Sem categoria

Liverpool tenta, de novo, manter-se vivo na LC

O Liverpool recebe o Porto nesta quarta-feira, em Anfield, sabendo que sua permanência na Liga dos Campeões corre risco – pela segunda vez. Três semanas atrás, os Reds estavam ameaçados de eliminação e responderam com uma goleada de 8 a 0 sobre o Besiktas. Desta vez, no entanto, o adversário promete causar mais problemas.

Depois de quatro rodadas, o Porto é o líder do grupo A, com 8 pontos, à frente do Olympique de Marselha, que tem 7. O Liverpool, terceiro com 4 pontos, tem apenas o Besiktas, com 3, abaixo na tabela.

Apesar da vitória por 3 a 0 sobre o Newcastle United no último sábado, pelo Campeonato Inglês, o clima em Anfield não é dos melhores. O técnico Rafael Benítez vem se desentendendo publicamente com os proprietários do clube, sobre a necessidade de contratar reforços em janeiro.

O Porto, por sua vez, chega à partida sabendo que uma vitória sela a classificação para as oitavas-de-final, e até um empate pode bastar, desde que o Besiktas não vença o Olympique em Istambul. O técnico Jesualdo Ferreira deve contar com a volta do capitão Pedro Emanuel, que ficou três meses parado por lesão.

O retrospecto portista na Inglaterra não é dos mais animadores – nove derrotas em dez jogos -, mas a única exceção é bem lembrada pelos Dragões. Em 2004, o empate por 1 a 1 com o Manchester United classificou o time para as quartas-de-final e até hoje é lembrado como um resultado fundamental na campanha do título.

O Olympique também pode terminar a rodada classificado. Para isso, tem de vencer e esperar que o Liverpool não vença. Um empate do OM na Turquia é suficiente, desde que o Porto vença em Liverpool.

Real Madrid quase lá

Um empate contra o Werder Bremen na Alemanha, pelo grupo C, bastará para colocar o Real Madrid nas oitavas-de-final. O time espanhol lidera com 8 pontos, enquanto o Bremen é o último colocado, com 3. Lazio e Olympiacos, que se enfrentam em Roma, têm 5 pontos cada.

O Bremen terá de superar os desfalques de Diego, suspenso, Torsten Frings e Hugo Almeida, lesionados, para seguir sonhando com a classificação. No Real Madrid, as baixas são Gabriel Heinze e Wesley Sneijder, ambos por problemas físicos.

Se o Werder Bremen não sair com os três pontos, o vencedor da partida entre Lazio e Olympiacos, se houver, também assegura sua classificação.

Milan joga pela vaga

Líder do grupo D com 9 pontos, o Milan conquista a classificação se pelo menos empatar com o Benfica, no estádio da Luz. Ronaldo pode jogar pela primeira vez na LC com a camisa do Milan, depois de voltar de contusão na vitória de virada por 2 a 1 sobre o Cagliari, domingo, pelo Campeonato Italiano.

O Benfica, com 3 pontos, é o lanterna do grupo, atrás de Shakhtar Donetsk e Celtic, ambos com 6 pontos, e adversários nesta quarta-feira em Glasgow. Se o Benfica não derrotar o Milan, o Shakhtar garante vaga com uma vitória. O Celtic também pode se classificar, mas a tarefa é mais complexa: vencer por três gols de diferença e esperar que o Milan pontue em Lisboa.

Este grupo será o primeiro a terminar, por causa da antecipação da última rodada para a próxima terça-feira, 4 de dezembro, em função da participação do Milan no Mundial de Clubes da Fifa.

Chelsea contra a zebra

O Rosenborg, surpresa da competição, está no caminho da classificação do Chelsea para as oitavas-de-final. O time londrino, que lidera o grupo B com 8 pontos, vai a Trondheim para enfrentar os noruegueses, que aparecem logo a seguir com 7. Na Espanha, o Valencia, último colocado com 3 pontos, pega o Schalke 04, terceiro com 4.

O técnico do Chelsea, Avram Grant, não conta com os lesionados Petr Cech, Florent Malouda, Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira. Os Blues se classificam em caso de vitória, mas empate também serve se o Valencia não vencer. O Rosenborg também pode sair de campo classificado, mas para isso tem de derrotar o Chelsea e esperar que o Schalke não vença no Mestalla.

Confira os jogos desta quarta-feira pela Liga dos Campeões:

Grupo A
Besiktas x Olympique de Marselha
Liverpool x Porto

Grupo B
Rosenborg x Chelsea
Valencia x Schalke 04

Grupo C
Lazio x Olympiacos
Werder Bremen x Real Madrid (17:45, ESPN Internacional)

Grupo D
Benfica x Milan (17:45, ESPN Brasil)
Celtic x Shakhtar Donetsk

Veja a classificação dos grupos

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo