Portsmouth: O novo Pompey
A surpresa do início do Campeonato Inglês é o modesto Portsmouth. Com seis rodadas e a dois pontos do líder Chelsea, The Pompey, como também é conhecido, sofreu apenas um gol na competição, justamente na derrota para o Bolton, resultado que tirou e equipe da liderança da Premier League.
Mas isso não acontece por acaso. Nas mãos do novo dono, o franco-russo Alexandre Gaydamak, o Portsmouth passou a contratar atletas – foram cerca de 20 atletas, reestruturando quase todo elenco. Nomes como Sol Campbell, David James e Benjani Muwaruwari (este último comprado por chr(128) 5,7 milhões) agora estão à disposição do técnico Harry Redknapp.
Elementar, Southampton
O time leva o mesmo nome de sua cidade. Portsmouth, famosa por seus 800 anos de história marítima, é um dos lugares mais interessantes da costa sul da Inglaterra. O histórico Cais da Marinha de Portsmouth é uma das principais atrações turísticas do Reino Unido e recebe mais de um milhão de visitantes todo ano.
Ainda como uma equipe amadora, em 1882, quando se chamava Portsmouth AFC, o time teve, certamente, o seu ‘jogador’ mais conhecido no mundo: Arthur Conan Doyle, famoso escritor, criador de Sherlock Holmes, e que teria sido o primeiro goleiro da equipe.
Em abril de 1898, o clube foi oficialmente fundado e profissionalizado, passando então a se chamar Portsmouth Football and Athletic Company Limited. Inicialmente disputou somente a Southern League, e foi aí que Pompey enfrentou pela primeira vez o seu principal rival: o Southampton.
Historicamente, verdadeiras batalhas ocorreram entre esses dois times do sul da Inglaterra. Infelizmente, nos últimos anos, esse derby não tem ocorrido, pois os times geralmente estão em divisões diferentes na liga. De 1977 para cá, foram apenas seis confrontos (nas temporadas 1987/8, 2003/4 e 2004/5).
Renascimento após a Segunda Guerra
Dificuldades financeiras e a Primeira Guerra Mundial fizeram o modesto clube fechar as portas por um período de aproximadamente dez anos, voltando às atividades no início da década de 20, quando o clube conquistou pela segunda vez o título da Southern League. Começavam a surgir os primeiros grandes ídolos como Willie Haines, Jerry Mackie e Jack Smith.
Na temporada de 1927/8, o Portsmouth estreou na primeira divisão, realizando modesta campanha e terminando a competição na 20ª colocação, mas ainda assim se mantendo na elite do futebol inglês. Era o início de uma maravilhosa fase do clube.
Em 1939, veio o primeiro título de expressão nacional. O time da costa sul inglesa conquistou a Copa da Inglaterra, derrotando o Wolverhampton na final, por 4 a 1. Jogadores como Jimmy Guthrie, Tommy Rowe e Guy Wharton ganharam projeção nacional.
Logo após a paralização do campeonato por conta da Segunda Guerra Mundial, nas temporadas de 1948/9 e 1949/50, vieram os principais feitos da equipe em sua história: o time conquistou, de forma convincente, o bicampeonato inglês.
Na década de 60, o time afundou e passou a alternar entre a segunda e a terceira divisão – no final da década de 70, chegou a cair até para a quarta. Na temporada 1987/8, chegou a esboçar uma reação, quando subiu para a elite, mas caiu no mesmo ano, retornando à primeira divisão somente 15 anos depois.
Retorno promissor
O tão esperado dia para os torcedores do Pompey chegou quando o Portsmouth bateu o Rotherham por 3 a 2, em abril de 2003, e conquistou o título da segunda divisão inglesa. Estava cumprida a promessa do então presidente do clube, Milan Mandaric: a chegada à Premier League.
Desde então, se passaram três temporadas, com o Portsmouth sempre lutando para não cair. Em 2004/5, veio uma grande vitória sobre o rival Southampton, que foi rebaixado. No comando da equipe estava justamente o atual técnico do Pompey, Harry Redknapp.
Em 2006, desde a chegada de Alexandre Gaydamak, o Portsmouth redimensionou suas ambições. Pelas dezenas de contratações, a equipe ganhou o apelido de ‘Chelsea do Sul’. Em vez de brigar para não cair, o clube agora sonha com uma vaga em copas européias. É esperar para ver.



