Sem categoria

Morre presidente da Inter de Milão

Faleceu nesta segunda Giacinto Facchetti, presidente da Internazionale. O dirigente e ex-jogador estava com 64 anos e morreu de câncer. Ele descobriu a doença há poucos meses.

Nascido na cidade de Treviglio, perto de Bérgamo, Facchetti começou sua carreira como jogador no CS Trevigliese. Porém, ele logo se identificaria com a Internazionale. Em 1961, estreou com a camisa nerazzurra contra a Roma, pelo campeonato italiano. Em sua primeira temporada, marcou um gol em quatro jogos.

Inicialmente, Facchetti atuava como centroavante. O treinador Helenio Ferrera o transformou em um lateral-esquerdo. Entre as temporadas 60/61 e 77/78, ele marcou 59 gols, um recorde para um jogador de sua posição.

Em 1963, ele foi convocado pela primeira vez para defender a seleção italiana, em uma partida contra a Turquia. Pela Squadra Azzurra, Facchetti fez 94 partidas (70 delas como capitão) e três gols. Ele conquistou o vice-campeonato mundial em 1970.

Com a Inter, conquistou quatro campeonatos italianos, duas Copas dos Campeões, dois Mundiais Interclubes e uma Copa da Itália. Com a seleção italiana, foi campeão europeu em 1968.

Em 1978, ele encerrou sua carreira de uma maneira nada agradável: marcou um gol contra na partida contra o Foggia. Após uma breve passagem como dirigente da Atalanta em 1980, ele voltou à Inter em 1985. em 2001, tornou-se vice-presidente do clube e, desde janeiro de 2004, ocupava a presidência – foi o primeiro ex-jogador a desempenhar esta função no clube.

Facchetti deixa mulher, Giovana, e quatro filhos, Barbara, Vera, Gianfelice e Luca.

*Foto: Inter.it

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo