Platini admite discutir Superliga europeia

A Uefa está pronta para discutir a criação de uma liga continental que substitua a Liga dos Campeões e a Copa Uefa, declarou o presidente da entidade, Michel Platini, na terça-feira.
A Associação de Clubes Europeus (ECA), que representa 137 equipes, como o Manchester United e o Real Madrid, sugeriu a “Superliga” durante o encontro da semana passada em Nyon, na Suíça, segundo o jornal France Football.
A Superliga seria formada por três divisões com 20 ou 22 clubes em cada uma, de acordo com o periódico francês e a Gazzetta dello Sport, e as equipes seriam rebaixadas ou subiriam para as divisões em cada temporada.
“Todos conhecem minha filosofia sobre as competições europeias (…) mas o mundo está mudando e precisamos ser cuidadosos com isso”, disse Platini ao France Football. “Se dependesse de mim, eu mudaria as Copas Europeias como elas eram antes, apenas com rodadas de mata-mata. Mas precisamos ouvir atentamente cada sugestão. Se (os clubes) chegarem e falarem conosco, ouviremos e então iremos decidir”.
Segundo a Gazzetta, a crise econômica global trouxe à tona a ideia da Superliga, mas não deu nenhuma indicação de quando o torneio começaria.
As ligas locais europeias continuariam mesmo se a Superliga realmente desse certo, de acordo com o jornal italiano, mas o número de partidas nas competições nacionais teria que ser reduzido, para que os grandes clubes pudessem jogar nas duas competições.
A Copa Uefa mudará todo seu esquema e nome na próxima temporada, e passará a se chamar Liga Europa.