Perguntas e respostas sobre as regras da Liga dos Campeões

A Liga dos Campeões é o campeonato interclubes mais difícil do mundo, além de ser o mais famoso. Você sabe como funciona essa competição? Quantos clubes vão por país? Como é a inscrição de jogadores?

Então, conheça um pouco mais das regras do campeonato, que também tem a música mais famosa do mundo!

Clubes por país

O número de clubes por país na Liga dos Campeões é definido pelo coeficiente da Uefa. Os três países mais bem colocados no ranking têm direito a quatro vagas, sendo três delas na fase de grupos e uma no play-off.

Atualmente, os três países que lideram o coeficiente são: Inglaterra (70,785) e Espanha (66,329). O terceiro colocado era a Itália quando a temporada terminou, mas o cenário deve mudar. Já há algumas temporadas a Alemanha se aproxima dos italianos e só não a ultrapassou antes porque a Internazionale acabou campeã da Liga dos Campeões, vencendo o último jogo no tempo normal. Se a partida tivesse ido para os pênaltis, por exemplo, a Alemanha já teria tomado a quarta vaga na Liga dos Campeões da Itália, mesmo com a Internazionale campeã.

A Itália já começa a temporada atrás dos alemães, especialmente depois que o Werder Bremen eliminou a Sampdoria nos play-offs. Antes de começar a fase de grupos, a Alemanha tem coeficiente de 57,103, à frente da Azzurra, que tem 51,838. Se essa tendência se confirmar – e isso só não acontecerá caso os times italianos façam campanha histórica tanto na Liga dos Campeões quanto na Liga Europa –, a Alemanha passará a ter direito a quatro vagas na Liga dos Campeões para a temporada 2012/13.

Inscrição de jogadores

A Uefa criou regulamentações específicas para inscrição de jogadores. Primeiro, atletas que foram inscritos e jogaram por um clube não podem jogar por outro competição. A exceção é para os jogadores que atuaram apenas nas três fases preliminares e desde que o clube pelo qual ele atuou não esteja mais na competição. Neste caso, o jogador pode ser inscrito por outro clube a partir da fase de grupos.

Cada time pode inscrever duas listas de jogadores, a Lista A e a Lista B.

A lista A consiste é a principal. Cada time tem direito a inscrever 25 jogadores, sendo que oito deles precisam ser “jogadores treinados localmente”. Enquadram-se na categoria dois tipos de jogadores: os formados pelo clube e os formados no país do clube. Segundo a Uefa, entre os oito treinados localmente, ao menos seis devem ser formados pelo clube.

Se o time não inscrever oito jogadores treinados localmente, perderá o direito de inscrever 25 no total e poderá apenas inscrever proporcionalmente ao número de treinados localmente.

Os jogadores formados no clube são aqueles que, independente da sua nacionalidade e sua idade, estiveram registrados por ao menos três temporadas no clube, consecutivas ou não, entre os 15 e 21 anos. Vale também caso o jogador tenha treinado no clube por 36 meses.

Já os atletas formados no país são aqueles que, entre os 15 e 21 anos, independente da sua idade ou nacionalidade, estiveram inscritos em um ou mais clubes no país do clube pelo qual será inscrito por três temporadas ou 36 meses.

Na lista B, os clubes podem inscrever jogadores que nasceram após 1º de janeiro de 1989 para a temporada 2010/11. Essa mesma regra fez com que alguns pensassem que o atacante Alexandre Pato não estivesse inscrito pelo Milan na Liga dos Campeões da temporada passada. Nesta temporada, o mesmo acontece com Sandro, que não está na lista A do Tottenham, mas pode entrar na lista B até 24 horas antes das partidas.

Antes das partidas das oitavas de final, os times podem inscrever mais três jogadores até o prazo máximo de 1º de fevereiro de 2011.

O campeonato

São três fases preliminares e eliminatórias. Os clubes são divididos em duas chaves: a dos campeões nacionais e dos não-campeões. A ideia da Uefa é levar o máximo de clubes campeões à fase de grupos, quando o torneio ganha mais força, transmissão televisiva e, claro, mais dinheiro também.

Na primeira fase preliminar, são apenas quatro times, os campeões das federações pior colocadas no coeficiente da Uefa (entre a 50ª e a 53ª posição). Dois times se classificam.

A segunda fase preliminar reúne 34 times, com dois times vindo da primeira fase preliminar e outros 32 campeões das associações entre as posições 17 e 49 do coeficiente da Uefa.

Na terceira fase preliminar, começa a divisão entre campeões e não campeões. São 17 times que vêm da segunda fase preliminar, que se juntam a outros três times campeões (dos países que ocupam as posições entre 14 e 16 do coeficiente da Uefa), totalizando 20 times campeões. Além deles, outros nove times que ficaram em segundo lugar no campeonato nacional (países nas posições 7 a 15 do coeficiente da Uefa) e mais um time que ficou em terceiro do país de posição 6 no coeficiente da Uefa.

Na fase play-off, a chave de campeões é composta inteiramente de dez times vindos da terceira fase preliminar. Na chave de não campeões, são dois times dos países nas posições 4 e 5 do coeficiente da Uefa e três times que ficaram em quarto lugar dos países nas posições 1 a 3 do coeficiente da Uefa. Além destes, outros cinco times não campeões da terceira fase preliminar juntam-se a esta chave.

Nessas três fases e também nos play-offs, última etapa antes da fase de grupo, o sistema é o mesmo: jogos de ida e volta, que tem como critérios de desempate, depois obviamente dos pontos, o saldo de gols e gols fora de casa. Se permanecer o empate, prorrogação, com o gol fora de casa valendo.

Isso significa o seguinte: digamos que os dois jogos tenham terminado em 1 a 1. Se na prorrogação os dois times marcarem mais uma vez, o placar fica em 2 a 2 e o time que joga fora de casa se classifica pelo gol fora de casa.

Na fase de grupos, são oito grupos de quatro times cada um, totalizando 32 times, sendo que 22 deles entram diretamente nesta fase: os 13 campeões dos países nas posições 1 a 13 do coeficiente da Uefa, seis vice-campeões dos países nas posições 1 a 6 e três terceiros colocados dos países nas três primeiras posições do coeficiente da Uefa. Juntam-se a eles cinco times campeões vindos do play-off e outros cinco times não campeões vindos da mesma fase.

Para compor os grupos, algumas restrições são respeitadas: times do mesmo país não podem ficar no mesmo grupo; times rivais do mesmo país ficam em grupos opostos (se um fica entre os grupos A até D, o outro necessariamente deve estar entre os E e H), para que não joguem no mesmo dia. É o caso de Tottenham e Arsenal, Milan e Internazionale e Barcelona e Real Madrid. Times do mesmo país também são separados desta forma, exceção aos países que quatro ou três países nesta fase.

Os times fazem jogos contra todos os adversários do grupo duas vezes, dentro e fora de casa, totalizando seis jogos. O primeiro e o segundo colocados do grupo classificam-se para a fase oitavas de final. O terceiro colocado ganha vaga na fase 32-avos de final da Liga Europa. O quarto colocado está eliminado.

Nas oitavas de final, o sorteio é dirigido. Os times são divididos em dois potes, um dos primeiros e outro dos segundos colocados. Necessariamente, eles devem se enfrentar. Porém, times do mesmo grupo não podem se enfrentar nesta fase, assim como times do mesmo país.

A partir das quartas de final, o sorteio define a chave até a final da competição e o sorteio não é mais dirigido. Times do mesmo país e do mesmo grupo podem se enfrentar.

Das oitavas de final até a semifinal, o sistema de disputa é o mesmo: jogos eliminatórios entre os times, com partidas de ida e volta. Os critérios são os mesmos das fases preliminares: depois de pontos, saldo de gols e gols fora de casa. Em caso da igualdade permanecer, prorrogação, com o gol fora de casa valendo. Em caso de
igualdade, pênaltis.

A final é disputa em partida única em local pré-definido. Nesta temporada, a final será no estádio de Wembley, em Londres, Inglaterra. Em caso de empate no tempo normal, prorrogação e se a igualdade permanecer, pênaltis.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo