O Nantes voltou às copas europeias após 20 anos com show da torcida e vitória aos 48 do 2° tempo
O Nantes contou com um espetáculo nas arquibancadas pela Liga Europa e correspondeu, com a vitória agônica em cima do Olympiacos

O Nantes possui uma história expressiva nas competições continentais, com 22 participações nos torneios da Uefa. Os Canários se orgulham especialmente das campanhas até as semifinais da Champions de 1995/96 e da Recopa de 1979/80. Entretanto, o clube vinha num longo jejum de 20 anos sem disputar as copas europeias, desde a longínqua Champions de 2001/02. Espera que se encerrou em grande estilo nesta quinta-feira, com a estreia dos atuais campeões da Copa da França na Liga Europa. O Nantes recebeu o Olympiacos no Estádio de La Beaujoire, viu sua torcida dar espetáculo nas arquibancadas e buscou a vitória por 2 a 1 nos acréscimos do segundo tempo.
Antes do jogo, o Nantes fez uma homenagem a Christian Karembeu, ídolo do clube que também defendeu o Olympiacos. Mas o melhor mesmo foi o mosaico criado pela torcida auriverde. A coreografia suntuosa aconteceu atrás de um dos gols, trazendo imagens de cavaleiros da Idade Média num bandeirão. Depois, sinalizadores foram acesos e iluminaram La Beaujoire. O clima seria intenso para uma noite tão especial, aguardada por duas décadas.
L’Europe c’est cool. #OnEstNantes pic.twitter.com/n3K3HnIQga
— FC Nantes (@FCNantes) September 8, 2022
O Nantes dominou amplamente o primeiro tempo, até abrir o placar aos 32 minutos. Ludovic Blas deu o passe em profundidade e o recém-contratado Mostafa Mohamed definiu na saída do goleiro Tomás Vaclik. O empate do Olympiacos saiu numa trapalhada dos Canários, aos cinco do segundo tempo. Após escanteio, o goleiro Alban Lafont saiu caçando borboletas e a bola bateu no corpo do desavisado Samuel Moutoussamy, antes de entrar num gol contra.
As melhores chances na sequência da partida seguiam com o Nantes, que teve um gol anulado por impedimento aos 36 minutos, num foguete de Evann Guessand. O heroísmo ficaria para os acréscimos. Blas cruzou da direita e o próprio Guessand balançou as redes novamente, com uma cabeçada indefensável aos 48. A vibração em Beaujoire foi enorme ao apito final. Vale registrar ainda que Marcelo, novo reforço do Olympiacos, não ficou nem no banco desta vez.
Os três pontos são muito importantes, considerando a força no Grupo G da Liga Europa. Outro time a vencer foi o Freiburg, que derrotou o Qarabag por 2 a 1 no Estádio Europa Park. Os gols dos alemães saíram cedo, com Vincenzo Grifo e Ritsu Doan balançando as redes antes dos 15 minutos. Marko Vesovic descontou aos 39, mas as tentativas de empate dos azeris não deram resultado.
FC Nantes ? pic.twitter.com/8nfsLWq2pZ
— ???? (@OldTrafford1964) September 8, 2022