Loucuras do Futebol

A produção de livros sobre futebol, no Brasil, cresce a cada ano. Esse fato pode ser comprovado em qualquer grande livraria. Nas prateleiras dedicadas ao tema futebol o leitor encontra livros com caráter histórico, biografias de atletas, bastidores.

O livro ´´Loucuras do Futebol – 288 Histórias Reais… e Absurdas´´ certamente não é indicado para o leitor que busca novas informações. No entanto, é uma opção de leitura sem compromisso. Uma leitura leve, ideal para aquele fim de semana chuvoso.

A obra é dividida em capítulos, como ´´Apelidos´´, ´´Casos de Polícia´´, ´´Libertadores da América´´ e ´´Mulheres´´ e traz diversas histórias, que, na maior parte dos casos, são episódios inusitados. Como, por exemplo, o fato de Freddy Rincón, após a Colômbia ter sido eliminada na Copa de 1994, ter chutado a perna de sua mulher, Adriana, que queria saber os motivos do fracasso colombiano. O detalhe é que Adriana fraturou a tíbia.

No entanto, a busca por fatos curiosos fez com que um acontecimento histórico passasse despercebido pelo autor na seção ´´Copas´´. Afinal, em um capítulo dedicado a fatos históricos ocorridos em Mundiais, jamais poderia ficar de fora o duelo entre as duas Alemanhas na Copa de 74. Na ocasião, a Alemanha Oriental venceu a Ocidental por 1 a 0.

O livro, uma espécie de Loucos por Futebol (programa da ESPN Brasil) em versão impressa, é recheado de fatos estranhos, histórias desconhecidas do público ‘normal’. O que você acha de um goleiro que pesa 141 quilos? Ou uma partida decidida nos pênaltis com 66 cobranças? Se você acha que isso não é nada demais, provavelmente não sabe que o resultado final das penalidades foi 2 a 1.

Enfim, se você é um daqueles leitores ávidos por fatos pitorescos, únicos na história do futebol, ´´Loucuras do Futebol´´ deve ser seu livro de cabeceira. Caso contrário, opção é o que não falta.

Foto de Equipe Trivela

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]
Botão Voltar ao topo