Mais que um técnico

É provável que um bom número de leitores da Trivela não conhecesse Ernst Happel antes de citarmos o austríaco por aqui, ou que muitos conhecessem Ênio Andrade pela fama, mas sem saber exatamente quais foram suas conquistas. De Alex Ferguson, entretanto, todos sabem quase tudo. De jogador de relativo destaque – embora sem brilho – a técnico campeão com o modesto Aberdeen ao número inacreditável de conquistas com o Manchester United; do tempo que demorou a ganhar algo às controvérsias em que se envolveu; dos Djemba-Djembas aos Cristianos Ronaldos.

Os números, entretanto, embora sejam amplamente conhecidos, falam alto demais quando compilados. Antes de Ferguson, o United ganhou sete títulos nacionais – o mesmo que o Aston Villa. Com ele, foram DOZE títulos. Só Liverpool (18 títulos) e Arsenal (13) têm mais do que ele. Dos três títulos europeus da equipe, dois foram sob seu comando – um deles no mesmo ano em que ganhou também a Premier League e a FA Cup.

Não bastassem os títulos, o que mais impressiona é a capacidade de mudar o time quando mudam as peças. O United campeão inglês de 1992/93 não tinha só jogadores diferentes do de 2010/11. Era fundamentalmente diferente no jeito de jogar, assim como eram os times do meio desse período. De Bryan Robson a Roy Keane a David Beckham a Cristiano Ronaldo a, finalmente, quase ninguém, e mesmo assim o United foi campeão na temporada que passou.

Um treinador com números impressionantes, mas com feitos que se sobrepõem a eles. Um dos que poderia ser chamado de “o maior de todos os tempos” sem causar polêmica. Figura na quarta posição do ranking dos maiores técnicos de todos os tempos elaborado pela Trivela.

4º – Alex Ferguson

Confira os demais treinadores já citados:

5º – Helenio Herrera

6º – Brian Clough

7º – Sepp Herberger

8º – Matt Busby

9º – Béla Guttman

10º – Vittorio Pozzo

11º – Luiz Felipe Scolari

12º – José Mourinho

13º – Arrigo Sacchi

14º – Carlos Bianchi

15º – Rubens Minelli

16º – Fabio Capello

17º – Bill Shankly

18º – Helmut Schön

19º – Valeriy Lobanovskyi

20º – Ênio Andrade

21º – Lula

22º – Ernst Happel

23º – Gusztav Sebes

24º – Miguel Muñoz

25º – Arsène Wenger

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo