Sem categoria

Quem seu time ainda pode buscar

Em janeiro, a Trivela publicou um especial sugerindo 99 contratações que seu time poderia fazer na temporada 2007. Hoje, a uma semana do fechamento do mercado Europeu, demos um tapa na lista verificando quem já tinha trocado de clube, renovado contrato ou assinado com algum time brasileiro. Os que sobraram foram os 38 jogadores abaixo. Com um pouco de sorte, seu time pode acertar a mão e achar uma barganha ou então buscar aquele craque meio esquecido no exterior ou aquele equatoriano que ninguém conhece.

GOLEIROS

Jefferson
Trabzonspor – TUR, 24 anos
Único dos sete goleiros listados pela Trivela em janeiro que não se transferiu ou renovou contrato, o ex-cruzeirense segue na Turquia em um clube de segunda linha e que não conseguiu classificação européia. Com apenas 24 anos, pode ser uma boa opção para uma série de clubes

ZAGUEIROS

Alcides
PSV – HOL, 22 anos
Companheiro do santista Adaílton na seleção Sub-20, está na Europa trocando de clubes ao sabor das decisões de empresários. Passou a última temporada no Benfica, mas pertence ao Chelsea e está no PSV.

Álvaro
Levante – ESP, 28 anos
Se manteve na primeira divisão espanhola com o modesto Levante, mas está fora da mídia brasileira. Tem presença constante no time espanhol e provavelmente teria um salário bem caro.

André Bahia
Feyenoord – HOL, 23 anos
Mais uma vontade do que uma possibilidade. O ex-flamenguista é um jogador firme no Feyenoord, com mais de 60 jogos nos últimos dois anos. Poderia querer voltar só se fosse para conseguir uma vaga na Seleção de Dunga.

Bruno Quadros
Cerezo Osaka – JAP, 30 anos
O zagueiro de 30 anos está no futebol japonês há dois anos e é titular do Cerezo Osaka. Experiente e com passagens por vários clubes brasileiros, não faria feio em muitas das defesas da Série A do Brasileiro.

César
Catania – ITA, 28 anos
Desde que chegou à Itália, o ex-defensor do Fluminense só atuou em equipes de pequeno porte, fazendo supor que sua contratação não seja impossível para os grandes clubes brasileiros. Se ficar no Catania, seu atual clube, esquentará o banco.

Henrique
Bordeaux – FRA, 24 anos
Compõe o elenco no Bordeaux, da França, com poucas chances de jogar, especialmente agora que o brasileiro Ricardo Gomes não é mais o treinador dos Girondinos.

Jorge Guagua (EQU)
Emelec – EQU, 25 anos
O equatoriano do Emelec seria uma boa aposta na linha de defensores sul-americanos. Como atua em um clube pequeno e tem experiência até em Copa do Mundo, deveria figurar nas listas de reforços dos dirigentes mais espertos.

Rodrigo
Dynamo – UCR, 27 anos
Depois da moral com que deixou o São Paulo em 2005, o zagueiro do Dynamo Kiev sempre aparece como “provável reforço” de clubes que estão meio mal das pernas – mas com grana. Está bem na Ucrânia, mas como está completamente esquecido por Dunga, talvez encontrasse na Seleção a motivação para retornar.

Roque Júnior
Sem clube, 30 anos
O pesadelo da torcida da Seleção por um bom tempo teve maus bocados na Alemanha, entre contusões e atuações ruins. Ele estaria negociando com os dois grandes de Porto Alegre. Sua forma física é uma incógnita.

LATERAIS/ALAS

Alberto
Siena – ITA, 32 anos
Sem cartaz no Brasil, o ex-jogador do Atlético-PR e São Paulo tem uma carreira regular na Itália, tendo jogado na Udinese e Siena. Tem bastante experiência e hoje se daria melhor jogando no meio-campo. O salário alto poderia ser um entrave.

Felipe
Al-Sadd – QAT, 29 anos
O genioso armador e lateral continua no futebol do Qatar, onde provavelmente tem um salário fora da realidade brasileira. Por outro lado, dificilmente está satisfeito com os rumos de sua carreira. Precisaria ir para um time que tivesse um treinador “xerifão” para conter a sua indisciplina.

Zé Maria
Sem clube, 34 anos
Aos 34 anos, o experiente lateral teve uma temporada apagada no Levante e agora está sem clube. Há quase dez anos na Europa, teria de ser convencido a trazer sua família de volta ao país, mas talvez pedisse um salário dentro da realidade.

VOLANTES

Fabinho
Toulouse – FRA, 27 anos
Fez uma ótima temporada, levando o Toulouse às portas da Liga dos Campeões, mas decidiu que quer voltar. Já ofereceu seu futebol ao São Paulo, que estuda a hipótese.

Alexandre
Sem clube, 28 anos
Jogando em Portugal, o volante que passou por São Paulo e Internacional manteve-se num patamar de pequenos clubes. Viria fácil para um time que precisasse de um cão de guarda.

Corrêa
Dynamo – UCR, 26 anos
Chegou bem ao Dynamo em 2006 e ainda que não seja o jogador mais importante do time, tem tido uma carreira consistente na Ucrânia. Poderia vir, mas só com um investimento importante.

Edwin Tenório (EQU)
Barcelona – EQU, 31 anos
Jogador experiente, cairia como uma luva num clube que precisasse de uma referência no meio-campo. Trocou o Barcelona pela LDU mas por estar no futebol equatoriano, ainda está ao alcance de um time do Brasil.

Fabrício
Jubilo Iwata – JAP, 25 anos
O ex-volante corintiano está esquecido no Japão. Sua boa técnica e boa capacidade de marcação fazem dele uma boa possibilidade. Com 25 anos, um retorno ao Brasil poderia viabilizar um empuxo em sua carreira.

Flávio Conceição
Sem clube, 33 anos
Sem clube há algum tempo, um dos pilares do Palmeiras campeoníssimo na década de 90 vive dizendo que tem propostas de vários clubes, mas não acerta com nenhum. Seu estado físico é desconhecido.

Jônatas
Espanyol – ESP, 25 anos
Quase voltou para o Flamengo por empréstimo semanas atrás. Boa capacidade de marcação e até mesmo uma certa visão de jogo fazem dele um freqüente nome nas listas de rumores da imprensa. No Espanyol, não chegou a se consagrar e por isso, teria como acertar sua saída.

Mozart
Spartak Moscou – RUS, 28 anos
Depois de Coritiba e Flamengo, o volante foi para a Reggina, onde passou vários anos na Calábria. Na Rússia, deve estar com um bom salário, mas não é um nome fora da realidade brasileira.

Zé Elias
Omonia – CHP, 31 anos
Ainda no futebol cipriota, o “Zé da Fiel” não esconde que gostaria de voltar a jogar no Brasil. Aos 31 anos, ainda tem condição física de atuar por um clube de médio-grande porte. Sua última passagem no Brasil, pelo Santos, não empolgou.

MEIAS

Fernandinho
Shakhtar Donetsk – UCR, 22 anos
Está bem no Shakhtar Donetsk, mas mesmo com toda a atenção de Dunga para a Ucrânia, seu nome está apagadíssimo no âmbito da Seleção. Comprar seu passe está fora de questão, mas um empréstimo não é uma coisa impossível.

Joselito Vaca
Blooming – BOL, 25 anos
Esse boliviano de 25 anos é comentado há algumas temporadas na América do Sul, mas não sai do Blooming – BOL, onde está há cinco temporadas. Armador de talento, tem boas apresentações pela Seleção em seu currículo. Viável financeiramente.

Lopes
Vegalta Sendai – JAP, 28 anos
Totalmente esquecido no Japão para a Seleção – mas ídolo na cidade – atuando pelo Vegalta Sendai. Tem uma grande habilidade, igual à sua capacidade de criar confusões e faltar em treinos. Mais um que daria certo com um “Xerife” de técnico.

Alessandro
Denizlispor – TUR, 34 anos
O veterano atacante de 34 anos ainda está no futebol turco, atuando pelo pequeno Denizlispor. Está na faixa de idade e experiência que provavelmente o colocam como “possível” para muitos clubes brasileiros.

ATACANTES

Bruno Moraes
Porto – POR, 23 anos
Pertence ao Porto, mas andou sendo emprestado para o Setúbal para ganhar rodagem. Tinha grande cartaz quando saiu do Santos como promessa, mas ainda não engrenou. Um período em exposição no Brasil poderia ser interessante para sua carreira e seu futebol progredirem.

Diogo Rincón
Dynamo – UCR, 27 anos
Depois de seis temporadas na Ucrânia – mas sem conseguir um destaque maior – talvez seja a hora do ex-colorado retornar para um grande clube no Brasil. Seu passe está avaliado em cerca de €2 milhões.

Edmilson
Albirex Niigata – JAP, 25 anos
Depois do Palmeiras, o atacante foi para o Niigata do Japão. Tem tido boas atuações pelo Albirex, mas não é indispensável. Com pouca idade, ainda pode melhorar tecnicamente.

Igor
Standard – BEL, 24 anos
Virtualmente desconhecido no Brasil, Igor tem um bom cartaz na Bélgica. No Standard, seu atual clube, já fez 39 jogos e anotou 16 gols. A pouca idade poderia transforma-lo em um bom negócio para quem quisesse arriscar.

Ilan
St. Etienne – FRA, 27 anos
Titular no St. Etienne, só voltaria por uma boa oferta e em um time grande. Com 27 anos, está na sua melhor forma técnica e não tem sido sondado por grandes clubes. Seu salário provavelmente seria um problema para um acordo.

Itamar
Seongnam Ilhwa Chunma – COR, 27 anos
Não empolgou quando esteve no São Paulo e Palmeiras, embora tenha uma técnica razoável (fez quatro gols em nove jogos pelo Tricolor). Na Coréia do Sul, teve bons momentos.

Kléber
Dynamo – UCR, 24 anos
Ex-jogador do São Paulo, o atacante Kléber se adaptou à gélida Ucrânia mas não explodiu no cenário internacional. Uma temporada emprestado a um clube brasileiro talvez o recolocasse na atenção do treinador da Seleção.

Lucas
FC Tokyo – JAP, 28 anos
Depois de ter sido vendido para o Rennes por quase US$ 20 milhões, o ex-atleticano não é um jogador de relevo internacional. Não está mal em seu clube no Japão, mas também não está em uma condição inalcançável.

França
Kashiwa Reysol – JAP, 31 anos
Número um na lista dos boatos de contratações, o goleador tem o obstáculo de um salário caro, mas está disposto a voltar ao Brasil. Já foi ligado por boatos a Vasco, Santos, Palmeiras e Corinthians, mas era só conversa.

Mota
Seongnam Ilhwa Chunma – COR, 26 anos
Outro da legião coreana, o ex-cruzeirense já disse mais de uma vez que gostaria de voltar ao país. Contudo, ganha bastante na Ásia.

Quirino
Djurgarden – SUE, 22 anos
Um clone de Afonso Alves – ex-atleticano que foi desconhecido para a Suécia e faz gols por lá. Jovem, só precisa de uma proposta concreta e um empresário inteligente para conseguir convencer os dirigentes suecos.

Washington
Urawa Red Diamonds – JAP, 32 anos
Fazedor de gols comprovado, o centroavante com passagens na Ponte Preta e Atlético-PR cairia como uma luva nos times com falta de força na frente. Precisaria também fazer uma forcinha para convencer o Urawa a liberá-lo.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo