Karlsruhe: o primeiro clube de Oliver Kahn

Antes do início da Bundelisga, prevíamos que o Bayern de Munique lideraria o campeonato de ponta a ponta, sem que ninguém o incomodasse. Abaixo dele, era esperado que os competitivos Hamburg, Werder Bremen, Schalke 04 e Stuttgart lutassem pelas vagas nas competições européias. No entanto, um time que acabou de voltar da segunda divisão se infiltrou na parte de cima da tabela e está contrariando as expectativas. Para quem apostava que o Karlsruhe não permaneceria na divisão de elite do futebol alemão, hoje o vê brigando por vaga nas competições européias.

A boa fase

O KSC retornou este ano à Bundesliga após conquistar o título da segunda divisão. Desde 1998, ele não jogava o principal campeonato da Alemanha, onde a sexta colocação foi a melhor alcançada até hoje. Na temporada 1993/94, pela primeira vez, conseguiu disputar um importante torneio da Europa, a Copa da Uefa.

Foi justamente nesta época o time viveu a melhor fase de sua história, chegando até as semifinais da competição. A equipe comandada pelo técnico alemão Winfried Schäfer eliminou adversários como PSV e Bordeaux até ser eliminado pelo Áustria Salzburg.

Um fato marcante naquele time que tinha Oliver Kahn como goleiro foi a goleada de 7 a 0 aplicada sobre o Valencia, depois de ter perdido primeira partida por 3 a 1. Para um clube que tem como principais títulos a Copa Intertoto de 1995/96 e duas Copas da Alemanha (1955 e 1956), chegar quase à final da segunda mais importante competição do continente era um feito e tanto.

História e principais jogadores

O clube foi fundado por ginastas da cidade de Karlsruhe, em junho de 1894, com o nome KFC Phoenix. Somente em outubro de 1952, depois de uma junção com o VfB Mühlburg passou a se chamar Karlsruher Sport-Club Mühlburg-Phönix e.V.

No time do Bayern de Munique campeão da Liga dos Campeões de 2000/2001, três atletas começaram a carreira no KSC, além de Oliver Kahn: o zagueiro Thorsten Fink e os meio-campistas Michael Tarnat e Mehmet Scholl.

Presença constante nas convocações do Nationalelf, o meia do Werder Bremen, Clemens Fritz, jogou duas temporadas pelo clube. Thomas Häßler, também meio-campista, campeão da Copa de 1990 e da Eurocopa de 1996 pela seleção, atuou por quatro anos com a camisa do Karlsruhe. Jens Nowotny, ex-zagueiro do Bayer Leverkusen, foi outro quem iniciou a carreira no clube.

A queda com Löw e o ressurgimento com Becker

O pior momento vivido pelo Karlsruhe foi em 2000, quando o time caiu para a terceira divisão alemã. O curioso é que, na época, o treinador da equipe era o atual técnico da Alemanha, Joachim Löw. Porém, apenas um ano depois, o time conseguiu o acesso e retornou a segunda divisão sob o comando de Stefan Kuntz.

Este ano, quem trouxe o time de volta à Bundesliga foi Edmund Becker. Ele faz parte do clube há mais de 30 anos com alguns intervalos. Já foi jogador, técnico das categorias de base e desde 2005 é treinador da equipe profissional. Venceu a segunda divisão com sobras, terminando oito pontos à frente do Hansa Rostock.

O elenco que Becker tem à disposição não é dos melhores e muito menos conta com algum craque. O destaque até o momento é o meia Tamáz Hajnal. O húngaro possui bom passe e criatividade e é peça importante no esquema 4-2-3-1, utilizado pelo técnico alemão.

Até onde ele vai?

Difícil imaginar. Neste primeiro turno de Bundesliga, o time já bateu o Stuttgart e o Borussia Dortmund, jogando em seu estádio, o Wildparkstadion. E para completar, venceu o Schalke 04 fora de casa. Os outros recém-chegados, Hansa Rostock e Duisburg, atualmente brigam para não cair enquanto o Karlsruhe vai se mantendo entre os primeiros colocados.

Dizer que este time pode chegar a Liga dos Campeões ou Copa da Uefa seria ousado demais, mas pelo início de campanha, tem tudo para, pelo menos, permanecer na elite do futebol alemão.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo