Porto e Bayern decidem em vantagem na LC

Depois de vencerem os jogos de ida marcados por polêmicas sobre a arbitragem, Porto e Bayern de Munique viajam para decidir fora de casa, nesta terça-feira, seus confrontos pelas oitavas de final da Liga dos Campeões. O Porto visita o Arsenal com vantagem de 2 a 1, mesmo placar construído pelos alemães contra a Fiorentina.
O Arsenal, que segue firme na luta pelo título da Premier League após vencer o Burnley por 3 a 1 no sábado, terá de superar o desfalque do meia espanhol Cesc Fàbregas, que voltou a sentir uma lesão muscular.
A boa notícia para os Gunners é a presença do goleiro Manuel Almunia, depois da atuação desastrosa do polonês Lukasz Fabianski no estádio do Dragão. O técnico Arsène Wenger protestou contra a arbitragem por validar o segundo gol do Porto em uma cobrança rápida de falta em dois lances dentro da área.
O Porto é apenas o terceiro colocado na Liga Sagres, onze pontos atrás do líder Benfica, e parece fora da disputa pelo título. Na competição europeia, no entanto, o clube aposta na força de sua tradição para buscar o troféu pela terceira vez. A esperança de gols é depositada no atacante colombiano Radamel Falcao García, que tem feito um bom trabalho em sua primeira temporada no clube.
Em Florença, o confronto entre Fiorentina e Bayern de Munique será observado com atenção pelos outros clubes de Itália e Alemanha, que brigam pelo terceiro lugar no ranking de ligas da Uefa. A Alemanha tem possibilidades realistas de superar a Itália ainda nesta temporada, o que daria ao país uma quarta vaga para a LC a partir de 2011/12.
Até o presidente da federação italiana, Giancarlo Abete, deve estar presente no estádio Artemio Franchi, depois de criticar publicamente a marcação do gol de Miroslav Klose em posição de impedimento na Allianz Arena. Abete se mostrou contrário à decisão da International Board de vetar qualquer forma de auxílio tecnológico à arbitragem.
O Bayern deve ser obrigado a mexer na defesa, com Martín Demichelis e Diego Contento indisponíveis por causa de lesões. A opção mais provável do técnico Louis van Gaal é pelo croata Danijel Pranjic na lateral-esquerda. De qualquer maneira, os bávaros chegam com a confiança em alta pela liderança na Bundesliga e pelo fato de estarem invictos há 18 jogos oficiais.
A Fiorentina não pode se apoiar em uma boa campanha doméstica, já que vem de derrota em casa por 2 a 1 para a Juventus – mais uma vez vítima de um gol irregular, de Diego – e ocupa apenas o décimo lugar na Serie A.
Sem contar com o romeno Adrian Mutu, suspenso preventivamente desde que foi flagrado no exame antidoping em janeiro, a Viola espera que Alberto Gilardino balance as redes pelo menos uma vez, já que o placar de 1 a 0 seria suficiente para garantir a passagem da equipe às quartas de final.


