Não se salva um

Seis times alemães estiveram em campo nesta semana – três pela Liga dos Campeões, três pela Copa Uefa. Nenhum deles conseguiu vencer. Até o momento, só quem merece absolvição é o Hamburg, que folgou na rodada da Copa Uefa e vem fazendo um belo papel na temporada desde a bem-sucedida participação na Copa Intertoto. Porque os outros…

Na LC, o Werder Bremen levou um duro golpe em suas esperanças de classificação ao perder por 2 a 1 para o mediano time da Lazio, na Itália. O time tem apenas 3 pontos em quatro jogos, e a tarefa nas duas últimas rodadas é bem complicada: enfrenta o Real Madrid, em casa, e sai para encarar o Olympiacos, sempre forte quando atua em seu campo. Contra o Real Madrid, o Bremen não contará Diego, expulso infantilmente nos acréscimos em Roma.

O Schalke 04 pode se amparar em uma certa falta de sorte ao justificar o empate sem gols com o Chelsea, em Gelsenkirchen. Os Azuis Reais fizeram uma boa partida e poderiam ter vencido se houvesse um pouco mais de capricho nas finalizações. Com 4 pontos, o Schalke tem uma missão difícil na próxima rodada, já que visita um desesperado Valencia, que não tem opção além de vencer.

Vergonhosa mesmo é a situação do Stuttgart, que perdeu os quatro primeiros jogos e não tem mais qualquer possibilidade de classificação para as oitavas-de-final e nem mesmo de chegar à Copa Uefa com o terceiro lugar. O último campeão da Bundesliga sucumbiu à maior experiência e poder mental do Lyon (leia mais na coluna de Ricardo Espina) e perdeu por 4 a 2 no estádio Gerland. Vale lembrar que Thomas Hitzlsperger desperdiçou um pênalti quando o placar era de 3 a 2, perdendo a chance de empatar.

Somando as campanhas dos três alemães na Liga dos Campeões, os números são pavorosos: duas vitórias, um empate e nove derrotas. A perspectiva de nenhum alemão classificado da fase de grupos é real, e seria um fato inédito na LC desde que esta etapa passou a contar com 32 equipes.

É impossível não ligar esta situação à ausência do Bayern de Munique, mas nesta semana nem o time de Ottmar Hitzfeld conseguiu se salvar. Pelo grupo O time empatou por 2 a 2 com o Bolton, que ocupa a zona de rebaixamento no campeonato inglês, diante de sua torcida na Allianz Arena. É bom lembrar que, na primeira fase, o Bayern já havia jogado mal em casa, quando venceu o Belenenses por apenas 1 a 0.

A ida do Bayern para a Copa Uefa fez com que muitos considerassem a equipe uma barbada para o título da competição, especialmente depois das ótimas contratações do último verão europeu. Não há como negar a força dos bávaros em comparação à grande maioria dos adversários, mas em uma copa a banda não toca desta forma. É claro que o time vai se classificar para as fases eliminatórias, mas para chegar à final de Manchester terá de mostrar que leva a competição um pouco mais a sério.

A derrota do Nuremberg por 2 a 0 para o Everton, em casa, é coerente com a péssima temporada dos atuais campeões da Copa da Alemanha até o momento. O revés do Bayer Leverkusen contra o Spartak Moscou – 2 a 1, na Rússia – pode ser considerado um resultado normal dentro das circunstâncias. O time deve passar sem sustos.

Classificados

Arsenal e Manchester United confirmaram os prognósticos e conquistaram nesta semana as primeiras vagas para as oitavas-de-final.

O Arsenal nem precisou levar a maioria de seus titulares para o jogo contra o Slavia Praga, time que havia goleado por 7 a 0 em Londres. O empate sem gols na casa dos tchecos bastou para confirmar a classificação dos Gunners, que agora tentam confirmar o primeiro lugar à frente do Sevilla.

O Manchester United também deu descanso a alguns jogadores, mas nem isso impediu o time de golear o Dynamo Kiev por 4 a 0, em Old Trafford. O time de Old Trafford segue com 100 por cento de aproveitamento e agora tem cinco pontos de vantagem para a Roma, ou seja, está muito perto de assegurar a primeira posição.

Seleção da rodada

Nikopolidis (Olympiacos); Puyol (Barcelona), Ricardo Carvalho (Chelsea), McManus (Celtic); Cambiasso (Internazionale), Benayoun (Liverpool), Alex (Fenerbahçe), Ronaldinho (Barcelona); Ibrahimovic (Internazionale), Rocchi (Lazio), Iversen (Rosenborg).

Panorama dos grupos

Veja quem pode se classificar na próxima rodada:

Grupo A : Porto 8, Olympique 7, Liverpool 4, Besiktas 3

Próximos jogos (28/11) : Besiktas x Olympique, Liverpool x Porto

O Porto se classifica se vencer o Liverpool, mas empate também serve caso o Besiktas não derrote o Olympique. O OM, para ficar com a vaga antecipada, tem de vencer e esperar que o Liverpool não vença. Se o time francês empatar, depende de uma vitória do Porto em Anfield.

Grupo B : Chelsea 8, Rosenborg 7, Schalke 4, Valencia 3

Próximos jogos (28/11) : Rosenborg x Chelsea, Valencia x Schalke

Uma vitória em Trondheim sela a passagem do Chelsea às oitavas-de-final. Empate é suficiente para os Blues, caso o Valencia não derrote o Schalke. Para o Rosenborg, a classificação chega com uma vitória sobre o Chelsea, desde que o Schalke não vença na Espanha.

Grupo C : Real Madrid 8, Lazio e Olympiacos 5, Werder Bremen 3

Próximos jogos (28/11) : Werder Bremen x Real Madrid, Lazio x Olympiacos

Um empate na Alemanha basta para o Real Madrid se classificar. Lazio e Olympiacos se enfrentam sabendo que o vencedor garante a vaga caso o Werder Bremen não vença.

Grupo D : Milan 9, Shakhtar e Celtic 6, Benfica 3

Próximos jogos (28/11) : Benfica x Milan, Celtic x Shakhtar

O Milan se classifica se pelo menos empatar em Portugal. O Shakhtar avança com uma vitória na Escócia, desde que o Benfica não derrote o Milan. O Celtic também pode garantir sua vaga, mas tem que vencer por pelo menos três gols de diferença, para superar o Shakhtar no confronto direto, e esperar que o Milan não perca.

Grupo E : Barcelona 10, Rangers 7, Lyon 6, Stuttgart 0

Próximos jogos (27/11) : Stuttgart x Rangers, Lyon x Barcelona

O Barcelona não apenas se classifica vencendo ou empatando, como só deixa escapar a vaga nesta rodada se perder para o Lyon por 3 a 0 ou por quatro gols de diferença. Perdendo por qualquer outro placar, o Barça ainda levaria vantagem sobre Rangers e Lyon nos confrontos diretos e não poderia ser superado pelos dois ao mesmo tempo, já que eles se enfrentam na última rodada. Se o Rangers vencer na Alemanha, tem de torcer por uma derrota do Lyon para ficar com a vaga antecipada.

Grupo F : Manchester United 12, Roma 7, Sporting 4, Dynamo Kiev 0

Próximos jogos (27/11) : Dynamo Kiev x Roma, Manchester United x Sporting.

O Manchester United já está classificado, e a Roma pode se juntar a ele na próxima rodada. Para isso, o time da capital italiana só precisa somar o mesmo número de pontos que o Sporting obtiver em Old Trafford. Em resumo, a Roma avança se vencer o Dynamo. Se o Sporting empatar, um empate basta à Roma. Uma derrota em Kiev elimina os portugueses em qualquer circunstância.

Grupo G : Internazionale 9, Fenerbahçe 8, PSV 4, CSKA Moscou 1

Próximos jogos (27/11) : CSKA x PSV, Inter x Fenerbahçe

Se o PSV não vencer o CSKA, Inter e Fenerbahçe se classificam com qualquer resultado no jogo entre eles. Em caso de vitória holandesa em Moscou, o vencedor do jogo de Milão – se houver um – se garante nas oitavas-de-final.

Grupo H: Arsenal 10, Sevilla 9, Slavia Praga 4, Steaua Bucareste 0

Próximos jogos (27/11) : Sevilla x Arsenal, Steaua x Slavia

O Arsenal, próximo adversário do Sevilla, já está classificado. O time espanhol também garante vaga com uma vitória. Se não bater o Arsenal, o Sevilla avança caso o Slavia não vença na Romênia.

Veja a classificação dos grupos da LC

Quase lá

Panathinaikos, Everton e Bordeaux venceram pela segunda vez na fase de grupos da Copa Uefa e ficaram muito perto da classificação. Desde que a competição passou a ter grupos, na temporada 2004/5, apenas um time foi eliminado com 6 pontos – o Rangers, naquele mesmo ano.

Outro destaque da rodada foi a Fiorentina, que atropelou os suecos do Elfsborg com uma goleada de 6 a 1 e promete chegar longe na competição.

Veja a classificação dos grupos da Copa Uefa

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo