Sem categoria

LC: Gol de goleiro coloca Sporting nos play-offs

No primeiro dia em que foram definidas as primeiras vagas para os play-offs que definirão os últimos classificados à fase de grupos da Liga dos Campeões, com cinco jogos, o destaque foi o Sporting, de Portugal. O clube lisboeta conseguiu a classificação mais dramática do dia, contra o Twente, da Holanda.

Após empate em 0 a 0 no jogo de ida, em Lisboa, em que perdeu o goleiro Boschker, expulso, e viu o reserva Nikolay Mihaylov defender pênalti cobrado por João Moutinho, o Twente abriu o placar rapidamente, no estádio Grolsch Veste, em Enschede: aos dois minutos do primeiro tempo, o defensor brasileiro Douglas fez 1 a 0.

Depois, o time holandês conseguia evitar o gol de empate, que o tiraria da LC, assegurando a classificação. Até que, no segundo tempo, aos 50 minutos, já nos acréscimos, o goleiro português Rui Patrício foi à área, para tentar a cabeçada, em um escanteio.

E Rui Patrício conseguiu desviar a bola, que ainda bateu em vários defensores antes de entrar no gol de Nikolay Mihaylov, calando a torcida holandesa e garantindo a classificação emocionante do Sporting.

Entretanto, na súmula oficial, divulgada em seu site, a Uefa considerou o gol como sendo contra, do defensor Peter Wisgerhof, que desviou a bola levemente, com seu pé, após a cabeçada de Rui Patrício.

Maccabi Haifa: o outro destaque

Outro destaque foi o Maccabi Haifa, de Israel. Mesmo decidindo a vaga em casa, contra o Aktobe, do Cazaquistão, o time perdia por 3 a 0, aos 15 minutos do 1º tempo, mas conseguiu reagir e virar o jogo para 4 a 3, assegurando a passagem para os play-offs.

O Aktobe abriu o placar aos oito minutos da etapa inicial, com o atacante Evgeni Averchenko. Aos 13, o defensor Anton Chichulin ampliou para os visitantes, que, dois minutos depois, fariam 3 a 0, com o meia russo Marat Khairullin.

Todavia, os torcedores presentes ao estádio Kiryat Eliazer, em Haifa, veriam o Maccabi iniciar a reação rumo à classificação ainda no primeiro tempo. Aos 26 minutos, o capitão Yaniv Katan fez o primeiro dos anfitriões, e Eyal Golsa diminuiu para 3 a 2 aos 34.

O destaque definitivo do Maccabi, porém, seria o atacante georgiano Vladimir Dvalishvili. Já no segundo tempo, o atacante empatou o jogo, aos 14 minutos. E, finalmente, aos 17, fez 4 a 3, garantindo a passagem do Maccabi aos play-offs.

Os outros classificados

O Anderlecht, da Bélgica, que goleara o Sivasspor, da Turquia, por 5 a 0 no jogo de ida, passou um ligeiro susto, mas conseguiu também a sua vaga. Na partida em Sivas, o vice-campeão da Süper Lig começou pressionando: o atacante Ersen Martin abriu o placar para os donos da casa aos 12 do 1º tempo, e o francês Yannick Kamanan, de pênalti, fez 2 a 0 aos 19.

Os Mauves, contudo, diminuíram o perigo de serem surpreendidos ainda na etapa inicial aos 34 minutos, com um gol de Jelle van Damme. No segundo tempo, aos 13, Musa Aydin ainda marcou o terceiro do Sivasspor, mas a classificação ficou com os belgas.

E o Red Bull Salzburg, da Áustria, que já passara da segunda fase preliminar, com um gol apenas nos minutos finais de jogo, repetiu a dose contra o Dinamo Zagreb, da Croácia. O time austríaco abriu o placar, com o eslovaco Dusan Svento, aos 33 do 1º tempo, mas Dimitrios Papadopoulos empatou para os croatas, aos dois minutos da etapa final.

A decisão iria para a prorrogação, mas, aos 38 do segundo tempo, o holandês Robin Nelisse fez o 2 a 1 da vitória do Salzburg, que saiu do gramado do estádio Maksimir, em Zagreb, com a classificação.

Finalmente, o Panathinaikos, da Grécia, que perdera o jogo de ida para o Sparta Praga, da República Tcheca, por 3 a 1, conseguiu reverter a vantagem, no Estádio Olímpico de Atenas. No minuto final do primeiro tempo, o espanhol Sarriegi abriu o placar para os Verdes. Aos nove da etapa final, o meia Kostas Katsouranis fez o 2 a 0 necessário para os anfitriões, que ampliariam para 3 a 0 aos 44, com Salpingidis.

A Liga Europa, por sua vez, também teve nesta terça o seu primeiro classificado para os play-offs. Foi o Vaslui, da Romênia, que, com a vantagem da vitória por 2 a 0, na ida, pôde empatar em 1 a 1, fora de casa, contra o Omonia Nicosia, do Chipre.

A terceira fase preliminar da Liga dos Campeões continuará nesta quarta-feira. Já a Liga Europa só retorna na quinta-feira.

Confira os resultados da Liga dos Campeões (em negrito, os classificados)

Maccabi Haifa (Israel) 4×3 Aktobe (Cazaquistão)
Sivasspor (Turquia) 3×1 Anderlecht (Bélgica)
Dinamo Zagreb (Croácia) 1×2 Red Bull Salzburg (Áustria)
Panathinaikos (Grécia) 3×0 Sparta Praga (República Tcheca)
Twente (Holanda) 1×1 Sporting (Portugal)

Confira o resultado da Liga Europa (em negrito, o classificado):

Omonia Nicosia (Chipre) 1×1 Vaslui (Romênia)

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo