O que estamos lendo, especial coronavírus: “A epidemia era evitável”, diz infectologista espanhol

A partir desta semana, faremos aqui na Trivela recomendações de leitura sobre a pandemia de covid-19, com informações relevantes do que acontece no Brasil e no restante do planeta. Abaixo, uma série de matérias selecionadas pela redação:
A ordem do dia, e provavelmente dos próximos meses, é distanciamento social. E dar uma volta para repor a vitamina D e fazer algum exercício ao ar livre? Pode? Esta reportagem do New York Times entrevista especialistas para descobrir e a resposta é que pode e deve, desde que seja feito o possível para cumprir as medidas de segurança – como sair quando há poucas pessoas na rua, manter a distância recomendada e não parar para conversar com os vizinhos.
Os impactos econômicos da pandemia de coronavírus ainda são incertos, mas serão severos, com lojas, bares, restaurantes, escolas, colégios, academias e outros negócios fechando as portas para conter a disseminação. Esta reportagem da Foreing Policy avalia se a crise pode chegar a ser pior do que a crise financeira de 2008, que também teve impactos globais.
“A epidemia do coronavírus era evitável”
Oriol Mitjá é um infectologista espanhol que assumiu a liderança de um estudo na Catalunha para tentar interromper a cadeia de contágio do coronavírus e, em entrevista ao El País, afirma que houve negligência das autoridades e que a crise sanitária era evitável.
Estudo genético mostra por que vírus da covid-19 não foi “feito em laboratório”
O coronavírus foi fabricando em laboratório? Essa é uma das teorias da conspiração que circulam por aí, mas esta matéria do Jornal da USP, citando a revista Nature Medicine, mostra que houve um processo natural de evolução e mutações no genoma do vírus que o tornaram mais infeccioso em seres humanos.
Covid-19: transmissão sustentada avança e ministério confirma 621 casos
O Ministério da Saúde confirmou, nesta quinta-feira, que o total de casos da COVID-19 chegou a 621 e que já foram registradas transmissões sustentadas (contágio entre pessoas da mesma região sem que o vírus tenha vindo de fora) nas cidades de Belo Horizonte e Porto Alegre. Segundo Secretarias Estaduais de Saúde, o número é até maior e chega a 647.
Número de mortos na Itália por Covid-19 ultrapassa total de vítimas na China
Segundo balanço das autoridades sanitárias da Itália, divulgado pela Reuters, o total de mortes naquele país chegou a 3.405 pessoas, ultrapassando as 3.245 registradas pela China, epicentro da pandemia.