Relatório apresenta dívidas de 1,6 bi dos clubes europeus

Em mais um relatório sobre os avanços do financiamento de clubes e o “fair-play” financeiro, o Comitê Executivo da UEFA revelou que as dívidas dos clubes da Europa chegaram a 1,6 bilhões de euros em 2010. O secretário-geral da entidade, Gianni Infantino, mostrou-se preocupado com o panorama: “Este é o último sinal de alerta. Esta tendência tem de ser invertida muito, muito rapidamente para salvar o futebol europeu”.
A UEFA destacou que as conclusões deste relatório de avaliação assumirão uma crescente importância na consolidação das regras do fair-play financeiro, que serão medidas a partir desta temporada e implementadas a partir da temporada 2013-14. O presidente do Lyon, Jean-Michel Aulas, se mostrou favorável ao projeto: “O paradigma de amanhã deve ser baseado na construção de estádios e de academias de formação, que podem beneficiar o futebol em geral”, disse.
A pesquisa da UEFA também constatou que clubes mais ricos e bem sucedidos são os mais propensos a gastar e perder dinheiro. Dos mais de 200 clubes que jogaram pela Liga dos Campeões ou Liga Europa nos últimos dois anos, 65% deles gastaram mais do que deveriam. Três em cada quatro clubes que ganham mais de 42 milhões de libras por ano também registraram perdas.