Liga EuropaSem categoria

Lazio se complica e Sporting garante liderança do Grupo D

A Lazio foi até a Ucrânia com seu time titular, mas viu a sua situação na Liga Europa ficar mais complicada após empate por 0 a 0 com o Vaslui. Com os mesmo seis pontos, os biancocelesti dependem de um tropeço dos ucranianos na última rodada, já que levam desvantagem no confronto direto.

Já em Portugal, o Sporting conseguiu não apenas a classificação, como também garantiu a primeira colocação no Grupo D. Os lusos superaram sem grandes dificuldades o Zürich, por 2 a 0.

Os italianos começaram exercendo pressão intensa e tiveram ótima oportunidade aos 11 minutos. Álvaro González fez boa jogada pela direita e passou para Miroslav Klose. O alemão bateu forte, mas o goleiro Cerniauskas saiu em seus pés e conseguiu abafar.

O lance acordou o Vaslui, que passou a buscar mais o ataque a partir de então. Sanmartean e Farkas tiveram espaço de bater para a meta adversária, mas erraram o alvo por muito. A partir de então, a partida passou a ser mais estudada por ambos os times, sem a criação de muitas oportunidades. Somente aos 30 minutos o Vaslui voltou a se arriscar. Aílton fez boa jogada e lançou Temwanjera, que emendou de primeira, para boa defesa de Marchetti.

Aos 36, Klose dominou no peito e fuzilou do bico da grande área, em chute cruzado que seguiu para fora. Já aos 41, Gladstone aproveitaria sobra após cobrança de falta e exigiria nova intervenção de Marchetti, mas não conseguiu a movimentação no placar.

Os italianos voltaram a equilibrar após o início do segundo tempo, mas o jogo seguia pouco emocionante. Aos 15 minutos, o brasileiro Aílton criou bom lance para os ucranianos, em cobrança de falta que raspou a trave. O brasileiro seguia gerando as melhores oportunidades de seu time e, aos 22, teve a bola tirada de seus pés em boa saída de Marchetti.

A torcida do Vaslui gritou gol aos 24, mas o tento de cabeça marcado por Temwanjera foi anulado corretamente, assinalado impedimento. Quatro minutos depois, a Lazio perderia um gol feito com Sculli. Miroslav Klose se lançou pela direita, deu uma meia-lua no marcador e cruzou para o camisa 7, que bateu por cima do travessão.

Já nos últimos dez minutos de jogo, o Vaslui se fechou no campo de defesa, tentando aproveitar os contra-golpes. Em um desses lances, Adaílton achou Temwanjera, que cabeceou bola próxima à trave. Aos 44, Sculli voltaria a jogar fora outro lance capital, ao finalizar para fora após o goleiro sair da pequena área. Por fim, Rocchi tentaria pela última vez, mas acabou barrado em grande defesa de Cerniauskas.

Com tranquilidade, Sporting se garante

Melhor desde os primeiros minutos no Alvalade, o Sporting parou duas vezes seguidas em Leoni aos 14 minutos. Primeiro, Bojinov recebeu boas condições e bateu em cima do goleiro do Zürich. Já no rebote, Carriço teve grande chance, mas o camisa 1 apareceu de novo, fazendo milagre e espalmando para escanteio.

Contudo, os portugueses abririam o marcador no minuto seguinte. Schaars fez bom passe para Ricky van Wolfswinkel dentro da área. O atacante dominou e escolheu o canto, antes de bater com classe para estufar as redes.

Pressionando bastante no campo ofensivo, o Sporting quase ampliou aos 27. Capel fez boa jogada pela lateral e cruzou para Wolfswinkel. Na tentativa de evitar o passe, Koch cabeceou em direção à linha de fundo, quase marcando contra. O Sporting dominou as iniciativas até o fim do primeiro tempo, sem criar novas chances claras.

Os leoninos fizeram o segundo logo aos 13 do segundo tempo, agora com Bojinov. Capel cruzou da esquerda na cabeça do búlgaro, que subiu mais que a defesa e acertou o canto da meta suíça. Ainda melhor, o time da casa viu Leoni impedir tento certo de André Santos cinco minutos depois. A partir de então, coube aos lusos administrarem o jogo e confirmarem a vitória.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo