Lição espanhola

A Fifa ameaça desfiliar a RFEF (federação espanhola). O motivo é o de sempre: suposta interferência do governo na entidade. Tudo porque o governo espanhol anunciou, em fevereiro do ano passado, que todas as federações esportivas que não teriam atletas nos Jogos Olímpicos teriam de realizar eleições em janeiro de 2008. A RFEF (Real Federação Espanhola de Futebol) não gostou e preferiu pedir ajuda de Blatter ao invés de antecipar suas eleições. Clique aqui para entender melhor.

O interessante é a reação do governo. Entendendo que a Fifa não fará nada com um país importante como a Espanha e que a federação de futebol não é uma entidade completamente privada, Jaime Lissavetzky (secretário dos esportes) bateu o pé. O governo é autônomo para questões internas como essa e não aceita a pressão internacional.

A antecipação das eleições nas federações é uma medida que visa aumentar a transparência e facilitar o processo eleitoral. No país, os presidentes de todas as federações esportivas têm quatro anos de mandato, de acordo com o ciclo olímpico. O sistema eleitoral segue uma série de padrões determinados pelo Estado (um deles, inclusive, prevê que atletas também votam). A tal antecipação ara janeiro de 2008 é apenas um dos 52 artigos do documento.

O fato de o poder público querer controlar isso é claro, como explica Lissavetzky: “Como a federação é uma entidade privada se recebe dinheiro das loterias e fizeram 141 campos de gramado artificial com ele? As federações têm caráter privado, mas contam com competências delegadas por parte do poder público. E, para receber subvenção pública, é preciso respeitar uma série de requisitos.”

Isso é levar política de esportes de alto rendimento a sério. Algo que vai além do futebol. É só ver o legado que a cidade de Barcelona teve após os Jogos Olímpicos e o legado do Rio de Janeiro pós-Pan (alguém falou em Copa 2014?).

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo