hoje, seriam Libourne St. Seurin (32) e Niort (35). Logo acima aparecem Amiens (38) e Boulogne (40).

PORTUGAL – 2ª divisão

Dois times sobem para a primeira divisão. Faltando duas rodadas, o líder é o surpreendente Trofense, que tem 50 pontos e luta para chegar pela primeira vez à elite. Um dos destaques da equipe é o zagueiro Milton do Ó, ex-Paraná, Goiás e Fluminense. Seria o terceiro acesso do Trofense em cinco anos, já que o time estava na quarta divisão em 2003/4.

O Rio Ave ocupa o segundo posto de acesso, com 47, e logo a seguir aparece o Gil Vicente, com 46. Olhanense e Vizela, com 44, também tem chances. Os dois rebaixados devem ser Penafiel, com 26 pontos, e Fátima, com 25. O time mais próximo deles, o Feirense, tem 31.

HOLANDA – 2ª divisão

O Volendam subiu diretamente, como campeão da segundona. Outros seis times estão nos play-offs dos quais também participam De Graafschap e VVV-Venlo, antepenúltimo e penúltimo da Eredivisie, por duas vagas na elite para 2008/9.

São duas chaves, com semifinais e final em melhor de três jogos. Uma chave tem ADO Den Haag x VVV, MVV x RKC Waalwijk. Na outra, Zwolle x Den Bosch, De Graafschap x Helmond Sport. Os vencedores de cada chave são promovidos.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo