McIlroy: norte-irlandês que foi à Copa

George Best, astro do Manchester United, foi sem dúvida o principal jogador da Irlanda do Norte. Recebeu vários prêmios individuais. Ganhou vários títulos, ganhou muita coisa. Mas Best, não teve a o privilégio de disputar uma Copa do Mundo, fato, que nosso aniversariante da semana, conseguiu. Mas quem foi Jimmy McIlroy?

James “Jimmy” McIlroy é um ex-jogador da Irlanda do Norte. Atuava como meia esquerda. Foi o camisa 10 da Irlanda na Copa de 1958. Tinha boa habilidade na perna esquerda. Criava boas chances de gol para seus companheiros de ataque.

A Copa de 58 na Suécia foi à primeira Copa da Irlanda. Foi uma surpresa em todos os sentidos. Primeiro, porque eliminou a Itália nas eliminatórias da Europa. Depois, classificou para as quartas-de-final, num grupo que tinha Alemanha Ocidental, Tchecoslováquia e Argentina, eliminada ainda na primeira fase. E por último, terminou a competição em sétimo lugar com cinco pontos em cinco jogos. Seis gols a favor e dez contra. A Irlanda foi eliminada pela França nas quartas. O jogo foi marcado pela goleada imposta pelos franceses. Quatro a zero no total. Gols de Wisniewski, Piantoni e dois de Fontaine. Just Fontaine terminou a competição como artilheiro do campeonato com 13 gols. Recorde que permanece até hoje.

McIlroy jogou no Burnley a maior parte de sua carreira. Fez 439 jogos e marcou 116 gols. Foram mais de dez anos de sua carreira dedicados a essa equipe inglesa que hoje está na segunda divisão. “The Clarets” , como são conhecidos, venceu o campeonato nacional por duas ocasiões. Na temporada 1920/21 e na temporada 59/60. McIlroy participou desta última. Formava um meio campo arrasador com Jimmy Adamson, meia direita inglês que jogou no clube de 1947/64. Fez 426 partidas e marcou 17 gols. Os dois fazem parte da história do clube.

Além da importância de McIlroy no Burnley, ele também foi importante na história do futebol norte irlandês. Foram 55 jogos e 10 gols. Ele está entre os vinte primeiros com jogos – o primeiro é o ex-goleiro Pat Jennings com 119 jogos – e entre os 10 jogadores com mais gols. O maior artilheiro, é o atacante David Healy com 32 gols, que atua pelo Fulham. Ele é o artilheiro da atual Euro com 12 gols.

James foi criado nas categorias de base do Glentoran, uma das principais equipes de seu país. Ficou apenas uma temporada até ir para a Inglaterra se destacar no Burnley. Passou pelo Stoke City antes de encerrar a carreira no Oldham Athletic no ano de 1967. Tentou a carreira como treinador no Bolton, mas não prosseguiu. Hoje, ele está com 75 anos já comemorando os 76. Feliz Aniversário, McIlroy!

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo