Sem categoria

Os Homens de Dunga

Por Felipe Lobo e Renato Piccinin

Em clima de Copa do Mundo, a Trivela preparou uma matéria especial para mostrar quais são os jogadores com maior chance de estar na lista de Dunga para o Mundial. Selecionamos 30 atletas e contamos um pouco da trajetória de cada um deles com a camisa brasileira sob o comando de Dunga. Também avaliamos a temporada de cada atleta em seus clubes, com número de partidas e gols marcados.

Dividida em três blocos com 10 jogadores cada, a matéria será publicada em três dias seguidos (quinta-feira, sexta-feira e sábado). Confira aqui a primeira parte, com os goleiros, zagueiros e laterais-direitos.

Júlio César
Posição: goleiro
Idade: 30 anos
Clube: Internazionale
Jogos pelo clube na temporada: 37
Gols sofridos: 32

O goleiro da Internazionale é titular absoluto da seleção de Dunga e uma das unanimidades do time. Não é à toa. Júlio César está longe de fazer parte dos atletas brasileiros que não estão bem em seus clubes. Pelo contrário, Júlio César continua seguro debaixo das traves dos nerazzurri e é fundamental para a boa campanha da equipe na Liga dos Campeões e no Campeonato Italiano.

Na atual temporada, Júlio César atuou 37 vezes com a camisa da Inter, sofreu 32 gols e fez diversas defesas importantes. Pela seleção, a campanha é invejável. Na “Era Dunga”, foram 29 jogos e 18 gols sofridos. A importância de Júlio César para a Seleção aumenta ainda mais quando se olha para o banco de reservas, com Doni, que tem atuado pouco pela Roma na temporada e gera desconfianças da torcida.

Doni
Posição: goleiro
Idade: 30 anos
Clube: Roma
Jogos na pelo clube na temporada: 9
Gols sofridos: 10

Ao contrário do titular da seleção, Doni é um dos atletas mais contestados pelos brasileiros. Muito em função da fraca temporada pela qual passa na Roma. Até agora, Doni só atuou em nove jogos da equipe italiana e tomou 10 gols. Para complicar ainda mais a situação, Doni é reserva de outro brasileiro: Júlio Sérgio.

Mas, ao que tudo indica, Dunga não leva a atual fase do goleiro em consideração. Depois de atuar bem na Copa América de 2007, quando o Brasil foi campeão, Doni tornou-se figurinha carimbada do técnico e está praticamente garantido na Copa do Mundo.

Gomes
Posição: goleiro
Idade: 29 anos
Clube: Tottenham
Jogos pelo clube na temporada: 48
Gols sofridos: 35

Com Júlio César e Doni praticamente garantidos na África do Sul, Gomes corre para ser o terceiro goleiro da seleção brasileira. A seu favor está a convocação para a Copa das Confederações de 2009. Mesmo sem atuar naquela ocasião, o goleiro do Tottenham aparece como principal opção para a vaga. Victor, do Grêmio, pinta como concorrente mais provável.

Se pela seleção brasileira Gomes atuou pouco, não se pode dizer o mesmo da temporada do goleiro no Tottenham. Foram 48 jogos pelos Spurs até agora, e 35 gols tomados. Com participações importantes, o goleiro tem ajudado muito o time na briga por uma vaga na próxima Liga dos Campeões.

Lúcio
Posição: zagueiro
Idade: 31 anos
Clube: Internazionale
Jogos pelo clube na temporada: 37
Gols: 2

Criticado algumas vezes pela técnica limitada, Lúcio é um dos principais nomes da seleção brasileira, e usa a tarja de capitão desde 2008. No time de Dunga, o zagueiro da Internazionale é considerado homem de confiança. Mas não é só com a camisa canarinho que Lúcio é ídolo.

Pela Inter, o zagueiro também faz grande temporada. Foram 37 jogos, com dois gols marcados. Os cartões apareceram em pouca quantidade. Foram seis amarelos e apenas uma expulsão. Para corroborar com a boa temporada no time de Milão, Lúcio foi fundamental nas duas partidas da equipe contra o Chelsea, que deu a vaga para os nerazzurri para as quartas de final da Liga dos Campeões.

Juan
Posição:
zagueiro
Idade: 31 anos
Clube: Roma
Jogos pelo clube na temporada: 27

Lesões marcaram a carreira de Juan no último ano. Na Copa das Confederações de 2009, o atleta atuou o jogo todo apenas na primeira partida, contra o Egito quando, inclusive, marcou um gol. Pela Roma, a temporada também foi comprometida devido a contusões, e o zagueiro jogou apenas 27 vezes.

Mas, sempre que está em campo, Juan mostra muita técnica e segurança. Não é a toa que o zagueiro é convocado para a seleção brasileira desde 2003. E, desde que Dunga assumiu o comando da equipe, em agosto de 2006, Juan tem sido figura constante. É nome certo na Copa do Mundo.

Thiago Silva
Posição:
zagueiro
Idade: 25 anos
Clube: Milan
Jogos pelo clube na temporada: 32
Gols: 2

Thiago Silva é um dos remanescentes da equipe olímpica brasileira medalha de bronze com possibilidade de ir para a Copa do Mundo. Muito em função da grande temporada que faz pelo Milan. Foram 32 jogos, dois gols marcados, apenas três cartões amarelos e nenhuma expulsão.

Pela seleção, o zagueiro entrou em campo apenas sete vezes. Mas a convocação para a partida contra a Irlanda — mesmo sem entrar no jogo — foi uma dica de que ele deve estar entre os escolhidos para disputar a Copa do Mundo.

Luisão
Posição:
zagueiro
Idade: 29 anos
Clube: Benfica
Jogos pelo clube na temporada: 32
Gols: 3

O zagueiro do Benfica é nome certo na seleção de Dunga. Mesmo com convocações constantes nas eliminatórias, Luisão ganhou vaga no Mundial na Copa das Confederações, quando substituiu Juan e ajudou o Brasil a conquistar o título da competição.

No time português, Luisão também é titular. Até agora foram 32 jogos na temporada, com três gols, quatro cartões amarelos e nenhuma expulsão. O Benfica é líder do Campeonato Português e segue na disputa pelo título da Liga Europa.

Miranda
Posição:
zagueiro
Idade: 25 anos
Clube: São Paulo
Jogos pelo clube na temporada: 17

Miranda é, tecnicamente, um dos zagueiros mais competentes atuando no Brasil. Porém, a parte final da temporada de 2009 e o início de 2010 não foram dos mais animadores. Apesar de não comprometer, não teve o nível de excelência de outros momentos.

Na Seleção, Miranda teve algumas chances e parecia encaminhar uma das vagas no grupo. Mesmo sem atuações de grande destaque, conseguia ir bem como substituto. Porém, a expulsão no último jogo das Eliminatórias e a ascensão de Thiago Silva no Milan parecem ter transformado Miranda em uma opção no caso de lesão de um dos outros zagueiros.

Daniel Alves
Posição:
lateral-direito
Idade: 26 anos
Clube: Barcelona
Jogos pelo clube na temporada: 28
Gols: 3

Daniel Alves é o coringa da seleção de Dunga. Apesar de começar muitos jogos no banco de reservas, sempre que entra — seja na lateral direita, esquerda, ou no meio-campo —, consegue fazer boas partidas. Foi assim, por exemplo, nas campanhas dos títulos da Copa América de 2007 e na Copa das Confederações em 2009. Daniel marcou gols decisivos nas duas competições.

Pelo Barcelona, o desempenho de Daniel Alves também é muito bom. Titular absoluto da equipe blaugrana, o jogador já atuou 28 vezes na temporada e marcou três gols. Em um time recheado de estrelas como Messi, Xavi e Ibrahimovic, Daniel Alves nunca passa despercebido e é peça-chave na luta pelo bicampeonato da Liga dos Campeões.

Maicon
Posição:
lateral-direito
Idade: 28 anos
Clube: Internazionale
Jogos pelo clube na temporada: 37
Gols: 5

Se pelo lado esquerdo, o Brasil ainda não conseguiu encontrar um lateral a altura da seleção, o mesmo não pode se dizer do lado direito. Maicon e Daniel Alves estão entre os melhores do mundo na posição. Nos clubes, ambos são titulares absolutos e fundamentais. Maicon mais uma vez faz temporada muito boa pela Internazionale. Até agora, foram 37 jogos, com 5 gols marcados. As boas atuações o colocam na pauta de contratação para a próxima temporada do Real Madrid.

Na seleção de Dunga, Maicon é peça chave desde que o treinador assumiu a equipe. Teve participação destacada na Copa das Confederações em 2009, com um gol e três assistências em quatro partidas. Mesmo os cartões, que aparecem em número alto na Inter (foram 9 amarelos e 1 vermelho na temporada), não são problema para o lateral na seleção.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo