Sem categoria

No primeiro dia da LC, Real Madrid é o destaque

Três meses e doze dias após Carles Puyol erguer o troféu e confirmar a vitória do Barcelona sobre o Manchester United, por 2 a 0, no Estádio Olímpico de Roma, a fase de grupos da Liga dos Campeões 2009/10 terá seu início nesta terça-feira, com oito jogos. Do grupo A ao D, dezesseis times iniciam a disputa do troféu, que se encerrará com a final, no estádio Santiago Bernabéu, em Madri, capital da Espanha, no dia 22 de maio de 2010.

E o time que tem o Santiago Bernabéu como sede é um dos que entram em campo nesta terça. Entretanto, será fora de casa: pelo grupo C, o Real Madrid vai ao estádio Letzigrund, enfrentar o Zürich, da Suíça. Com duas vitórias nas duas primeiras rodadas do Campeonato Espanhol, os Merengues terão um reforço na zaga. Ainda cumprindo suspensão na Primera División, por ter agredido o meia Casquero, em partida contra o Getafe, na temporada passada, o zagueiro Pepe está livre para jogar na LC, e deve ser titular no setor, ao lado de Raúl Albiol ou Ezequiel Garay.

Entretanto, o técnico Manuel Pellegrini não quis antecipar a possível escalação para o jogo em Zurique: “Não há uma equipe titular, no meu ponto de vista. Tenho 23 jogadores, que têm de atuar regularmente, e peço o máximo a cada um deles. A Liga dos Campeões atrai um grande interesse e faremos o nosso melhor para jogar bem. Nesta temporada, a final será em Madri, o que é uma grande responsabilidade para nós. Queremos conquistar o troféu em casa.”

Já o técnico do Zürich, Bernard Challandes, disse ser contrário à ideia de se contentar em jogar contra uma equipe grande, sem desafiar o Real Madrid, em busca de um bom resultado: “Todo jogador do Zürich sonha em trocar camisetas com Raúl, Cristiano Ronaldo ou Kaká. Posso entender a ansiedade deles, mas não podemos esquecer do jogo.” Ainda sobre a estreia do Züri na fase de grupos, Challandes disse: “É bom para times pequenos ter uma chance de jogar contra os times maiores. Mas, primeiro, temos de conquistar pontos. Daí, se um jogador quiser trocar camisetas, está bem.”

Milan e Olympique estreiam repetindo final de 1993

Também pelo grupo C, Milan e Olympique estrearão, no Vélodrome de Marselha, repetindo a primeira final vista com a mudança do formato de disputa da LC, na temporada 1992/93. Os Rossoneri não terão, no meio-campo, a presença de Gennaro Gattuso, ainda recuperando-se de lesão no tornozelo. Todavia, o técnico Leonardo manteve o otimismo em uma boa estreia milanista: “Não tenho dúvidas de que a minha equipe tem uma estrutura forte. O Olympique é uma excelente formação, que joga bem em conjunto. Temos o talento necessário, e apenas temos de encontrar um equilíbrio.”

Capitão do time campeão da LC em 1992/93, Didier Deschamps, técnico dos marselheses, alertou para a necessidade de levar o OM a fazer uma boa campanha, em seu retorno ao torneio: “Não preciso motivar os meus atletas. Temos a chance de fazer história, e espero que seja tão boa como a de 1993.” Falando sobre os prováveis titulares, Deschamps anunciou a manutenção do goleiro Steve Mandanda, que era dúvida, e ainda espera definição sobre o lateral Laurent Bonnart: “Mandanda já se recuperou de lesão numa perna, sofrida no sábado, contra o Le Mans [pela Ligue 1]. Bonnart ainda é dúvida, e temos de esperar pelo treino.”

Juventus, Bayern, Chelsea, Porto, United: os outros grandes que estreiam

Pelo grupo A, a Juventus receberá o Bordeaux, no Estádio Olímpico de Turim. Enquanto os Bianconeri não terão o meio-campista Diego, vítima de uma lesão na coxa, e o defensor Giorgio Chiellini, que cumprirá suspensão pela expulsão na última partida da equipe italiana na competição da temporada passada, contra o Chelsea, na volta das oitavas de final.

Por outro lado, o Bordeaux terá equipe completa. O técnico dos Marine et Blanc, Laurent Blanc, elogiou Ciro Ferrara, comandante juventino: “Fico feliz por vê-lo ter bons resultados no Campeonato Italiano. Já o conheço há algum tempo, já que jogamos juntos pelo Napoli. Ele era muito novo naquela época, mas já se assumia como um líder em campo. No outro jogo da chave, o Bayern de Munique vai a Tel Aviv, visitando o Maccabi Haifa, que volta a uma fase de grupos da LC, após sete temporadas.

Pelo grupo B, o Manchester United, vice-campeão da LC passada, começará a sua campanha jogando fora de casa, contra o Besiktas, da Turquia. Os Red Devils tentarão manter a invencibilidade de 12 partidas fora de casa na competição. Tentando pôr fim à marca do United, a equipe turca volta a enfrentar uma equipe inglesa. Na última vez que enfrentaram uma equipe do país, as Águias sofreram duro golpe, sendo goleadas por 8 a 0 pelo Liverpool, na temporada 2006/07. No outro jogo da chave, o Wolfsburg fará sua estreia numa fase de grupos da Liga dos Campeões, recebendo o CSKA Moscou, na Volkswagen Arena.

Finalmente, no grupo C, o Chelsea recebe o Porto, em Stamford Bridge. Os Blues, agora com o italiano Carlo Ancelotti no comando, tentam manter um bom retrospecto, nas partidas de estreia: em cinco das sete temporadas que fizeram na LC, conseguiram uma vitória na primeira partida. Ancelotti mostrou respeito pelo oponente: “Conhecemos bem o Porto. Tem qualidade, os seus atacantes são muito velozes, e temos de estar muito atentos. Já nós temos uma equipe muito forte, com jogadores fantásticos, e uma magnífica atitude mental.”

Do lado dos Dragões, o técnico Jesualdo Ferreira focou suas palavras mais nas alterações do elenco, durante a preparação para a temporada atual: “O fato de perdermos alguns jogadores representa um ciclo, que todas as equipes atravessam. O ano passado foi diferente, mas, nas últimas duas temporadas, temos trabalhado muito para chegar onde queremos. Passamos os últimos dois meses a preparar e incorporar novos jogadores para este jogo.”

No outro jogo do D, o Atlético de Madrid começa sua participação recebendo mais um estreante numa fase de grupos, o Apoel, do Chipre.

Confira os jogos da primeira rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões

Terça-feira, 15/setembro

Grupo A
Juventus x Bordeaux
Maccabi Haifa x Bayern de Munique

Grupo B
Zürich x Real Madrid
Olympique de Marselha x Milan

Grupo C
Chelsea x Porto
Atlético de Madrid x Apoel

Grupo D
Besiktas x Manchester United
Wolfsburg x CSKA Moscou

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo