Sem categoria

Libertadores 2010: Grupo 3

Estudiantes

Poucos colocavam o Estudiantes como candidato ao título da Libertadores no ano passado, mas os Pincharratas levantaram pela quarta vez o troféu com uma incrível vitória de virada sobre o Cruzeiro em pleno Mineirão. O time de La Plata conseguiu, assim, fazer de Juan Sebastián Verón um capitão campeão da América, a exemplo do que havia alcançado seu pai no fim dos anos 60.

Desta vez, os críticos devem levar a equipe dirigida por Alejandro Sabella mais a sério. O time perdeu algumas peças importantes desde a conquista em Belo Horizonte, como o goleiro Andújar e o zagueiro Schiavi, mas também se reforçou com nomes interessantes, como o meia Sosa, que retornou ao clube após passar pelo Bayern de Munique, e o lateral/zagueiro Clemente Rodríguez, ex-Boca Juniors.

Em um grupo que não apresenta muitos desafios, o Estudiantes deve avançar sem sustos e continuar sonhando com o bi. Quem tem um jogador como Verón pode sempre almejar o máximo.

Bolívar

O time mais tradicional do futebol boliviano pode considerar seu histórico na Libertadores como positivo, já que de 25 participações, em 11 conseguiu superar a primeira fase. Na melhor campanha, em 1986, alcançou a fase semifinal, que na época tinha dois grupos de três equipes cada. A equipe ainda é a única do país a ter disputado uma final continental: a da Copa Sul-Americana de 2004, quando perdeu para o Boca Juniors.

O Bolívar é dirigido pelo colombiano Santiago Escobar, irmão do zagueiro Andrés Escobar, assassinado após marcar um gol contra na Copa do Mundo de 1994. Ele assumiu a equipe em novembro, mas não conseguiu o título do Torneio Clausura – o time havia vencido o Apertura no primeiro semestre, garantindo sua classificação para a Copa Libertadores.

O meia brasileiro Charles da Silva foi um dos destaques da conquista, mas o principal nome do time é o atacante uruguaio William Ferreira, artilheiro dos dois torneios nacionais no ano passado, totalizando 25 gols.

Alianza Lima

O Alianza é o único dos três grandes peruanos a nunca ter alcançado uma final de Libertadores, e não deve ser desta vez que romperá a escrita. Para chegar o mais longe possível, o clube buscou um treinador que já fez sucesso no passado: o uruguaio Gustavo Costas, que levou os blanquiazules ao bicampeonato nacional em 2003 e 2004.

Alcançar as oitavas de final já seria um feito importante, pois o time caiu na primeira fase nas últimas seis tentativas, a última delas em 2007, quando perdeu todos os jogos. No ano passado, foi vice-campeão peruano.

O goleiro George Forsyth e o experiente Marko Ciurlizza, ex-Botafogo, são alguns dos nomes mais reconhecidos do elenco. A esperança de gols é Roberto Ovelar, atacante paraguaio que foi campeão peruano com o Universidad San Martín em 2008 e retorna de uma passagem pelo Cruz Azul, do México.

Juan Aurich

É a segunda participação do time da cidade de Chiclayo na Libertadores. Na primeira, em 1969, um fato curioso: os quatro times do grupo (que ainda tinha Sporting Cristal e os chilenos Wanderers e Universidad Católica) terminaram empatados com 6 pontos (a vitória ainda valia 2) e foi necessário um play-off de desempate, com cada time fazendo um jogo em casa e um fora, para definir a classificação. O Juan Aurich levou a pior e, com duas derrotas, se despediu.

Localizado a 13 quilômetros da costa do Pacífico, o Juan Aurich não tem a seu favor o fator altitude. Nunca foi campeão nacional, e se classificou por ter a terceira melhor campanha na temporada 2009. A ascensão nos últimos anos pode se considerar impressionante, já que em 2007 a equipe estava na segunda divisão.

O técnico colombiano Luis Fernando Suárez, responsável por levar o Equador às oitavas de final da Copa do Mundo de 2006, conta com os gols do atacante panamenho Luis Tejada, fundamental nas vitórias sobre o Estudiantes Tecos, do México, na “pré-Libertadores”. O clube ainda repatriou o meia-atacante Reimond Manco, de apenas 19 anos, revelado pelo Alianza Lima e que estava no PSV, da Holanda.

O time deve brigar com Bolívar e Alianza Lima pela segunda vaga.

Foto de Equipe Trivela

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo