Sem categoria

O caçula dos Balcãs

Recém surgido após ser independente da Sérvia, em 2006, Montenegro fez sua primeira partida oficial – com vitória por 2 a 1 – em março de 2007, contra a Hungria, na sua capital, Podgorica. O primeiro teste de fogo será as Eliminatórias para a Copa de 2010, na África do Sul. Para falar destes e de outros temas a Trivela entrou em contato com o meia montenegrino, Vladimir Bozovic, do Rapid Bucareste, da Romênia. Divertidíssimo e até hilário em algumas respostas, ele também ambiciona jogar nas principais ligas do velho continente. Lembrando que esta é a primeira entrevista exclusiva que um futebolista de Montenegro concede para o continente americano. Aproveitem!

Qual foi o seu sentimento, ao entrar em campo, quando Montenegro jogou sua primeira partida oficial contra a Hungria, em março de 2007?

Foi um grande momento para mim e para o meu país. Foi um jogo muito interessante onde começamos perdendo por 1 a 0 e no 2º tempo viramos o jogo, vencendo por 2 a 1. Foi o maior sentimento da minha vida!!

O que o treinador Zoran Filipovic e o capitão Mirko Vucinic, do Roma, disseram para os jogadores antes da partida?

Todos estavam muito felizes e o país não acreditava que iríamos fazer a primeira partida oficial. Todos os jogadores deram tudo e colocaram o coração naqueles 90 minutos! Nosso técnico é um homem preparado e muito esperto. Mirko é uma lenda do nosso futebol, mesmo jovem já é o nosso capitão. Grande jogador.

Muitos jornalistas classificam o Mirko Vucinic como um futebolista temperamental.

É verdade! Mirko joga na Itália há 10 anos (na verdade são 7 anos) e ele já tem temperamento de um típico italiano (risos). Para mim, é um cara normal.

Atualmente, qual a realidade do futebol em Montenegro?

Nós somos um país pequeno e ainda não temos uma boa Liga.

Sobre as Eliminatórias para a Copa do Mundo 2010, o que você acha dos oponentes do grupo 8, que são Itália, Bulgária, Irlanda, Chipre e Geórgia? Pensa que Montenegro pode chegar pelo menos entre os quatro?

Sinceramente, não acho um grupo difícil. Somente a Itália é favorita. As outras seleções jogarão de igual para igual. Itália e Montenegro na África, em 2010!!

O atacante Milan Purovic, do Sporting, de Portugal, é uma das grandes apostas do país para o futuro. Acredita que ele possa fazer a diferença a favor de Montenegro nos próximos anos?

Purovic é muito jovem. Assim como ele temos outros jogadores que poderão fazer muito bem no futuro como Vukcevic (meia, Sporting-POR), Burzanovic (atacante, Red Star-SER) e Jovetic (atacante, Partizan-SER). “Purke” (apelido de Purovic) é muito bom jogador, me entendo com ele.

Está feliz jogando na Romênia, defendendo o Rapid Bucareste, que é o vice-líder da Liga Romena?

Sim, estou muito feliz aqui. Mas eu quero mais. Quero jogar numa Liga mais forte!

Existiu um interesse muito grande do Hamburgo, da Alemanha, na sua aquisição. Porquê não entraram em um acordo?

Primeiro foi o Nuremberg quando jogamos contra eles pela Copa UEFA, depois veio o Hamburgo. Mas meu chefe disse “Você fica aqui e acabou!”. Eu respondi “Ok, chefe, você que manda” (risos). Uuuuuuuuuuh! (mais risos).

Você se sente pronto para jogar em uma grande Liga européia? Sente que isso está perto de acontecer?

Eu penso que sim. Eu não tenho medo, eu amo jogar num estádio lotado com 50 mil pessoas!

Como é sua relação com os brasileiros da equipe, que são o goleiro Elinton, o lateral Marcos Tamandaré e o atacante Césinha? Eles são engraçados como você?

Tamandaré, Andrade (Elinton) e Césinha são os melhores caras! ‘Tama’ é rei aqui, Andrade diz que fala quatro línguas: português, romeno, italiano e inglês. Eu entendo tudo! (gargalhadas). Mas ele é um grande goleiro, e Césinha, para mim, é o melhor jogador do Rapid. São caras fantásticos!

O que você sabe sobre o Brasil?

O Brasil é minha vida, cara! (risos) Rio de Janeiro e Carnaval! Ver mulheres bonitas, praias, festas etc (mais risos).

FICHA

Nome: Vladimir Bozovic

Data de Nascimento: 13, novembro, 1981, antiga Iugoslávia.

Clubes:

2001/2: Radnicki Kragujevac

2002/3: Radnicki Kragujevac

2003/4: OFK Belgrado

2004/5: OFK Belgrado

2005/6: OFK Belgrado

2006/7: OFK Belgrado

2007/8: Rapid Bucareste-ROM

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo