Sem categoria

Lampard: “Contar com Kanté em jogos grandes, como na Eurocopa, não tem preço”

Lampard comentou os atributos de Kanté e deu detalhes sobre seu comandado no Chelsea

Frank Lampard não teve a melhor versão de N’Golo Kanté durante sua passagem pelo comando do Chelsea. O treinador, ainda assim, guarda todos os elogios ao meio-campista. O veterano participa da cobertura da BBC na Eurocopa. E, após o França x Portugal desta quarta, deixou clara sua admiração pelo francês. Lampard ressaltou como Kanté faz a diferença em grandes jogos. Até por isso, acredita que ele pode ser vital ao sucesso dos Bleus na competição continental.

“Quando eu cheguei ao Chelsea, ele não jogou com tanta regularidade por causa de uma lesão. Sentimos muita falta dele, porque todos confiam em N’Golo. Você sente realmente muita falta de Kanté nos grandes jogos, porque é um jogador de partidas grandes. Ninguém quer jogar contra ele por causa de seus atributos. Nestes confrontos, sejam finais ou competições como a Euro, contar com um jogador como N’Golo não tem preço”, comentou.

Lampard também ressaltou a ética de trabalho de Kanté, dando seu máximo sempre a cada treino. O próprio treinador precisava dosar a vontade do meio-campista para não desgastá-lo: “O único problema que tinha com Kanté, mais do que qualquer outra coisa, foi tentar contê-lo nos treinos, porque todos os dias você treina e, se deixar, ele vai pra cima dos adversários. Você precisa segurá-lo, porque senão ele bota essa vontade em tudo o que faz. Ele é incrível, exatamente como vocês veem de fora. Nada é encenação. Ele é muito humilde, muito quieto, não quer muita conversa”.

Kanté disputou 52 partidas sob as ordens de Lampard, com três gols e duas assistências. Uma das discussões ao seu redor era a maneira como o treinador preferia usá-lo mais adiantado em campo. Lampard reiterou sua preferência, afirmando que é um erro imaginar o francês apenas como um cão de guarda.

“A principal razão pela qual ele é tão bom é por ser o melhor destruidor do futebol. Quando digo destruidor, falo sobre recuperar a bola. Ganhar a bola com sua antecipação, ter velocidade para manter a marcação cerrada. Para mim, esse é o seu principal atributo, saindo para recuperar a bola. Um volante à moda antiga fica à frente da zaga, como Makélélé fazia tão bem pelo Chelsea. Mas N’Golo tem muito mais em seu jogo”, apontou Lampard.

“Quando você vê as distâncias que ele percorre para marcar os adversários, a aceleração e a velocidade, isso é especial nele. É uma virtude ímpar. Fui muito questionado por seu posicionamento, minha sensação era de que ele tinha tantos atributos que não poderia ser apenas um volante de contenção. Você precisa deixar que N’Golo avance com a bola. Ele pode encontrar passes. Seu domínio em espaços reduzidos é fantástico. Acho que as pessoas não dão crédito a ele. Ele pode fazer diferentes tarefas ao mesmo tempo. Ele torna os jogadores ao seu redor melhores, ele ajuda todo mundo”, complementou.

Kanté foi titular nas três partidas da França nesta Eurocopa, permanecendo em campo os 270 minutos. Seu destaque por enquanto é contido, até pela maneira com Paul Pogba tem se soltado mais na faixa central dos Bleus. Ainda assim, depois das grandes exibições de Kanté com o Chelsea nos mata-matas da Champions, parece questão de tempo até que ele faça uma atuação fantástica nesta Euro 2020.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo